Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 12 – Purificação – 15 a 22 de Setembro 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 12 – Purificação – 15 a 22 de Setembro 2018

Print Friendly, PDF & Email


SÁBADO A TARDE – 15 DE SETEMBRO 2018 – DEPENDENDO DE UMA PESSOA

Você pode imaginar as seguintes situações:
1. O drama de um passageiro num voo cujo avião enfrenta uma grande turbulência.
2. A angustia de uma vítima de sequestro na mira de um cruel bandido.

As situações acima apresentam algumas coisas em comum, como tensão, medo da morte, etc. Mas, talvez, a principal seja o sentimento de impotência, pois, tanto à vítima como o passageiro pouco podem fazer pelas suas vidas afinal ambos estão nas mãos de outra pessoa.

Se te fosse perguntado, qual situação de risco você escolheria?

A resposta encontra-se na avaliação que cada um fará da diferença em depender de um piloto profissional em dificuldades no céu ou de um bandido imprevisível em terra?

A lição desta semana apresenta uma situação real de vida ou de morte para cada um de nós. A resposta ou escolha de que lado queremos estar definirá o nosso destino. A nossa resposta estará condicionada as escolhas que faremos a cada dia enquanto vivermos.

Portanto vamos estudar um tema muito importante e sob uma perspectiva atual e confortante. Espero você aqui a cada dia para estudarmos juntos esta lição..

Pense: Meus atos demonstram que tenho colocado minha vida nas mãos de Jesus ou do inimigo ?

Decisão: De que lado você que ficar? O que você vai fazer para ficar ao lado de Jesus?


DOMINGO,16 DE SETEMBRO 2018 – DEPENDÊNCIA

Era mais um dia comum na vida daquele homem. Levantou cedo para ir trabalhar numa agência bancária onde era tesoureiro. Mas logo a sua rotina mudou quando seu carro foi cercado e ladrões o pegaram e o vendaram e amararam.

Eles queriam a senha do cofre e todo o dinheiro da agência ou ele morreria. Para piorar a situação que já era tensa e estressante foi preso ao seu corpo uma bomba com detonador à distância. Se o plano dos bandidos não tivesse êxito ele seria morto. O drama foi longo, mas depois de muita confusão a polícia foi chamada e um perito em desarme de bombas foi chamado para retirar ou desativar a bomba presa ao seu peito.
Ele mal podia respirar ou se mexer, suava frio e tinha um sentimento de total dependência do policial. Ele obedecia a cada orientação com total cuidado e tensão, qualquer vacilo e bumm…não sobraria nada ao redor. Mas graças a Deus, ao final tudo acabou bem e ele foi liberto. Ao término da operação ele chorava e agradecia em prantos ao policial pela coragem e pericia em salvá-lo. Sua vida esteve nas mãos daquele policial o tempo todo.

O povo de Israel a cada ano no dia da expiação diante do Santuário tinha um sentimento semelhante. Ao examinar o seu coração pediam perdão a Deus por todos os seus pecados e colocavam toda a sua esperança nos trabalhos de expiação do sumo-sacerdote dentro do lugar santíssimo.

Hoje você depende de quem ou do que para a sua salvação? Sua fé em sua salvação está depositada em pessoas, obras, ministérios ou boas ações ?.Ou exclusivamente em Jesus o Sumo-Sacerdote.?

Pense: Será que tenho tentado “comprar” a minha salvação ou fazer qualquer outra atitude que exclua o sacrifício de Jesus fez por mim?

Decisão: Explique em poucas palavras o que a morte de Jesus significa para você.


SEGUNDA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO 2018 – ADVOGADO DA DEFESA

Não sei se na sua escola ainda é assim. Mas quando eu estudava no final do ano aqueles alunos que não tinham alcançado média nas provas regulares e na recuperação iam para conselho de classe. Lá uma comissão de professores e a diretoria avaliava o histórico do aluno para definir se ele seria considerado aprovado ou não. No grupo de professores sempre havia aquele que defendia mais o aluno e o via em condições de ser aprovado e algum outro de opinião totalmente contrária, a favor da reprovação.

