Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADULTOS - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adultos: Lição 09 – Enganos do Tempo do Fim – 26 de Maio a 02 de Junho 2018

Comentários para Adultos: Lição 09 – Enganos do Tempo do Fim – 26 de Maio a 02 de Junho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



SÁBADO A TARDE – 26 DE MAIO 2018 – INTRODUÇÃO

Comentário por:   Gerson Benedito Prado

Um país que deseje confrontar outro país, buscará todas as informações que puder ter sobre as forças militares do inimigo, sua cultura bélica, armamentos, treinamento e preparo para a batalha.

Em nossa caminhada para a eternidade é igual, visto que nascemos num território que centraliza o conflito cósmico de duas bandeiras distintas e diversas que são: (1) fidelidade a Deus e Seus estatutos e (2) Rebeldia e infidelidade a Deus.

Se pertencemos ao exército fiel a Deus, temos que conhecer todas as informações sobre o exército dos infiéis e rebeldes, suas armas, seu modo de agir e a força e intensidade que imporão aos combates.

Por isso nesta semana estudaremos sobre os “enganos do tempo do fim” em nossa “preparação para o tempo do fim”, buscando saber qual é e como nos será apresentado “o principal engano” de Satanás; porque e como o diabo emprega os falsos profetas e falsos cristos; como ele adultera as verdades bíblicas para aplicar à humanidade as crenças na imortalidade da alma, do falso dia de adoração e da teoria da evolução e, como ato final, como constituirá e imporá aos que o escolherem como mentor, a falsa trindade descrita em Apocalipse 12 e 13.

Estamos vivendo dias em que nossos atos e atitudes serão definidores de a qual exército, de fato, pertencemos. Então duas questões se impõem: o que fazer para não cair nas armadilhas, estratagemas, filosofias e conceitos espúrios do diabo? E, necessitamos confiar plena e totalmente na Palavra de Deus hoje, como fora necessário no Éden?

Pense: : “Ao aproximar-nos do tempo em que os principados, potestades e exércitos espirituais da maldade nos lugares celestiais serão levados à luta contra a verdade, quando o poder enganador de Satanás será tão grande que, se possível, enganaria até os escolhidos, cumpre-nos ter o discernimento aguçado pela iluminação divina, para que possamos conhecer o espírito que é de Deus, para não sermos ignorantes dos ardis de Satanás. O esforço humano precisa aliar-se ao poder divino, a fim de sermos capazes de realizar a obra finalizadora para este tempo”. (EGW, ME, v. 2, p. 15)

Desafio: Prepare-se com armadura e armas de Deus, pois sua batalha será pessoal e somente sua. Esteja com Deus ao seu lado.


DOMINGO, 27 DE MAIO 2018 – O PRINCIPAL ENGANO

Satanás foi mentiroso desde o princípio – Jesus afirmou isto em João 8:44. E, por o “pai da mentira”, suas atividades enganatórias não começaram no Éden, mas muito antes no Céu, onde ele dissimuladamente se ausentava da presença do próprio Deus eterno para, sob a alegação de dar instruções e confirmar a execução das ordens divinas, introduzir a desconfiança no amor e no governo de Deus, insinuando que em determinados momentos e decisões, Deus não deixava oportunidade para outras opiniões e, também, como todos os seres criados eram de origem divina, possuíam sabedoria e discernimento suficiente para optarem por outras escolhas que não as apontadas por Deus.

Porém, o principal engano de Satanás à humanidade é difundir a ideia de que ele não existe, mas sim é uma ficção, uma utopia, uma criação da imaginação humana. E infelizmente, uma grande parte da humanidade, inclusive com graduações teológicas, acreditam nele, isto é, que a sua palavra tem mais credibilidade que a Palavra de Deus que claramente o declara um ser existente, real, literal e dotado de poderes sobre-humanos.

Que, por causa de suas atividades rebeldes foi expulso do Céu e veio à Terra, onde após enganar os recém-criados seres humanos, se auto proclamou representante deste planeta. E, usando sua astucia e inteligência e, sendo mais poderoso e experiente em mentiras que Adão e Eva, os enganou.

