Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Comentários para Adolescentes: Lição 11 – Roubo de Identidade – 09 a 16 de Março 2019

Comentários para Adolescentes: Lição 11 – Roubo de Identidade – 09 a 16 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



SÁBADO A TARDE – 09 DE MARÇO 2019 – A DEUS PERTENCEMOS

Feliz sábado amigo (a), estou contente por retornar ao site e podermos juntos estudar mais um pouco da Palavra de Deus.

Essa semana a lição traz o caso de roubo de identidade que houve na história de Esaú e Jacó. Quem já teve sua identidade roubada ou perdida?
Em 2014, no Brasil, foram registradas mais de 2 milhões tentativas de golpes de roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito.

Obviamente, o roubo das informações de identidade não é a pior parte do crime; o que causa danos é aquilo que o criminoso faz com as informações. Fraude de cartões de crédito. Esquemas de hipoteca e de serviços. Contas bancárias esvaziadas.

O furto de identidade é um processo de duas etapas. Primeiro, alguém rouba as suas informações pessoais. Em segundo lugar, o ladrão usa essas informações para se fazer passar por si e cometer fraude.

Alguns cuidados precisam ser tomados para não ser vítima de um roubo de identidade e se mesmo assim ocorrer o furto devemos procurar imediatamente uma delegacia de polícia para fazer um boletim de ocorrência e neutralizar assim a ação do criminoso.

Pense: Satanás está muito interessado em roubar a nossa identidade e acabar com a nossa imagem. Sabe qual é a sua identidade?


DOMINGO, 10 DE MARÇO 2019 – VALE A PENA ESPERAR

Hoje é um dia especial, hoje é o Dia Internacional da Mulher, quero deixar aqui o meu abraço especial para você mulher que está dedicando um tempo para ler mais sobre o Seu Criador. Parabéns pelo seu dia.

Quero destacar a palavra paciência na lição de hoje. Estudando os versos bíblicos de Gênesis, Capítulos 25 e 27 e principalmente o livro Patriarcas e Profetas, Capítulo 16, percebemos que Esaú era uma pessoa do agora, não sabia esperar, lhe faltava paciência. “Todo o seu interesse estava no presente. Estava pronto para sacrificar as coisas celestes pelas terrestres, para trocar um bem futuro por uma satisfação momentânea.” Patriarcas e Profetas, pág. 122.

Nunca me esqueço de uma tarde de chuva onde estava com três amigos e precisávamos chegar até a estação de trem a pé, eu queria ir logo para estação mesmo com forte chuva, e um dos meus amigos disse: vamos esperar passar essa chuva. Nem demos atenção, fomos em direção à estação, e faltando poucos metros a chuva apertou e logo estávamos no meio de uma enchente, sem lugar para se abrigar, demos as mãos e com muito cuidado para não cair nos bueiros da rua, passamos muito medo e perigo.

Agora podia ouvir mais de perto o meu amigo dizendo: eu falei para esperarmos um pouco para passar a chuva, mas não me deram ouvido.
A grande verdade é que muitos de nós já passamos por alguma situação que queríamos resolver na hora, quando a melhor coisa a fazer era esperar.

Na identidade de um cristão, filho de Deus, precisa ter a qualidade e virtude da paciência, saber esperar em Deus. Pois todo o que pede, recebe. Todo o que busca, encontra. No tempo de Deus.

Decisão: Eu decido viver como verdadeiro filho de Deus, desenvolver no meu dia-a-dia a paciência, saber que Deus é Deus, Ele sabe o que é melhor para mim no tempo que Ele desejar. Qual é a sua decisão?


SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO 2019 – DEUS NO COMANDO

“Pois esse é o propósito do Senhor dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar?” Isaías 14:27

Gosto muito de futebol, e atrás de uma grande time sempre tem uma grande diretoria e um bom comandante que é o técnico. Pode pensar em qualquer time de futebol do mundo e logo vai perceber que esse time já teve vários comandantes, nunca ficou com a mesma pessoa no comando. Semana passada, um dos times do futebol paulista mandou embora o seu comandante e até uma festa foi feita pelos jogadores para comemorar a sua saída. Fiquei pensando na tristeza desse treinador ao saber da festa que os seus liderados fizeram.