De maneira semelhante, hoje Jesus está no céu advogando a favor de você e de mim. Para sermos absolvidos de todos os nossos pecados há uma condição, temos que nos arrepender e confessar todos os pecados a Ele. Nada deve ser ocultado, até mesmo aqueles pecados que não temos vontade de abandonar. Ele sabe tudo e poderá nos dar o poder para desenvolver o verdadeiro arrependimento.

A confissão de todo e qualquer pecado com fé e o sincero arrependimento nos habilitará pela graça de Jesus a sermos considerados como se nunca tivéssemos pecado. Após esse processo você será considerado cidadão celestial ficha limpa!

O trabalho que Jesus faz hoje nos santuário celestial nos dá grande esperança e alegria, afinal Ele tem grande prazer em nos conceder salvação a todos os seus filhos.

Pense: O que habilita Jesus a ser o meu advogado foi o seu sangue derramado injustamente na cruz. Ele recebeu o que eu mereço para então me dar o que pertence a Ele, a vida.

Decisão: Se você pudesse encontrar-se com Jesus por um minuto o que diria a Ele?


TERÇA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO 2018 – CEGO, EU?

Gostei quando no culto de sábado pela manhã o Pastor para ilustrar o seu sermão entrou pela plataforma com sua gravata bem torta, a ponto de incomodar a todos os membros que o viam. A imagem era atordoante.

Ele começou a pregar, e a sua imagem prendia a atenção de todos, mas, por respeito ao momento do culto ninguém se atreveu a falar nada. Até que ele com um leve sorriso revelou sua intenção à igreja e fez a aplicação devida ao seu tema e então ajeitou a sua gravata.

Da mesma forma uma vida sem Deus faz do pecador um cego a ponto dele não perceber quão distante está do ideal Divino. A vida cheia de pecados é algo quase natural. Longe da luz tudo parece limpo! A percepção entre o certo e o errado é totalmente comprometida, pois falta a referência Divina.
Somente quando nos aproximamos de Deus é que vemos quão pecadores somos e o quanto necessitamos de Sua graça para nos purificar.
Mas dentro deste contexto existem dois tipos de pessoas:
“Pecador” é todo filho de Deus que comete erros e pecados, mas, que busca a cada dia o perdão e regeneração dada por Jesus. Vê e reconhece a sua situação.
“Pecadeiro”, é aquele individuo que peca á todo momento e não reconhece o seu caminho mau e nem se arrepende, não tem vontade de mudar nem tem prazer em buscar a Deus. Está cego para as coisas espirituais.

Pense: O sangue derramado por Jesus é capaz de purificar nossa vida de todos os nossos pecados confessados.

Decisão: Separe a cada dia um tempo para confessar seus pecados e buscar arrependimento diante de Deus. Você aceita este desafio?


QUARTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO 2018 – GRAÇA

Ele era o garoto mais agitado do colégio interno. Não parava quieto e não gostava de cumprir regras. Sempre estava no meio de uma confusão. Mas era muito social e fazia a alegria da “galera”.

A direção do colégio estava “de olho” no seu comportamento que muitas vezes extrapolava o limite. Até que um dia aconteceu… A diretoria do internato determinou que era proibido preparar e aquecer qualquer tipo de alimento nos quartos, pois havia risco de incêndio e a punição seria a exclusão do internato.
Mas, esta regra para aquele garoto não significava nada. Numa noite resolveu faltar ao culto e fazer o seu “lanchinho” no quarto, mas, o ele não contava é que o preparo do alimento e aquecimento gerasse um aroma agradável que desceu as escadas e logo foi detectada pelo diretor no andar abaixo. Ele subiu em busca da origem daquele aroma irrestivel. Foi quando de repente a porta se abriu e o “rebelde” foi descoberto sozinho em seu quarto com a panela na mão e um aquecedor improvisado ligado.

A questão poderia ser resolvida de forma simples pelo diretor. Era reunir a diretoria e votar a exclusão do aluno. Mas, aquele diretor foi além. Primeiro ele conversou calmamente com o garoto, depois ele perguntou se ele sabia o que podia acontecer com quem desobedecia a regra. O garoto assustado e com medo da punição, já se imaginava em casa e tendo que se explicar, afinal era aluno regular os seus pais pagavam tudo.

