Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA JOVENS - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Jovens: Lição 09 – Enganos do Tempo do Fim – 26 de Maio a 02 de Junho 2018

Comentários para Jovens: Lição 09 – Enganos do Tempo do Fim – 26 de Maio a 02 de Junho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



SÁBADO A TARDE – 26 DE MAIO 2018 – PRÉVIA DA SEMANA

Comentário por:  Gleyston Max

“O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele” (Apocalipse 12:9, Nova tradução linguagem de hoje).

Você já foi enganado alguma vez? Quanto tempo faz? O que você sentiu? As pessoas que enfrentam essa situação, geralmente ficam chateadas e reagem de maneiras diversas; algumas se fecham e alimentam sentimentos de desconfiança contra o próximo, outras adotam uma postura agressiva contra o sujeito causador do engano e existem até aqueles indivíduos que preferem a indiferença. Seja qual for a reação, o que não se pode negar é que o engano não provêm de Deus, mas do diabo.

Já no início da criação do mundo, no jardim do Éden, o engano foi exercido pelo nosso arquinimigo. Os primeiros seres humanos vítimas desse mal foram Adão e Eva. Na realidade, o engano existe desde muito antes disso, pois no céu, Lúcifer pretendeu tomar o lugar de Deus e, com o objetivo de alcançar seus objetivos, utilizou sua arma de engano. Esse mal faz parte da realidade humana desde que nascemos. Logo cedo na vida já o experimentamos: quando somos enganados por um coleguinha na escola por causa de algum brinquedo, quando nossa amiga íntima não guarda um segredo, ou até quando alguém que amamos nos trai. Tudo teve início no coração de um ser perfeito e, de lá pra cá, o engano apenas aumentou e se multiplicou em suas variadas formas

O engano causa sofrimento e tristeza, além de fazer desviar do caminho os sinceros; talvez seja esse um dos principais motivos que faz Satanás adotá-lo. Os cristãos que vivem no tempo do fim devem se preparar para a falsidade que surgirá, pois como a profecia afirma (Mc 13:22), se possível, até os próprios escolhidos seriam enganados.

Nesta semana iremos estudar sobre os enganos que devem acontecer no tempo do fim. Como podemos estar atentos às mentiras de satanás, a antiga serpente, e de que forma nos manteremos firmes, enquanto aguardamos ansiosamente o retorno do nosso Senhor. Deus lhe abençoe e o faça forte contra os enganos que poderá enfrentar.

Pense: “Deus exorta Suas criaturas a que afastem a atenção da confusão e perplexidade que as rodeiam, e admirem a Sua obra. Os corpos celestes são dignos de contemplação. Deus os fez para benefício do homem, e à medida que estudarmos Suas obras, anjos de Deus estarão ao nosso lado para iluminar nossa mente e guardá-la do engano satânico”. — The S.D.A. BibleCommentary 4:1145. (Ellen G. White, A verdade sobre os anjos, p. 17).

Desafio: Separe tempo para esutdar hoje a leitura complementar indicada pela lição e anote os pontos relevantes que encontrou e medite sobre eles durante a semana.


DOMINGO, 27 DE MAIO 2018 – SAIA-BALÃO

Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras” (João 8: 44).

Quando olhamos para a forma como satanás atua na Bíblia, principalmente utilizando-se da mentira, percebe-se visivelmente em muitos textos, que ele não apresenta como a realidade é, mas sim, disfarçada. Satanás só oferece coisas aparentemente boas quando por trás delas existe morte e destruição.

As Escrituras mostram o exemplo de Eva, no jardim do Éden, quando ele ofereceu a ela uma maneira de alcançar o mesmo nível de conhecimento de Deus. Mas, infelizmente, o resultado foi a queda. Outro exemplo foi o de Jesus, quando foi tentado pelo próprio diabo. O inimigo também ofereceu grandes coisas para Cristo, porém, para isso Jesus deveria adorá-lo, nem que fosse apenas uma vez e, nesse caso, a lei seria quebrada. Em outras palavras, não podemos confiar nas promessas de satanás, pois ele é o pai da mentira (Jo 8:44) e o enganador, a antiga serpente (Ap. 12:9).

O mesmo satanás nos tenta diariamente, por meio de instrumentos inimagináveis. Por isso, devemos ficar sempre vigilantes, pois elê é como um leão querendo nos devorar (1 Pd 5:8). Ele diz palavras mansas como de um cordeiro, mas no fundo é um leão violento.