Hodiernamente seus ataques são mais intensos, focando em especial a destruição da família e da imagem de Deus impregnada no ser humano.

Nossa salvaguarda está em acreditar e confiar naquilo que a Bíblia nos ensina sobre a realidade, a astúcia, o caráter e o ódio que o diabo tem contra os fiéis a Deus.

Pense: “Ainda outro erro sutil e nocivo é a crença, que rapidamente se espalha, de que Satanás não existe como ser pessoal, de que esse nome é empregado nas Escrituras meramente para representar os maus pensamentos e desejos do homem”. (EGW, GC, p. 524)

Desafio: Fique com as Escrituras e prepare-se para guerrear com o mentiroso Satanás.


SEGUNDA, 28 DE MAIO 2018 – OS DOIS GRANDES ERROS

Se Satanás não consegue fazê-lo descrer de sua existência real e pessoal, então ele procurará derrota-lo com falsidades, como falsos profetas e falsos cristo (Mateus 24:11 e 24:5), que são armas ao seu dispor para conduzir muitos a acreditarem em suas mentiras, mas os dois maiores e mais destruidores falsos ensinos satânicos são as doutrinas da “imortalidade da alma” e da “santidade do domingo”.

A primeira, a imortalidade da alma, conduz o ser humano ao conceito de ter vida independente da vida originada em Deus, e portanto, mudando o conceito bíblico da criação: o ser humano é corpo (pó) mais espírito (o sopro de Deus), que o torna alma vivente, para uma formação de corpo mais espírito (sopro) mais alma, e esta permanece viva no momento da morte física, e assim, a alma é eterna.

A segunda produz abolir a lembrança da criação divina (o sábado bíblico), possibilitando supor uma evolução da espécie a partir de descendência de outros seres, plasmáticos ou humanoides, e cujo fenômeno evolutivo não se perpetua, por ter sido “programado” para acontecer até que o ser originário dessa evolução atingisse um nível máximo na cadeia evolucionista.

Questões para essas filosofias espúrias: (1) se há uma alma imortal, que permanece em constante desencarnar-se e reencarnar-se, ou vai direto para o Céu ou para o inferno, então para que Jesus Cristo ressuscitou? E, para que virá segunda vez, se todos os salvos já estão no Céu? (2) se o ser humano pode mudar a designação divina de um dia santo, de descanso e abençoado (o sétimo) para outro dia qualquer (podendo ser o primeiro – o domingo) então os capítulos iniciais do Gênesis é uma metáfora, e não existiu uma semana – literal – de criação?

Pense: “Cristo era a norma pela qual eles (os crentes da nascente igreja cristã) deviam testar as doutrinas apresentadas. Tudo o que não estivesse em harmonia com Seus ensinos (da Palavra de Deus) devia ser rejeitado. Cristo crucificado pelo pecado. Cristo ressurgido dos mortos, Cristo assunto ao Céu – esta era a ciência da salvação que eles deviam aprender e ensinar”. (EGW, AA, p. 474).

Desafio: Teste todas os ensinos e doutrinas pela Palavra de Deus e rejeite tudo que dela diferir.


TERÇA, 29 DE MAIO 2018 – A IMORTALIDADE DA ALMA

Qualquer que seja sua ideia sobre o que é ou como é Satanás não o preocupa. Para tanto, ele mesmo já influenciou a criação de uma infinita amplitude de histórias, piadas ou ficção, mas o que ele deseja é retirar de suas reflexões a realidade bíblica sobre ele, sua existência e seus ardis e, principalmente, que você busque a vitória no sangue do Cordeiro e a alcance por causa do seu testemunho que der a esse respeito.

Para todo cristão o que importa é crer na revelação que Deus faz em Sua Palavra sobre a vida (Gênesis 2:7 e outras passagens) e a morte (Daniel 12:22; 1 Coríntios 15:18).