O diretor olha para ele e diz: Você tem o seu futuro neste colégio em minhas mãos, você tem demonstrado muita rebeldia e que não gosta muito de regras, mas eu vejo em você um garoto muito especial e talentoso e com um tremendo potencial para o futuro. Sei que a sua exclusão poderá alterar muitas coisas em sua vida, e talvez as boas oportunidades acabem por aqui. Mas, eu vou sair deste quarto pois não vi nada de anormal aqui e espero que reflita em nossa conversa e tome a melhor decisão.

O garoto mal dormiu aquela noite, ficou sem palavras e sem reação, não podia acreditar que fora perdoado de forma tão espontânea sem merecer e mais do que isso foi elogiado, algo que fazia muito tempo que não acontecia.
Ele acreditou nas palavras do diretor e resolveu mudar, e por gratidão se tornou um excelente aluno, um líder e hoje é um Pastor em uma de nossas igrejas.

Pense: Quando contemplamos a graça de Jesus é impossível não sermos transformados.

Decisão: Resuma em poucas palavras o que significa para você: Graça.


QUINTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO 2018 – QUANTO VALE?

Imagine algumas situações:
Quanto vale um copo de água hoje? Quanto você pagaria se estivesse caminhando no deserto sob um sol escaldante e sem beber nada por horas?
Quanto vale a sua saúde hoje? Mas quanto vale para um paciente terminal em uma cama de hospital?

Parece que somente damos valor para algo importante quando perdemos o acesso.

Agora imagine: – Quanto custava os pecados do povo de Israel no passado?
O sistema religioso orientado por Deus para o perdão dos pecados envolvia gasto financeiro, gasto de tempo, dependência de terceiros e relativa humilhação pública. Todo o ritual era complexo, embora fosse comum aos judeus fiéis.

Após a vida e morte de Jesus a realidade é totalmente diferente. Todo o processo se resume em reconhecer o pecado, confessar e se arrepender. Tudo isso em particular, somente você e Deus. Saber que temos um Deus pronto a nos aceitar, perdoar e que nos dá força para mudar e ser transformado é algo maravilhoso.

Mas, não se esqueça que essa valiosa graça ofertada por Jesus um dia chegará ao fim. Que valor ela tem para você?

Pense: O que você tem feito da graça de Jesus? Você já parou para pensar quanto que ela custou para Jesus?

Decisão: Aceite o convite de Jesus hoje, enquanto a tempo. Qual é a sua decisão?


SEXTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO 2018 – PURIFICAÇÃO

A purificação do Santuário era um evento extremamente especial para O povo judeu. Um dia que cada pessoa fazia um exame de consciência e se arrependia dos seus pecados.

Este tema para nós hoje parece um tanto quanto distante, mas, pode servir de alerta. Diante da realidade da volta de Jesus, como estamos nos preparando e purificando para se encontrar com Ele?

Hoje ele está oferecendo perdão e salvação. Temos a atuação do Espírito Santo para nos ajudar a crescer em nossa comunhão e arrependimento de nossos pecados. Todas as condições são disponibilizadas para o pecador que quiser buscá-lo para ser transformado e perdoado.

Amigo, o dia da purificação é hoje, dia para abandonar tudo aquilo que tem nos afastado de Deus. Somente aquele que estiver purificado no sangue de Cristo herdará a vida eterna, não existe outro caminho e possibilidade.

A mensagem também é de esperança pois, para Ele nenhum pecado é maior que a Graça que Ele oferece, portanto a porta está aberta para todos os seres humanos da terra. Mas Ele respeita a cada decisão.

Pense: O convite de Deus para você é: Eis que estou à porta e bato se alguém ouvir e abrir, Jesus entrará e fará morada na sua vida.

Decisão: Qual será a sua resposta a este convite?


sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Crianças): Oração Pelos Pais – 20 de Outubro 2018

Johrel frequentou quatro escolas em quatro anos. Cada vez que mudava de escola, precisava fazer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!