Jovem, quando o inimigo lhe tentar dizendo: não tem nada a ver fazer sexo antes do casamento, pois o importante é o amor, em suas variadas formas. Não sujeite-se e nem acredite nas suas meias verdades, contaminadas pelos seus enganos. Deus deseja fidelidade para você e o sexo apenas no casamento está dentro desse plano. Quando o diabo disser que você pode fazer o que quiser, até mesmo quebrar as leis de Deus, incluindo o sábado, pois Deus ama a todos e não exige sacrifício de ninguém, não acredite! A Lei de Deus é santa e é uma barreira de proteção contra o mal e contra sua artimanhas. Ficar? Nada a ver! Todo mundo faz e não vejo problema? Deus quer que você se resguarde e viva uma vida consagrada. Não se engane, e não pense que sem Deus você pode vencer satanás ou perceber sua obra, pois ele mesmo pode se transformar como um anjo de Luz e seus anjos, ministros de justiça (2 Co 11:14,15).

De um lado está Deus (Tt 1:2), com palavras de amor e verdade, por mais que algumas vezes ela não lhe faça sentir bem, pois aponta para o pecado. Do outro lado esta satanás, mostrando um belo embrulho de presente, porém com todo tipo de imundícia dentro. Qual dos dois você escolherá? Deus e sua verdade ou o diabo e seus enganos?

Pense: “Todos os Seus propósitos serão cumpridos. Sua lei está vinculada a Seu trono, e nenhum poder do mal poderá destruí-la. A verdade é inspirada e guardada por Deus; e ela triunfará sobre toda oposição”(EllenWhite, Atos dos Apóstolos, p. 7).

Desafio: Crie duas colunas numa folha de papel, computador ou celular; escreva na parte superior de uma delas a palavra “Deus”, e na outra, a palavra “Diabo”. Em seguida, com paciência, enumere os atributos que você acha que cada um deles tem e reflita sobre isso.


SEGUNDA, 28 DE MAIO 2018 – O VERBO SE FEZ CARNE

Como visto na lição de ontem, existe uma diferença enorme entre a palavra de Deus e os enganos satânicos, na verdade um abismo infinito. Satanás sempre falsifica a imagem de Deus e seu ministério. Sabemos que Deus é santo, justo, bom e perfeito; seu ministério exemplifica Seu infinito amor por nós. Essas verdades são um fato inquestionável. Satanás acusa Deus e, para fazer sua obra progredir, ele se utiliza da mentira e do engano. Isso é o que ele faz desde antes mesmo de ser expulso do céu.

Ao contrário do que satanás afirma comrespeito à Deus, suas palavras são perfeitas. O exemplo mais claro desse fato é a encarnação de Jesus, o próprio logos de Deus. Aquele que representou de maneira plena a lei e a verdade das escrituras. Nunca chegaremos num estágio de perfeição como ao de Jesus, não há possibilidade de sermos perfeitos como Cristo e alcançarmos o favor de Deus sem sua intercessão. Como dito anteriormente, Ele é a ponte que nos liga ao trono do Eterno. Seus atos vistos na terra são a imagem plena da palavra de Deus.

O maior bem que qualquer pessoa poderia alcançar é nada mais e nada menos que interiorizar a palavra de Deus e ser transformado por ela. A palavra foi escrita por homens, imperfeitos como nós, porém como umacartade Deus. O Senhor escolheu linguagem humana pra que o compreendêssemos, a ele e sua mensagem.

Ame a palavra, gaste tempo com ela, ela será para você uma arma contra as ciladas de Satanás. Como cristo venceu pelo “está escrito” você também pode, acredite!

Pense: “Desde a queda de Adão, Cristo estivera confiando a servos escolhidos a semente de Sua Palavra, para ser lançada nos corações humanos. Durante Sua vida na Terra, Ele semeara a semente da verdade e a regara com Seu sangue. As conversões ocorridas no dia do Pentecostes foram resultado dessa semeadura, a colheita da obra de Cristo, revelando o poder de Seus ensinos” (Ellen White, Atos dos Apóstolos, p. 24).

Desafio: Separe pelo menos cinco amigos que não conhecem Jesus. Selecione um deles para você anunciar o evangelho até o fim de semana.


TERÇA, 29 DE MAIO 2018 – BREVE VIRÁ O TEMPO

O tempo que nos leva para o cumprimento das profecias, fim do tempo da graça e termino da trajetória do pecado sobre a terra está terminando, não há como correr, nem postergar. Como está sua preparação? A lei de Deus quebrada pelo diabo, perseguição por parte dos inimigos de Deus, uma agonia comparada à angustia de Jacó tudo está acontecendo numa proporção rápida (Jr 30:7; Ellen G. White, Conselhos para a igreja, p. 38).