Crer é a ação principal para que esposemos um desses caminhos que embora cheios de aparentes desvios, na realidade são apenas dois. O que leva a Palavra de Deus e todos os seus ensinos em consideração e que nos informa que Deus nos criou suscetíveis de morrer física e espiritualmente, a primeira em função de nossos estilos de vida e escolhas e que degeneram nosso organismo físico. E a segunda em função de escolhermos não aceitar o sacrifício substitutivo de Cristo, o Cordeiro de Deus, em nosso lugar e, recebermos em nós o resultado do pecado, ou seja, a condenação da ausência de Deus para a eternidade, isto é, recusarmos a vida que vem de Deus.

Portanto, o que mais necessitamos é aprender a estar em completa dependência da verdade da Palavra de Deus (João 8:32), especialmente considerando que se Adão e Eva sucumbiram ao ardil de Satanás no ambiente perfeito do Éden, quão mais difícil será para nós, em nosso ambiente contaminado por milênios de pecado e caminhos pecaminosos.

Pense: “O povo de Deus deve estar preparado para enfrentar esses espíritos [*fazedores de milagres] com a verdade bíblica segundo a qual, os mortos não sabem coisa nenhuma, e que aqueles que lhes aparecem são espíritos de demônios”. (EGW, PE, p. 262) – *comentário do autor desta página.

Desafio: Prepare-se para ter palavra de testemunho, a qual mesmo em face da morte não o cale.


QUARTA, 30 DE MAIO 2018 – O SÁBADO E A TEORIA DA EVOLUÇÃO

O nosso testemunho ao pregar o evangelho eterno passa pela proposição de Apocalipse 14:7 “e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”.

Para pregar essa mensagem é preciso crer na descrição que a Bíblia faz da criação deste mundo e dos seres humanos. Isto significa acreditar no o Espírito Santo relata sobre a criação, em uma semana, literal. Uma semana igual em duração e extensão como as nossas semanas atuais, isto é, sete dias de vinte e quatro horas cada dia, com noite e dia e cuja duração é administrada pelo sol e pelas estrelas.

A crença firme e inabalável na descrição bíblica sobre a criação leva-nos a também crer, aceitar e proclamar a santidade do descanso sabático como a Bíblia cita o primeiro sábado “2E, havendo Deus terminado no dia sétimo [o sábado] a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. 3E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”, Gênesis 2:2 e 3.

Isto é, se aceitamos o sábado como um dia de descanso – porque Deus “descansou nesse dia”, um dia abençoado – porque “abençoou Deus o dia sétimo” e um dia santificado, isto é, de separação para um encontro e relacionamento mais íntimo com Deus – porque “o santificou porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”, então não precisaremos de estar buscando “fábulas artificialmente compostas”, II Pedro 1:16 e nem “genealogias intermináveis” como a teoria da evolução e o chamado processo evolutivo para explicar a vida na Terra.

Pense:Enquanto céus e Terra durarem, o sábado continuará como sinal do poder do Criador. E quando o Éden florescer novamente na Terra, o santo e divino dia de repouso será honrado por todos debaixo do Sol. “De um sábado a outro”, os habitantes da glorificada nova Terra irão “adorar diante de Mim, diz o Senhor” (Isaias 66:23)”. (EGW, FFD [MM 2005/1956] p. 59).

Desafio: Evidencie em suas relações pessoais que você adora o Criador, honrando o sábado.


QUINTA, 31 DE MAIO 2018 – A FALSA TRINDADE

Apocalipse 12 e 13 delineia a formação de uma “divindade” que falseará as narrativas teológicas verdadeiras, apresentando à humanidade um simulacro da Trindade, uma falsa trindade. Essa formação trinitária reproduzirá a verdadeira Trindade – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, mediante a pessoa do dragão (Satanás) como se fora Deus, a besta que emerge do mar (o poder do império romano e sua sequência – o poder papal) e a besta que emerge da Terra (os Estados Unidos da América).

