Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA JOVENS - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Jovens: Lição 13 – A Volta do Nosso Senhor Jesus

Comentários para Jovens: Lição 13 – A Volta do Nosso Senhor Jesus

Print Friendly, PDF & Email

 

 



SÁBADO A TARDE – 23 DE JUNHO 2018 – PRÉVIA DA SEMANA

Comentário por Gleyston Max

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24: 27, Almeida Corrigida Fiel).

O pensamento ocidental. no decorrer da história, sempre tentou descobrir a resposta para algumas questões relacionadas à realidade do ser e do mundo. Quem é o ser humano? Muito material foi escrito pretendendo esclarecer a dúvida, no entanto, até hoje, essa pergunta existe na mente da maioria das pessoas. Todo o ser humano quer saber quem é, de onde vem, para aonde vai e qual seu propósito no mundo. A filosofia tenta oferecer uma solução para essa questão, utilizando-se de muita retórica e argumentos, porém, as Escrituras Sagradas já tinham, desde muito tempo, uma resposta para isso. Antes mesmo do surgimento do cristianismo, a Bíblia já tratava desses assuntos.

A resposta para isso é clara: Deus conhece suas criaturas e, por isso, proporciona para todos a oportunidade de alcançar o que Ele planejou para a humanidade desde o início. Os que pertencem a Deus sempre souberam da importância que Deus lhes confere, sempre souberam que são criação divina, saídos das próprias mãos do eterno. E por fim, sempre souberam que seu destino era melhor do que já haviam experimentado enquanto viviam nessa Terra. Deus fez promessas à humanidade desde o início. Lembra!? Quando Adão e Eva pecaram, descobriram a misericórdia divina ao ouvir a maldição sobre a serpente e a promessa destinada a eles e à sua própria descendência.

Jesus voltará, acredite, é promessa de Deus! Não sabemos quando. A única coisa que sabemos é como estará o mundo nos dias antecedentes à Sua vinda. Nesta semana iremos estudar sobre a volta de Jesus, como ela acontecerá e como podemos estar preparados. A última lição dessa série sobre o tempo do fim não poderia terminar diferente. Boa semana e bons estudos.

Pense: Pense: “Foi, porém, nos Estados Unidos que a mensagem do Advento foi mais vastamente proclamada e recebida. Sendo as profecias bíblicas referentes à volta de Jesus aceitas por homens e mulheres eruditos, de muitas profissões religiosas, resultou daí um grande número de fervorosos crentes adventistas. Convém notar, todavia, que não se formou nenhuma organização religiosa separada e distinta. A esperança do Advento levou a profundos avivamentos religiosos que beneficiaram todas as igrejas protestantes, levando muitos céticos e incrédulos a confessar em público sua fé na Bíblia e em Deus”. (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. VIII).

Desafio: Hoje é sábado, o dia do Senhor, aproveite para se relacionar com Ele através do estudo da Bíblia. Medite nas leituras adicionais propostas para esta semana e seja abençoado.


DOMINGO, 24 DE JUNHO 2018 – VISÃO ESPIRITUAL CLARA

O povo remanescente de Deus recebe diariamente bênçãos incontáveis. Não me refiro aqui àquelas que podemos carregar na carteira (isso é um assunto pra outra lição), mas àquelas que permitem ao Seu servo estar sempre atento para fazer a vontade do Senhor e principalmente estar preparado para receber o Senhor. Entre as muitas bênçãos recebidas, a visão espiritual clara que somente pode ser alcançada por intermédio do Espírito Santo é uma das principais. Com essa visão aprendemos a tratar o nosso irmão sem orgulho, presunção ou arrogância, mas com amor e humildade; com ela percebemos o que realmente tem valor na vida e nos dedicamos a elas. Ainda mais, com a visão espiritual clara aprendemos a valorizar a revelação de Deus através da Bíblia e seus ensinamentos, e a confiar nela.

