Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA JOVENS / Comentários para Jovens: Lição 08 – Adorem o Criador – 19 a 26 de Maio 2018

Comentários para Jovens: Lição 08 – Adorem o Criador – 19 a 26 de Maio 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



SÁBADO A TARDE – 19 DE MAIO 2018 – PRÉVIA DA SEMANA

“Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.”. (Mt 24:24)

O livro bíblico base para o estudo desta semana é o evangelho de Mateus; o discípulo de Jesus que antes de receber o chamado do mestre fora um cobrador de impostos. Aparentemente, o autor pretendia direcionar sua narrativa aos judeus convertidos. Esse fato é percebido pelo seu grande apego em conferir à Jesus uma importância messiânica, como o prometido de Israel.

Além disso, ele usa o Antigo Testamento (AT) mais do que qualquer outro evangelista; ele faz 93 citações enquanto Marcos faz49, Lucas, 80 e João, apenas 33. Não se sabe nada além de hipóteses, sobre o lugar onde Mateus escrevera o evangelho e nem a dataexata da redação, porém, baseados em seu público alvo, judeus conversos ao cristianismo (grupo que formava a base da igreja primitiva no 1° século) dá pra se ter uma noção. Uma data possível pode ser antes do fim do primeiro século, ou até mesmo antes de 70 a.C.

Pelo menos cinco grandes sermões são percebidos na estrutura construída pelo autor, que são:

1. O sermão do monte 5,3-7,27

2. O apostolado cristão 10,5-42

3. O reino dos céus 13,3-52

4. A vida da comunidade cristã 18,3-35

5. O final dos tempos 24,4-25,46

Nesta semana estudaremos o último discurso de Jesus registrado pelo evangelho de Mateus, que se refere ao cuidado que precisamos ter com respeito aos dias finais da história desse mundo.

Pense: “Conquanto ninguém saiba o dia ou a hora de Sua vinda, somos instruídos quanto à sua proximidade, e isto nos é exigido saber. Demais, é-nos ensinado que desatender à advertência ou recusar saber a proximidade do advento do Salvador, ser-nos-á tão fatal como foi aos que viveram nos dias de Noé o não saber quando viria o dilúvio” (Ellen G. White, p. 370).

Desafio: leia os capítulos 24 e 25 do livro de Mateus e anote os pontos que você achou relevante. Isso servirá para um estudo mais completo da lição.


DOMINGO, 20 DE MAIO 2018 – PRONTOS PARA A VOLTA DE CRISTO

Não sabemos como foi muitos detalhes doúltimo grande discurso de Jesus no evangelho de Mateus, porém, o que descobrimos é que os discípulos relacionaram a destruição do templocom a consumação dos séculos/fim do mundo, como sendo o dia do julgamento final. Também não era pra menos, a resposta do mestre à pergunta delesfazia uma convergência entre as profecias da destruição de Jerusalém e o fim dos tempos.

Quão bom é ter o caminho guiado pela sabedoria divina! As profecias são dadas por Deus para que seu povo seja alertado com respeito ao caminho que precisa seguir e evitar.Ou seja, são as palavras do próprio Deus a nós, e éuma benção para aqueles que a obedecem. A própria Escritura garante: “crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2 Cr. 20: 20, Revista e atualizada).

As profecias são dadas para nosso bem e edificação. Elas servemcomo alerta para não perdemos a vida eterna. Ela é um despertador que nos lembra do que precisamos fazer. Por isso, nunca duvide do que a Bíblia ensina ou prevê, Jesus fez aquele discurso para que ninguém fosse enganado. Se ela disse que Jesus vai voltar, é porque vai, se ela afirma que o mal será destruído junto com seu originador, é porque vai, se ela diz que muitos sinais iriam acontecer antes da volta de Jesus, é porque vão. Por isso jovem, acredite nas profecias, mesmo que muitos a desprezem ou ridicularizem, ela é a voz de Deus dirigida a um mundo perdido e condenado. Deus o abençoe hoje e lhe faça frutificar pelo poder da palavra da profecia.

Pense: “A leitura da Bíblia, o exame crítico de seus temas, ensaios escritos sobre tópicos capazes de desenvolver a mente e comunicar conhecimento, o estudo das profecias ou das preciosas lições do Salvador — isto será de efeito revigorador sobre as faculdades mentais e aumentará a espiritualidade”(Ellen G. White, conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 543).

Desafio: Reflita e tente lembrar-se de memória, sem recurso eletrônico, alguma profecia importante da Bíblia. Depois a anote numa folha de papel e deixe dentro de sua Bíblia.


SEGUNDA, 21 DE MAIO 2018 – INESQUECÍVEL

O que os capítulos 24 e 25 de Mateus nos garantem é que Jesus vai voltar. Além disso, nos mostra como o cenário do mundo estaria antes disso acontecer. Mesmo não sabendo o dia, podemos conhecertais eventos e consequentemente nos preparar constantemente para a maior concretização da história.