No comando do Universo sempre existiu um único comandante que é Deus, o verso acima de Isaías mostra claramente que os propósitos do Senhor ninguém pode impedi-los, nenhuma folha caí de uma árvore sem a permissão de Deus.

Fico muito feliz ao saber que esse comandante nunca sairá de Sua função, fico muito mais feliz ainda ao saber que Ele deu Seu único Filho para salvar o Seu time.
Mas tem um falso treinador que quer tomar o comando do Universo e principalmente de nossas vidas, dizendo que o caminho do Senhor traçado na Bíblia não é tão bom e eficaz, esse falso treinador apresenta atalhos, caminhos que parecem melhores, mas lembre-se são caminhos de perdição.
Não deixe o Grande Comandante de fora do comando de sua vida.


TERÇA-FEIRA, 12 DE MARÇO 2019 – NÃO ANDE ANCIOSO

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31

A lição de hoje traz a experiência realizada por psicólogos com crianças de 4 anos de idade que tiveram que resistir a tentação de comer um doce e aguardar um tempo para receber a recompensa de comer dois doces mais tarde. Algumas crianças conseguiram aguardar, outras comeram imediatamente. O interessante é perceber as consequências futuras na vida dessas crianças, as que aguardaram viveram melhores, as crianças que não aguardaram se tornaram mais teimosas e indecisas.

Você pode estar pensando, vamos tocar novamente no assunto paciência, fique calmo, tenha paciência, rsrs. Aqui vou falar da ansiedade.

Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo.

Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua autoestima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.

Apresento para você a CURA para a ANSIEDADE. Esperar no Senhor. Você pode fazer tudo com Deus, Ele já está na frente e vai ajudar em tudo.

Pense: Deus muito mais de você cuidará.

Decisão: Quantos anseios passam na sua mente? Faculdade? Relacionamento? Trabalho? Provas? Vestibular? Descreva abaixo sua decisão depois de descobrir a cura para a ansiedade.


QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO 2019 – INTEGRIDADE

“A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói..” Prov.11:3

Veja o significado da palavra integridade segundo o dicionário:
Particularidade ou condição do que está inteiro; qualidade do que não foi alvo de diminuição; inteireza.
Condição do que não sofreu alteração; que não foi quebrado nem atingido; que está ileso: integridade física ou mental.Figurado. Característica da pessoa que é íntegra; qualidade de quem é honesto; que é incorruptível.

Quando olhamos ao nosso redor é difícil encontrar pessoas íntegras, parece que não existem mais pessoas honestas. Ser correto é como ser bobo, ser passado para trás. A sociedade diz que você deve ser esperto, e trapacear é necessário. Isso é o que dizem por aí. Porém a Bíblia é muito clara em dizer que os Filhos de Deus devem ser fiéis sempre, íntegros, sem diminuição, sem mistura, sem falsidade. Você que está lendo tem a Identidade Espiritual que não pode ser roubada de forma alguma, por isso viva cada segundo de sua vida sabendo que nada pode adulterar as características de um fiel Filho de Deus.

Você tomaria um copo de água que só tivesse algumas gotinhas de veneno? Mais é só um pouquinho de veneno, a maior parte do copo está com água. Tomaria? Claro que não tomaria, a água foi adulterada, não é 100% água. Deixou de ser um copo de água para ser um copo de água com veneno.

O maior ladrão de Identidade Espiritual quer colocar um pouco de veneno, um pouco de pecado, um pouco de mentira na nossa vida para que não sejamos mais 100% Filhos de Deus.

Decisão: Quero renovar minha vida espiritual hoje mesmo. Se for preciso trocar a água eu vou trocar, mas o que mais quero é que Deus purifique minha vida. Quero ser íntegro, inteiramente fiel. Qual é a sua decisão?


