Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA JOVENS - 1° TRIMESTRE 2019 / Comentários para Jovens: Lição 10 – O Evangelho Eterno – 02 a 09 de Março 2019

Comentários para Jovens: Lição 10 – O Evangelho Eterno – 02 a 09 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



SÁBADO A TARDE – 02 DE MARÇO 2019 – INTRODUÇÃO

Antes que Jesus mostrasse a João as mensagens que o mundo deveria ouvir antes que os episódios finais da história do tempo e deste planeta fossem completados, Ele mostrou que o Cordeiro terá um remanescente que não se curvará aos propósitos e servilismo requeridos pela imagem da besta, será o exército que acompanhará o Cordeiro por todos os Seus caminhos, representado pelo número 144.000, fiéis, impolutos e sem mácula, que “na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus” (Apocalipse 14:5).

Eles são marcados com o selo de Deus, ”guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12), pois terão que combater o assédio, o ódio e os ardis de Satanás e seus aliados, a besta do mar, a besta da terra e a imagem da besta que, conforme a revelação, praticarão o engano de Satanás, de forma tão intensiva e quase irresistível, a ponto de Jesus já ter determinado que “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; …” (Mateus 24:22).

Ao mesmo tempo que Satanás intensifica seu engano, das mais variadas formas, Jesus providenciou para que ninguém seja envolvido pela astúcia e ardis do inimigo, através da proclamação massiva, intensa e com poder, como os discípulos e apóstolos o fizeram após o derramamento do Espírito Santo sobre a congregação dos santos.

Essa proclamação é revelada como advertências de Deus a todos, homens e mulheres, crianças, adultos e idosos. Como diz o Apocalipse “aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,” (14:6), porque “O Senhor … é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9).

E toda a obra de Jesus nisto se concretizará plenamente. “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia” (João 6:39).

Pense: “… em relação com “o evangelho eterno”, distinguirão a igreja de Cristo ao tempo de Seu aparecimento. … E esta mensagem é a última a ser dada antes da vinda do Senhor” (EGW, GC, p. 453.3).

Desafio: Aceitar, crer, viver e anunciar o “evangelho eterno” para abreviar o dia do Senhor.


DOMINGO, 03 DE MARÇO 2019 – AS TRÊS MENSAGENS ANGÉLICAS

As advertências de Deus virão por poderosa voz de três anjos proclamando “o evangelho eterno”. “Anjo” é mensageiro. Representa a igreja de Deus, que recebeu a missão de levar o conhecimento da salvação. É pela igreja que Ele quer revelar “ … a multiforme sabedoria de Deus“ (Efésios 3:10), o Plano da Salvação.

A primeira mensagem proclama “o evangelho eterno”. “Evangelho” é a boa nova do concerto de Deus com a humanidade. Boa nova porque anuncia a obra de salvação em Cristo. Deus deseja “que todos venham a arrepender-se”, isto é, sejam salvos. “Eterno” porque planejado e implementado antes da criação “segundo o seu próprio propósito e graça … antes dos tempos dos séculos;” e que “ … Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos”.

A besta deu sua autoridade e poder à imagem da besta, inclusive folego para falar blasfêmias de Deus e Seu nome e impor aos habitantes da Terra que adorem a besta. Deus responde com a proclamação do evangelho eterno em “grande voz” a todos os habitantes do globo.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia nasceu na abertura do livrinho selado e na revelação da vigência do Decálogo na íntegra, como escrito e falado no Sinai. Ela foi chamada para terminar o anúncio do “evangelho do reino … em testemunho a todas as nações” (Mateus 24:14). Assim, a Igreja Adventista é comissionada para cumprir a missão de mensageira de Apocalipse 14.

Satanás e seus aliados: o paganismo e espiritualismo, o dragão; o catolicismo romano, a besta do mar; os Estados Unidos da América e seu poderio político/militar a serviço da besta semelhante ao cordeiro; protestantismo apóstata, o falso profeta; eles utilizarão sua autoridade e poder até a sexta praga (Apocalipse 16:13-14), depois disso, o juízo de Deus.

Assim, no tempo do fim serão duas mensagens, concorrentes e opostas. O objetivo principal de ambas é conquistar aceitação e submissão, para tornar a humanidade obediente e leal, ou a Satanás ou ao Deus Criador.