Jesus pintou um quadro que talvez não agradasse a seus discípulos, e quem sabem até mesmo hoje não seria uma pregação popular, mas era a realidade. Jesus não estava preocupado necessariamente se os discípulos iriam gostar, mas sim no que deveriam saber. Devemos algumas vezes nos preocupar menos em satisfazer vontades humanas, incluindo as nossas, e lutar para que a verdade de Deus se sobressaia. Nesse período que estamos vivendo precisamos de pessoas que estejam dispostas a abraçar a verdade da Bíblia e defendê-la a qualquer custo. Sem medo ou receio, mas com convicção e poder.

As pessoas que não estão dispostas a enfrentar as dificuldades por causa de Cristo ainda não estão preparadas para se tornarem verdadeiros discípulos. Devemos fazer pelo fato de ser certo, não por que é popular. O medo quanto o que vai acontecer antes da volta de Jesus não deve nos dominar, mas é a alegria que deve triunfar, pois nossa redenção está próxima (Lc21:28). O objetivo de Jesus era esse, não nos encher de medo quanto ao futuro, mas nos encher de esperança com suas palavras. Quando você escuta falar da volta de Jesus você tem medo ou tem alegria? Que sua vida a partir de agora, possa ter abundância de felicidade na convicção de que Jesus vai voltar.

Pense: “Nossos obreiros devem agora ser animados a dar a sua primeira atenção a livros que tratem das evidências de nossa fé — livros que ensinem as doutrinas da Bíblia e preparem o povo que há de ficar em pé nos tempos difíceis que estão diante de nós”.(Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 9, p. 61).

Desafio: Você conseguiria explicar para alguém que não conhece sobre a verdade da volta de Jesus, sobre essa esperança? Medite, ore, pesquise e peça a sabedoria do Santo para lhe dar oportunidade de testemunhar para alguém.


TERÇA, 22 DE MAIO 2018 – PRONTOS OU NÃO, AÍ VAMOS NÓS!

Talvez o maior desafio humano hoje com respeito à volta de Jesus não seja conhecer as profecias e seus devidos cumprimentos, mas o fato de estar devidamente preparado para isso. O maior segredo da vitória dos últimos dias, mais do que em qualquer outro momento, é a oração e a vigilância, essas duas armas, creio eu, será o motivo da destruição ou salvação de pessoas.

A oração nos aproxima de Deus, fortifica a fé nas Escrituras e nos permite olhar para o futuro com esperança. A vigilância nos concede estar sempre prontos para qualquer situação. Entendemos que a vida é curta e a qualquer momento podemos descansar no Senhor, por isso, vigiamos para que não sejamos pegos de surpresa e quem sabe, percamos a nossa salvação por pequenas coisas. Um dos grandes exemplos sobre isso está na parábola das dez virgens, sendo cinco prudentes e cinco tolas.

Outro fator relevante para a vida cristã é a certeza da obra do Espírito Santo em nosso favor. Sem ele nosso trabalho é vão e nossa busca é inútil. Sem a obra do Espírito Santo a obra da redenção é inviável, pois é ele quem “convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Se quisermos, ele fará o que for necessário para sermos verdadeiros discípulos de Jesus. Muitas vezes, lutamos com todas as nossas forças para sermos bons cristãos, pais e cônjuges, porém, nossas maiores vitórias acontecem quando Ele é o agente e não nós. Busquemos nessa semana a presença do Espírito e que Sua plenitude prometida possa ser alcançada por nós, pecadores, mas salvos pela graça.

Pense: “A parábola das dez virgens de Mateus 25 também ilustra a experiência do povo do advento. Aqui se faz referência à igreja que vive nos últimos dias. Sua experiência é ilustrada pelos incidentes de um casamento oriental” (Ellen G. White, O grande conflito, p. 175).

Desafio: Separe pelo menos três momentos nesta semana para orar pelo derramamento do Espírito Santo em sua vida.


QUARTA, 22 DE MAIO 2018 – PREPARADOS PARA DECOLAR

Devemos estar preparados em todos os momentos para cumprir a ordem de Jesus,mesmo em meio à perseguição. A profecia nos revela que um dia o mal se levantará tão intenso que somente aqueles que estivem intimamente ligados a Cristo, irão permanecer de pé.

A profecia revela que há um poder religioso que já desempenhou um papel significativo contra o povo de Deus e irá continuar sua obra de perseguição até o último dia. Ele não se cansa, pois é instrumento do próprio Satanás. Esse poder está associado a “abominação desoladora”que Jesus citou no sermão (24:15), mas que foi exposta por Daniel (Dn 9: 27; 11:31; 12:11), como sendo o próprio Império Romano em suas duas fases, a pagã e a papal.

Desde o início do mundo, satanás tenta ser semelhante a Deus e usurpar seu lugar no trono, porém, uma criatura jamais poderá se tornar o criador. O que separa o poder de Jesus e satanás é um abismo infinito. Sabendo que não pode vencer a Deus, o diabo faz guerra contra a descendência da mulher, a igreja verdadeira, aqueles que são fieis aos mandamentos do Eterno.

Deus deixa sua marca na história agindo em favor do homem,além disso, sua ação em revelar o futuro mostra que Ele já estabeleceu um plano para acabar com o mal. Esteja preparado jovem, leia sua Bíblia, ore, busque o Espírito Santo de todo o seu coração e tenha a vida que Deus planeja para você.