QUINTA-FEIRA, 14 DE MARÇO 2019 – DORMIR EM PAZ

Em uma noite turbulenta, aonde o peso do pecado atormentava o sono de Jacó, ele pode ouvir a voz de Deus e acalmar o seu coração, foi lhe apresentado o Salvador.

Quantos já perderam uma noite de sono por se sentirem culpados de algo que aconteceu? Quando vem alguém e diz: fique em paz, está tudo resolvido, você já está perdoado. Nossa, que alívio!!!

Em noites de calor sempre aparecem os pernilongos, tão pequenos, mas que incomodam demais uma noite de sono, eu sempre acordo com eles, às vezes em tempo de não doar o sangue para esse inseto, jogo remédio, ligo o ventilador e assim a noite fica mais tranquila.

São duas situações bem diferentes e aqui quero apresentar duas pessoas: Quando a nossa consciência começa a pesar é trabalho do Espírito Santo, nos convencendo do pecado; mas quando começamos a ouvir uma voz de alguém que quer nos machucar e ferir, é o inimigo de Deus, o pernilongo, Satanás, que faz de tudo para nos incomodar e destruir.

Nessa hora, levante-se, dobre os seus joelhos e ore, a oração é o remédio para matar esse pernilongo terrível, e logo sentirá o vento da paz que só Jesus pode trazer.


SEXTA-FEIRA, 15 DE MARÇO 2019 – O CISNE E A GRALHA

Uma antiga fábula, conhecida como “O cisne e a gralha”.

Certo dia, um belo cisne pousou na praia onde uma gralha estava à procura de lesmas. Por alguns momentos, a gralha ficou parada, estupefata, contemplando o cisne, admirando a sua beleza. E em seguida, perguntou:
“De onde você veio?”
“Eu vim do céu!”, respondeu o cisne.

“Céu? Onde é o céu?”, quis saber a comedora de lesmas.
“O quê? Você não sabe? Você nunca ouviu falar do céu?”, devolveu o cisne.
E o belo pássaro passou a descrever a riqueza e a grandiosidade da Cidade Eterna. Falou das ruas de ouro, das portas e muralhas feitas de pedras preciosas; do rio da vida, puro como o cristal, em cujas margens está a árvore cujas folhas são cura para as nações. Em termos eloquentes, o cisne procurava descrever a felicidade dos moradores dessa cidade. Mas parecia não conseguir despertar o menor interesse por parte da gralha.
Finalmente, a gralha perguntou:

“Mas me diga uma coisa: há lesmas lá?”
“Lesmas? No céu? Oh, não; claro que não”.

“Então”, concluiu a gralha, prosseguindo na busca por lesmas ao longo da praia, “você pode ficar com esse céu para você. O que eu quero é lesma”.

Quantos jovens, a quem Deus concedeu as vantagens de terem sido criados num lar cristão, deram as costas para Ele e passam a vida procurando lesmas! Quantos homens sacrificam a esposa, a família, tudo o mais, por causa das lesmas do pecado! Quantos adolescentes deliberadamente se desviaram do amor dos pais e de casa para descobrir tarde demais que trocaram o céu por lesmas!

A exortação de Paulo aos colossenses continua válida: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Cl 3.1,2).

Pense: Esaú trocou uma bênção futura e eterna por algo momentâneo. Quero aqui fazer um apelo ao seu coração. Quão longe você foi? Não importa, hoje é o dia de voltar. Meu amigo, se não nos encontrarmos nessa vida aqui, meu desejo é encontrar com você no Céu. Esc

Decisão: Não vou trocar o Céu por lesmas desse mundo. Minha identidade tem um Pai celestial que deu Seu único Filho por minha vida eterna. Qual é a sua decisão?

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Salvando Angola – 23 de Março 2019

Fazer DownloadImprimir  Paulo deixou a mãe extremamente zangada, quando abandonou o emprego e decidiu evangelizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!