O céu está próximo, não deixe de estar lá. Nem pessoa, curso, bens, absolutamente nada deve desviar nosso olhar do céu, o mais importante!

Se tivéssemos nossos olhos abertos, veríamos a luta que existe, anjos celestes lutando por nossa salvação, enquanto seres malignos se esforçando para que desprezemos a palavra de Deus e aceitemos os enganos de satanás. Nem que para isso ele utilize o sofrimento intenso e o fogo, ele não desanimará de seu objetivo. Nossa força deve estar em Deus e em Sua palavra. Busquemos estar perto do Senhor, agarrados como uma criança ao pai quando percebe que está em perigo. Busque a salvação como se nada mais valesse a pena, como se não tivesse mais nada para buscar na vida.

O tempo já chegou para nos consagrarmos a Deus e fazermos maravilhas pelo poder do Eterno. O tempo chegou de iluminar o mundo com a luz do evangelho e lutar junto a Ele a luta contra o inimigo. Se apegue ao perdão, graça oferecida e entre com força no exército de Cristo. Lutar, lutar, até que a batalha termine e recebamos nossa coroa. Lute por você, por sua família, por seu cônjuge, por seus irmãos e amigos, pois qualquer perda e sofrimento vale apena quando o alvo é o céu.

Pense: “Não lhe é seguro confiar em impressões e sentimentos. Tem sido seu infortúnio cair sob o poder daquele engano satânico, o espiritualismo. Este manto de morte o cobriu, e sua imaginação e nervos têm estado sob o controle de demônios; e quando se torna autoconfiante e não se apega a Deus com inabalável confiança, você está positivamente em perigo” (Ellen White, Testemunho para a igreja, v.3, p. 418).

Desafio: Se ainda não o fez, faça um planejamento para ler todo o livro do Apocalipse até o fim do trimestre e meditar em suas promessas.


QUARTA, 30 DE MAIO 2018 – MARAVILHAS ENGANADORAS

Um elemento importante da verdade cristã que tem sido grandemente questionado por muitos, incluindo leigos e especialista é a realidade da criação. Acreditamos, pois que a Bíblia revela de maneira clara, que foi Deus quem criou o universo e o planeta terra. O escritor bíblico não procura provar isso, pois para ele e para seus leitores primários não havia problema com respeito a essa verdade. Porém, nas últimas décadas, as escrituras foram julgadas pela evolução das espécies. Além tirar Deus da criação, também procurou destruir Sua lei.

Alguns tentaram harmonizar a fé cristã com o evolucionismo criando a ideia de que Deus usou milhões de anos para criar o mundo. Porém, como você já sabe, Deus criou o universo em 6 dias literais. Diferente da teoria da evolução que defende a ideia de um ancestral comum e a falta de planejamento no processo divino de criação, a Bíblia revela que Deus criou o ser humano com suas próprias mãos e tudo foi planejado, não na mente de um homem, mas namente de Deus. O resultado pode ser percebido na natureza atualmente, mesmo transformada pelo pecado. Sua complexidade defende a certeza de que precisa existir um planejamento supremo para a existência e manutenção do universo. Faça o teste: recorte de páginas de jornal ou revistas, separando cada letra individualmente. Coloque em um copo e depois de mexer despeje no chão, você pode repetir infinitamente o ato, porém, nunca irá conseguir formar um conjunto completo de frases e informações, em outras palavras, o mundo não pode surgir do caos.

Jovem, aqui o espaço é limitado para descortinar para você mais informações que validam o criacionismo bíblico ao invés do evolucionismo. Procure livro, artigos, vídeos e materiais diversos na internet sobre o assunto e você vai se surpreender como a Bíblia é a verdade e os discursos de satanás, por mais bela que possam parecer, são grandes mentiras.

Pense: “Só na Palavra de Deus encontramos um relato autêntico da criação. Nela contemplamos o poder que lançou os fundamentos da Terra e estendeu os céus. Somente aí podemos encontrar a história de nossa raça, não contaminada pelo preconceito ou o orgulho humano” (Ellen White, Conselhos sobre Educação, p. 63).

Desafio: Separe um tempo no próximo sábado para meditar em meio a natureza, leve sua Bíblia e lição.


QUINTA, 31 DE MAIO 2018 – SEREMOS ENGANADOS?