Pense: “Vivemos no tempo do fim. Os sinais dos tempos, a cumprirem-se rapidamente, declaram que a vinda de Cristo está próxima, às portas. Os dias em que vivemos são solenes e importantes. O Espírito de Deus está, gradual mas seguramente, sendo retirado da Terra. Pragas e juízos estão já caindo sobre os desprezadores da graça de Deus” (Ellen G. White, Beneficência Social, p. 134).

Desafio: Anote numa folha de papel, os sinais da volta de Jesus que se repetiram no lugar onde mora e leve para a classe no sábado.


QUINTA, 24 DE MAIO 2018 – CAMINHAR COM CRISTO

O segredo da vitória cristã é sempre caminhar com Cristo, nunca se desviar desse propósito. Fazer como Enoque, que andou com Deus a tal ponto, queo Senhor o levou para o céu (Gn5:18-20). Quem hoje estaria em condições de tamanha intimidade com ao ponto de ser transladado ao céu. Não excluo que possa haver grandes homens e mulheres fiéis a Deus hoje, porém, talvez sejam raríssimos.

Parece que os indivíduos têm coisas mais importantes para fazer do que buscar a Deus e sua palavra. As atividades da escola ou faculdade são mais importantes que um tempo de reflexão nas escrituras. Alcançamos mais alegria nos lazeres mundanos do que nas coisas santas e puras do céu. Onde estamos e o que estamos fazendo para remediar isso?

O único segredo para essa vitória é permitirmos que Deus nos transforme e conduza. O querer e o efetuar são obras divinas, não nossas (Fl2:13). Se realmente estivermos dispostos a caminhar com Cristo, podemos ter a vida diferente.

Nesses tempos finais de história do mundo, o apego e intimidade com Jesus fará a diferença. Não deve haver caminhos alternativos para nosso reavivamento e reforma, nossa consagração completa a Ele. O caminho é andar com Jesus diariamente e tê-lo com um amigo.

Pense:Enoque ’andou com Deus’; mas, como ele obteve essa agradável intimidade? Foi tendo continuamente pensamentos de Deus diante de si. Ao sair e ao entrar, suas meditações eram na bondade, na perfeição e na amabilidade do caráter divino. E, ao estar assim absorto, foi transformado na gloriosa imagem de seu Senhor; pois é contemplando que somos transformados” (Ellen G. White, The Signsofthe Times, 18 de Agosto de 1887).

Desafio: Faça um cronograma pessoal para que você consiga separar a partir da semana que vêm mais tempo para se dedicar as coisas que te aproximam de Deus.


SEXTA, 25 DE MAIO 2018 – UMA TENDÊNCIA PERIGOSA

A decisão a ser tomada deve ser hoje, não podemos deixar para depois. Se quisermos seguir Jesus de verdade devemos buscá-lo agora?para que depois? Se quisermos estudar mais da Bíblia e aprendermos das profecias dos últimos dias?para que depois?

Muitos indivíduos tem a tendência de sempre deixar uma decisão importante para depois. Para eles deve haver mais análise, apreciação e reflexão, e de fato, para qualquer decisão na vida esse é o caminho correto, pois afinal,tudo deve ser devidamente pensado antes de sua execução. No entanto, quanto à decisão que envolve a salvação pessoal e Jesus, não tem mais o que se pensar. Há testemunhos que garantem a decisão de estar ao lado de Deus.

Quando estamos com os olhos Nele, nosso coração estará cheio do Espírito Santo e nossas atitudes refletirão às de Jesus. Nossos talentos serão bem usados e aperfeiçoados pra que a obra de Deus se expanda. Como em breve veremos nas próximas lições, a verdade dos últimos dias tem uma forte ênfase no ato de anunciar as boas novas ao outros. Fazemos isso quando pregamos, mas também quando nossos atos refletem a imagem do mestre maior: Jesus Cristo.

Você acredita que Jesus em breve vai voltar para dar a cada pessoa o que tem por direito? Analisando sua vida, o que você receberia? Nesse momento lembre-se da graça de Deus em alcançar todos àqueles que aceitam sua própria pecaminosidade e se entregam de todo o coração a Ele. Tenha um ótimo sábado, deleitoso no Senhor e que a volta de Jesus possa falar de maneira tão intensa com você que não haja condições de ficar indiferente com sua preparação para a crise final!

Pense: “E agora, quando estamos no limiar do mundo eterno, que pode ser de tanto valor para nós como sermos encontrados leais e fiéis ao Deus do Céu? Que devemos prezar mais do que Sua verdade e Sua lei? Que educação pode ser provida aos estudantes em nossas escolas que seja tão necessária como o conhecimento de: “Que dizem as Escrituras?”(Ellen G. White, Conselhos sobre educação, p. 116).

Desafio: separe um tempo hoje até o pôr-do-sol para recapitular a lição e anotar o que mais lhe chamou a atenção.

Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Crianças): A Perseverança de Soyloo – 18 de Agosto 2018

  Soyloo vive na Mongólia [localizar no mapa] e visitou a Igreja Adventista do Sétimo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!