A volta de Jesus é uma coisa certa, e é a base da esperança do cristão.
O conhecimento do fim pode alterar nossa caminhada. Ela pode se tornar mais leve ou mais pesada. Para o cristão, o fim atua como uma esperança para o futuro e isso representa força, energia e motivação em meio às provas. O dia do Senhor virá e concederá a cada um segundo suas próprias obras.

A realidade dessa promessa não é vista apenas no NT, mas também no AT, onde os profetas acreditavam no Messias e na restauração com a qual alcançariam a libertação do pecado. O próprio Moisés quando subiu o monte em seu último dia de vida teve a oportunidade de ver muitas coisas reveladas pelo Senhor, entre elas a volta gloriosa de Jesus.

O Dia de Deus virá e ainda há tempo para decidir fazer parte do Seu Reino. Hoje é dia de decisão.

Pense: “Ainda outra cena se desdobrara à sua vista — a Terra livre da maldição, mais linda do que a bela terra da promessa, que tão poucos momentos antes se estendera perante ele. Não há pecado, e a morte não pode entrar ali. Encontram, ali, as nações dos salvos o seu lar eterno. Com indizível alegria Moisés olha para a cena — a realização de um livramento mais glorioso do que jamais esboçaram as suas mais radiosas esperanças. Passada para sempre sua peregrinação terrestre, entrou finalmente o Israel de Deus na boa terra” (Ellen White. Patriarcas e Profetas, p.).

Desafio: Aproveite o momento e, se puder, leia a narrativa da morte de Moisés descrita por Ellen G. White. Patriarcas e Profetas, capítulo 42, “A morte de Moisés”. Disponível pela internet no Centro de Pesquisa Ellen G. White. https://egwwritings.org/


SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JUNHO 2018 – VOCÊ ESTÁ PRONTO?

Ontem relembramos como tanto o AT, quanto o NT já descortinavam para os leitores a certeza da vinda do Messias, a vingança de Deus em favor de Seu povo e a vida de paz oferecida a todos que o aceitam. Porém, um profeta do AT apresentou essa realidade de maneira profética. A interpretação de Daniel no capítulo 2 de seu livro apresenta a certeza da volta de Jesus. A profecia faz uma divisão entre os reinos da terra – da cabeça de ouro aos pés de barro – e o outro reino. Nesse texto, a expressão outro tem o sentido de completamente diferente dos antecessores. Esse outro reino é proveniente da pedra que acerta os pés da estátua, esmiúça toda a estátua e enche a terra. Esse reino, que começa, literalmente, com a segunda vinda de Cristo, nunca será destruído.

Que linda profecia para o povo de Deus! O reino de Deus será eterno, definitivamente sem as sujeiras e misérias experimentadas pela humanidade nesse mundo, e serão completamente destruídas e darão seu lugar ao amor, à paz e realização plena dos mais puros pensamentos e desejos.

Uma promessa que parece impossível, aplicando-se os critérios e referenciais humanos, mas que, assim como tudo o que é relacionado com a vida espiritual, pertence a uma dimensão acima da nossa.

Estejamos preparados! A volta de Jesus é tão certa como o sol que é visto todos os dias no céu, mas nunca ninguém tocou nele. Jesus prometeu, os anjos proclamaram, os discípulos deram a vida por essa promessa e a igreja prega a esperança.

Pense: “Jesus revelou aos discípulos a experiência de Seu povo desde os dias em que

Pense: “Jesus revelou aos discípulos a experiência de Seu povo desde os dias em que deveria ser tirado dentre eles até a Sua volta em poder e glória. Penetrando profundamente no futuro, Seus olhos divisaram as ferozes tempestades que deveriam açoitar Seus seguidores nos vindouros séculos de perseguição. Mateus 24:9, 21, 22. Os seguidores de Cristo deveriam trilhar a mesma senda de humilhação e sofrimento palmilhada pelo Mestre. A inimizade que irrompera contra o Redentor do mundo se manifestaria contra todos os que cressem em Seu nome”. (Ellen White, O Grande Conflito-Condesando, p. 21).