Satanás enganou os anjos do céu, enganou o casal no Éden, enganou muitos outras pessoas na história, aliás, tentou enganar até mesmo Cristo, não pense que ele fará diferente hoje, muito pelo contrário, ele sabe que pouco tempo lhe resta, por isso, ele trabalhará com mais força.

A pergunta que surge é: seremos enganados? Ou teremos a sabedoria divina para vencermos os enganos satânicos? E ainda mais, como podemos vencer?

Apocalipse 12, 13 e 14 mostramcomo o diabo procura perverter tudo o que Deus ensina. Ali é apresentada a trindade contrafeita, ou seja, personagens que procuram ser como Deus.

O primeiro personagem que procura representar a Deus Pai, é o próprio dragão, a antiga serpente (Ap 12:9), em seguida, no capítulo treze de Apocalipse a besta do mar propõe falsificar a imagem de Cristo e seu ministério. Exemplo: o dragão lhe dá autoridade, dá mesma maneira que Cristo recebeu do Pai, ela foi golpeada de morte, mas foi curada, cristo morreu, mas ressuscitou. O terceiro ser é a besta da terra, que como o Espírito Santo, veio para atrair as pessoas a Cristo, ela fará com que o mundo adore a besta do mar. Muitas outros pontos revelam essa realidade, porém, pelo espaço que temos quero desafiá-lo a estudar os capítulos 12 a 14 de Apocalipse sobre essa ótica e procure perceber essa realidade.

Satanás se disfarça de anjo de luz e quer ser semelhante à Deus, a obra do engano de satanás não para, ela continua. A Bíblia revela a diferença entre Deus e o diabo. Você será enganado? Que o poder de Deus lhe dê força e visão para abraçar a verdade e vencer a mentira.

Pense: “Satanás apresenta a divina lei de amor como uma lei de egoísmo. Declara que nos é impossível obedecer-lhe aos preceitos. A queda de nossos primeiros pais, com toda a miséria resultante, ele atribui ao Criador, levando os homens a olharem a Deus como autor do pecado, do sofrimento e da morte. Jesus devia patentear esse engano” (Ellen White, Desejado de todas as Nações,p. 12).

Desafio: Leia os capítulos 12, 13 e 14 de Apocalipse e depois escreva numa folha de papel o que você descobriu da trindade contrafeita.


SEXTA, 01 DE JUNHO 2018  -TENTAÇÃO

Somos tentados diariamente por satanás; ele tenta no enganar e nos afastar de Deus. Quando somos tentados precisamos sempre lembrar de que lado estamos, se de Deus ou de satanás. Se estamos ao lado de Deus, vencemos a luta e mesmo se viermos a cair, saberemos que existe perdão, graça e outra chance. Porém, se estivermos com satanás, estaremos destinados a perdição.

O conhecimento liberta da culpa, do egoísmo, da mentira, etc. E o melhor de tudo é que quando conhecemos a palavra de Deus descobrimos a verdade e ela nos liberta do peso do erro e da escravidão do pecado, somos livres em Cristo Jesus! Amém por isso! Se quisermos vencer as tentações, não há outro caminho, outra solução, somente se estivermos em Deus e em sua palavra.

Como Jesus venceu no deserto da tentação podemos vencer, a vitória dele é nossa, podemos nos alegrar, pois em Deus todas as coisas são possíveis e tudo posso naquele que me fortalece. Você acha que a tentação é forte demais para você vencer? Deus é tão sábio, justo e bomque nenhuma tentação nos sobrevém sem que possamos vencê-la. Deus nos protege para que não caiamos naquilo que podemos ficar em pé. A tentação vem para que saibamos de que lado estamos e o quanto estamos dispostos a seguir Jesus. Seja forte, ao seu lado tem um poder infinito. a vitória é certa. Deus o abençoe nesse sábado, que amanhã você consiga desfrutar das bênçãos separadas para aqueles que decidem obedecer a Deus, vencer os enganos de satanás e descansar na criação do Eterno.

Pense: “Toda tentação, toda influência adversa, quer manifesta quer secreta, pode com êxito ser vencida, “não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos. Zacarias 4:6” (Ellen White, O Grande conflito, p. 529).

Desafio: Separe o dia de hoje para orar por você, por sua família e para que vocês sejam fortes contra as tentações de satanás.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Menores): Guardas de Vestes Brancas – 24 de Novembro 2018

  Numa tarde de sábado, trinta desbravadores e seus líderes juntamente com outros adultos se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!