Pense:A Igreja Adventista do Sétimo Dia nasceu com a missão de alcançar o mundo com a tríplice mensagem angélica de Apocalipse 14. Portanto, é urgente a necessidade de utilização conscienciosa de todos os meios de comunicação”. (EGW, ME, p. 5.1).

Desafio: Participar da proclamação das mensagens apocalípticas, por todos os .meios e formas viáveis.


SEGUNDA-FEIRA, 04 DE MARÇO 2019 – A PRIMEIRA MENSAGEM ANGÉLICA – PARTE I

A primeira mensagem declara “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7).

A mensagem inicia com um apelo significativo de adoração e louvor. “Temei a Deus, e dai-lhe glória“. Observando que as mensagens estão subordinadas à proclamação do “evangelho eterno”, é nesse contexto que essa adoração e louvor devem ser entendidas.

Temer a Deus é prova de um relacionamento de amor, seriedade, submissão à Sua vontade e permissão para Sua presença em nossa vida. Temer a Deus resulta em uma vida justa, de integridade de caráter, bondade, e pela presença constante de Deus na vida e observância dos mandamentos de Deus, desviar-se do mal.

Glorificar a Deus é reconhecer e testemunhar que Suas características: amor e justiça, graça e misericórdia, as mais destacadas e reconhecidas. Glorificá-Lo “porque é vinda a hora do seu juízo“, e Ele trará a juízo toda obra humana, aparentes e ocultas, desde palavras, atos e atitudes até pensamentos e maquinações. Glorifica-Lo pelo Plano de Salvação e a obra de Jesus Cristo a favor da salvação da humanidade. Glorificá-Lo porque Ele é santo, fiel e verdadeiro.

Como povo de Deus, somos instados a temer a Deus e glorifica-Lo, todos os que o servem e estão sob Sua benção e proteção. Nossa adoração, nosso relacionamento, nosso temor a Deus deve corresponder a praticarmos toda a Sua Palavra, guardar e obedecer a Seus mandamentos, amá-Lo de todo nosso entendimento, forças, sentimentos e emoções, e refletir na entrega de nossa vida aos Seus cuidados, o Seu caráter. (Veja Deuteronômio 11:13, 5:29; Eclesiastes 12:13, Mateus 22:37).

Pense:As igrejas que recusaram receber a primeira mensagem angélica rejeitaram luz celestial. A mensagem foi misericordiosamente enviada para levá-los a ver sua verdadeira condição de mundanismo e afastamento e para buscarem o preparo para o encontro com o Senhor”. (EGW, HR, p. 364.1).

Desafio: Proclame a mensagem. Divulgue-a: “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas


TERÇA-FEIRA, 05 DE MARÇO 2019 – A PRIMEIRA MENSAGEM ANGÉLICA – PARTE II

A humanidade é segregada em grupos: étnicos, políticos, filosóficos, religiosos, etc. A crise final classificará todos em apenas dois grupos. “Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12) e os que obedecem e adoram a besta.

Os primeiros quatro mandamentos do Decálogo centralizam-se na razão para adorar e obedecer a Deus. 1º) Ele livra da escravidão; 2º) Ele é Deus, qualquer outro é adoração a não-deus; 3º) as palavras revelam o respeito a Deus, se não for usado Seu Nome corriqueira ou levianamente; 4º) ter sempre em mente que só Ele é Criador e separou e abençoou o sétimo dia, o sábado, para comunhão, adoração, louvor a Ele (Êxodo 20:2-11).

Satanás terá permissão para atacar e provar todos os filhos de Deus, como foi autorizado atacar a Jó até atingir sua carne. Seus ataques serão direcionados à fé dos santos, para que desconfiem da justiça e amor de Deus, menosprezando os primeiros quatro Mandamentos. Apenas os que tiverem seus nomes escritos no livro do Cordeiro resistirão e testemunharão sua certeza de fé. (Apocalipse 13:7-8, 15).