Reflita sobre esse pretenciosismo maquiavélico e que trará sobre a humanidade muito sofrimento e aos cristãos uma perseguição que se traduzirá na maior angústia de todos os tempos (Daniel 12:1). O dragão se declara a personificação do Deus Supremo, pois que é ele quem transmite à besta que emerge do mar (povos) o poder com o qual ela se assenta sobre o trono de Satanás e governa com a autoridade recebida do dragão e dureza como a do ferro e se declara com o poder de perdoar pecados, o que só o Senhor Jesus pode oferecer. E, finalmente a besta que emerge da terra, representando o Espírito Santo que fala e ensina em nome de Jesus Cristo e promove a adoração ao verdadeiro Deus e Seu Cordeiro, falará e exigirá adoração à besta que emergiu do mar e ao dragão, bem como fidelidade aos ensinamentos dessa falsa trindade.

Como estar precavido e preparado para não ser enredado em mais esse ardil de Satanás? Estudando a respeito e acreditando total e integralmente no ensino bíblico sobre a Trindade – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, sem nenhuma concessão à falsidade teológica da trindade satânica e demoníaca.

Pense:O homem do pecado, que cuidou em mudar os tempos e alei e que sempre oprimiu o povo de Deus, fará com que sejam feitas leis que exijam a observância do primeiro dia da semana. O povo de Deus, porém, deve permanecer firme ao lado Dele, e o Senhor atuará em seu favor, mostrando claramente que é o Deus dos deuses”. (EGW, FQV, [MM 2005/1959] p. 291).

Desafio: Estar pronto, física, mental e espiritualmente para enfrentar as deturpações teológicas da falsa trindade e permanecer firme em Cristo, o único que pode nos livrar e salvar.


SEXTA, 01 DE JUNHO 2018 – ESTUDO ADICIONAL

O conflito cósmico atinge-nos diretamente, e, mesmo desapercebidos, estamos envolvidos. A teoria da evolução pretende eliminar a existência e necessidade de um Deus Criador, e faz que a veracidade do relato de Gênesis, seja substituído pela falsidade de que somos resultado de ações aleatórias evolutivas de micro conglomerados de enzimas e proteínas para micro-organismos com funções vitais, que avançam da simples respiração para complexos agrupamentos celulares com divisões ordenadas e organizadas entre si e entre si e o meio-ambiente.

E não havendo Criador, não há dia santificado e de adoração, ou seja, o sábado bíblico é irrelevante e não mais é um sinal entre Criador e criaturas.

Vimos que Satanás quer que creiamos que ele não existe, e se ele não existe então são inverídicos os ensinamentos sobre a mortalidade da alma e o sábado bíblico, e por conseguinte, o que a Bíblia ensina sobre a Trindade verdadeira, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, pode ser inverídica e a humanidade precisa conhecer e obedecer a uma outra trindade – falsa, composta por Satanás, a besta que emerge do mar e a besta que emerge da Terra.

Na semana vindoura veremos como a ferida mortal curada ajuda a identificar quem é “a besta que emerge da terra” a qual “parecendo cordeiro mas falava como dragão” conduzirá a uma questão crucial de a quem adorar? Se ao Deus Criador ou à “primeira besta, cuja ferida mortal fora curada” e assim identificaremos quem é “a Grande Babilônia” e, não só ouvir, mas testemunhar sobre o apelo: “Sai dela, povo Meu”.

Pense:Agora Satanás se prepara para a última e grande luta … . Enquanto despojado de seu poder e separado de sua obra de engano, o príncipe do mal se achava infeliz e abatido; mas, sendo ressuscitados os ímpios mortos, e vendo ele as vastas multidões a seu lado, … fiel à sua astúcia original, ele não se reconhece como Satanás. … Representa-se a si mesmo, ante seus súditos iludidos, como um redentor, assegurando-lhes que seu poder os tirou da sepultura, e que ele está prestes a resgatá-los da mais cruel tirania”. (EGW, GC, [MM 1977, p. 342.3] p. 663).

Desafio: Dependa mais da Palavra de Deus já que estamos num mundo contaminado, além de nossa natureza ser má. Você não acha?

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

(3ºSáb 4Trim18-Ano C) Materiais Primários

  Contém 2 PPTs: 1 com a lição, 1 com o Informativo Mundial das Missões, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!