Os aliados de Satanás criarão uma autoridade civil-religiosa que imporá todos adorarem a imagem da besta, sob pena de morte; desafiará a fé em Deus ou no Seu interesse neste mundo, blasfemando contra Deus e do Seu nome; imporá obrigatoriedade da marca da besta, para manter relações comerciais ou trabalho, quebrando os mandamentos de Deus. (Apocalipse 13:14-15; 5 e 6; 16-17).

O âmago da questão está na primeira mensagem quando diz: “ … E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7 Comparar Êxodo 20:11). O sábado é um sinal especial da relação humanidade e Deus Criador e foi dado para saberem que Ele é o “o SENHOR que os santifica” (Êxodo 31:13; Ezequiel 20:12).

Pense:Esta mensagem [Apocalipse 14:7], caso seja atendida, chamará a atenção de toda nação, e tribo e língua e povo a um acurado exame da Palavra, e à verdadeira luz quanto ao poder que mudou o sábado do sétimo dia para um sábado espúrio”. (EGW, ME, v. 2, p. 105.3).

Desafio: Manter-se fiel a todo custo, ainda que seja necessário colocar-se sobre o altar de sacrifício.


QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO 2019 – A SEGUNDA MENSAGEM ANGÉLICA

A segunda mensagem é dirigida a Babilônia, que é identificada como uma prostituta, aliás, “mãe das prostituições” e, segundo Ellen G. White suas filhas simbolizam “ … as igrejas que se apegam às suas doutrinas e tradições” (O Grande Conflito, 382.3).

Portanto, Babilônia, “confusão”, é a união de religiões imiscuída em falsidades, como o catolicismo romano com o protestantismo apóstata. Babilônia, serve a Satanás contra o povo de Deus. Característica de Babilônia reproduzirá a arrogância da Babilônia imperial, exaltando-se acima de Deus e agindo para tomar o Seu lugar, impondo a adoração de falsos deuses. Se afasta mais de Deus ao rejeitar a luz do evangelho eterno que lhe é anunciado. Sua queda será definitiva quando a união igreja e mundo se realizar por todo o cristianismo.

Para Deus sempre é tempo presente, não havendo passado ou futuro, pois eterno que é, anuncia o que o tempo histórico ainda irá confirmar como se acontecido fosse. Caiu Babilônia.

As verdades misturadas com mentiras, contidas nos ensinos de Babilônia, embriagam as pessoas, porque as seduz por sua imoralidade e pelo engano de enriquecimento material, intelectual e espiritual. Esse vinho são os falsos ensinos e doutrinas apresentadas como verdades plenas, como Satanás fez no diálogo com Eva e nas afirmações das tentações de Cristo no deserto (Genesis 3:1-5, Mateus 1:11).

As recentes aproximações de antigas e tradicionais igrejas protestantes do catolicismo romano, incluindo as declarações de que o evangelho é um só e a união das denominações evangélicas sob a liderança do bispo de Roma, o papa, os conduzirá a um novo patamar de experiência com Deus, só mostram que vivenciamos os últimos ajustes e acordos para que a profecia apocalíptica se cumpra e todos serão contestados a submeterem-se à marca e número da besta. Está você pronto para explicar porque não receberá essa marca?

Pense:O diligente e humilde estudante, buscando com fervorosa oração e estudo a verdade segundo ela é em Jesus, será muito seguramente recompensado. Ele busca auxílio, não nas ideias de escritores humanos, mas na Fonte da sabedoria e conhecimento; e, sob a guia de seres santos, obtém um claro conhecimento da verdade”. (EGW, OE, p. 251.2).

Desafio: Pedir o Espírito Santo ao ler e estudar a Palavra de Deus, para que não caia como Babilônia.


QUINTA-FEIRA, 07 DE MARÇO 2019 – A TERCEIRA MENSAGEM ANGÉLICA

Já vimos que a humanidade será dividida em dois grupos: o povo fiel de Deus e os que adoram a besta. Grupos que estão caracterizados em Apocalipse 14:9-10, 12 que aplica ao povo de Deus paciência e a guarda dos mandamentos e a fé em Jesus, e aos adoradores da besta atribui beberem “do vinho da ira de Deus”.

Na Bíblia “ira” é alguém oferecer um cálice de vinho a beber. Beber do vinho da ira de Deus resulta tremores e enlouquecimento. A Jeremias ordenou-se tomar da mão de Deus o copo e dar a beber a todas as nações. Babilônia também oferecerá a todas as nações um copo de vinho misturado.

O juízo de Deus será um cálice cheio do “vinho da ira de Deus, não misturado”. Antigamente diluíam o vinho com água, reduzindo seu efeito embriagante. No juízo, Deus apresentará vinho puro, não diluído em água, mostrando Sua grande ira, e aplicará com poder, sem misericórdia. Por isso, a humanidade clamará “ … aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos …” (Apocalipse 6:16).

O juízo divino pode ser aplicado por “fogo e enxofre”. Assim foi com Sodoma e Gomorra. O texto diz que a sua “fumaça … sobe pelos séculos dos séculos”. Deus não condene um pecador a uma pena eterna, pois têm como características principais amor e justiça.

No juízo a Sodoma e Gomorra, Judas 7 confirma que o juízo foi de “fogo eterno”. Mas essas cidades não queimam até hoje. Porém, o fogo vigiu enquanto havia matéria para queimar. Isto é, o efeito é eterno

Satanás e seus aliados, serão lançados no “lago de fogo e enxofre”, mas, após extinta a vida, não haverá um lago de fogo queimando para sempre.

A fumaça indica os resultados do fogo. Todos que escolherem a inimizade com Deus, sofrerão a ira divina e sua fumaça marcará a total destruição de pecadores não arrependidos.

A fumaça que sobe “pelos séculos dos séculos” indica que queimou tudo que havia para ser queimado.

Pense:Na desvairada contenda de suas próprias e violentas paixões, e pelo derramamento terrível da ira de Deus sem mistura, sucumbem os ímpios habitantes da Terra — sacerdotes, governadores e povo, ricos e pobres, elevados e baixos”. (EGW, EF, p. 278.3).

Desafio: Ter a paciência dos santos, guardar os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.


SEXTA-FEIRA, 08 DE MARÇO 2019 – PONTOS DE REFLEXÃO

O principal motivo de ser levantado um remanescente para Deus através da Igreja Adventista do Sétimo Dia é promover a proclamação do evangelho eterno, com grande voz, a todos os povos, tribos, línguas e nações. E no evangelho eterno está implícito a ênfase à mensagem de que o juízo de Deus é chegado, e por isso, todos devem temer a Deus e dar-Lhe glória, como anunciou o primeiro anjo.

A guarda dos mandamentos distinguirá a todo seguidor de Cristo Jesus e, primordial neste testemunho, a santificação e glorificação de Deus e Seu Cristo pela observância do sétimo dia, o sábado, como dia de comunhão, estudo, meditação e reflexão na obra divina da criação e da salvação

A mensagem inicial deve ser acompanhada de uma segunda pregação que avise ao mundo que a Babilônia moderna, resultante da união de igrejas cristãs que receberam a verdade pura, mas, a trocaram por fábulas humanas, ensinando doutrinas que são de homens e ainda se unindo aos aliados de Satanás para perseguirem o povo de Deus, essa Babilônia foi derrubada e desmascarada ao ser identificada como “mãe das prostituições”. Ela caiu.

E por terceiro, a Igreja Adventista tem em seu corpo de missão a responsabilidade de avisar a todas as gentes que Deus dará aos pecadores renitentes e que não se arrependem, o vinho da Sua ira, não misturado, e que por isso, os aliados de Satanás e seus seguidores, os adoradores da besta e de sua imagem, serão lançados no lago de fogo e enxofre, preparado para o diabo e seus anjos.

Finalmente, aos verdadeiros e fiéis servos de Deus, participantes da missão de levar essas mensagens ao mundo, serão reconhecidos como aqueles “que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

Pense:A grande obra do evangelho não deverá se encerrar com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou seu início […] A mensagem há de ser levada não tanto por argumentos como pela convicção profunda do Espírito de Deus. Os argumentos foram apresentados. A semente foi semeada e agora brotará e frutificará”. (EGW, GC, p. 611, 612).

Desafio: Viver o evangelho de tal forma que sua vida seja a maior e melhor pregação da mensagem.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Salvando Angola – 23 de Março 2019

Fazer DownloadImprimir  Paulo deixou a mãe extremamente zangada, quando abandonou o emprego e decidiu evangelizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!