Desafio: Hoje é um bom dia para você separar alguns momentos para orar pela chuva serôdia e pela preparação, tanto sua, quanto de seus familiares e amigos, para a volta de Jesus. A oração tem poder, acredite!


TERÇA-FEIRA, 26 DE JUNHO 2018 – CONSERVANDO OS OLHOS NO PRÊMIO

De fato, a esperança da segunda vinda de Nosso Senhor é um dos fatores centrais de nossa crença, pois constitui o que de mais precioso o ser humano deseja: a salvação e libertação do pecado. Os acontecimentos atuais passam muito rápido, a era da informação acelera a vida humana, as desgraças nos cercam 24 horas por dia, se não fosse a esperança de que tudo vai ser melhor, a vida não faria sentido.

Muitos argumentam que as crenças na volta de um Deus à terra para acabar com o mal é uma ficção criada pelo cristianismo ou pelas religiões para aliviar o peso do sofrimento humano. Para eles, a volta de Jesus não existe e o fim das coisas será como seu início (do nada para o nada). Essa linha de pensamento é incentivada pelo próprio satanás, ele sabe que seus dias já estão contados, pois ele já foi julgado e, por isso, tenta fazer com que o máximo de pessoas desacredite da grande esperança. Por isso o nosso desafio é anunciar as boas novas da salvação e da vida eterna para as pessoas.

O cristão precisa estar constantemente olhando para a cruz e para o céu. Quando enxerga a cruz, percebe como Deus o ama e como seus pecados podem ser perdoados e quando contempla o céu entende seu futuro e esperança. Nesses dois elementos descobre de onde veio e para onde vai. Na cruz Jesus dá uma resposta divina em linguagem humana para os questionamentos da história.

Mesmo que não houvesse céu, já seria gratificante viver nosso tempo de vida ao lado de Deus, sendo instrumentos do Seu amor para as pessoas e desfrutando de sua companhia e direção. Mas além disso, Ele nos oferece a vida eterna. Glória a Deus nas alturas pelo futuro certo concedido por Ele.

Pense: “Anjos repetiram aos discípulos a promessa de Sua volta: ‘Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao Céu, assim virá do modo como O vistes subir’. Atos dos Apóstolos 1:11. Paulo testificou: ‘Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos Céus’. 1 Tessalonicenses 4:16. Disse o profeta de Patmos: ‘Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá’. Apocalipse 1:7” (Ellen White, O Grande Conflito – Condensado, p. 134).

Desafio: Depois de meditar na lição de hoje, separe um tempo para escolher um texto da Bíblia sobre a volta de Jesus e tente decorá-lo.até o final desta semana.


QUARTA-FEIRA, 27 DE JUNHO 2018 – POR QUE JESUS FOI EMBORA?

Toda a trindade está interessada na salvação do homem. No plano da salvação cada um desempenha um papel importante. O Espírito Santo está conosco nos revelando a salvação oferecida por Jesus e Ele está no céu intercedendo por nós. Ele só pode servir de mediador, pois foi o próprio sacrifício. Jesus foi embora para por em prática a segunda parte que iria desempenhar no plano da salvação.

Mas não estamos desamparados. O Espírito Santo é nosso consolador, ele é um com Jesus e com o Pai. Ele está conosco para nos preparar para a segunda vinda do cordeiro. Sua missão é voltar os nossos olhos para a cruz e a para o céu. Seu papel é destruir a influência maligna de satanás e instar com conosco incentivando-nos a buscar o preparo para nos tornar um participante do Reino de Deus. Sua missão é destruir a influência dos falsos ensinos de satanás na vida dos fiéis filhos de Deus.

O inimigo de Deus procura destruir a verdade da Bíblia. Porém, as Escrituras declaram de forma clara e objetiva que Jesus voltará de forma visível nas nuvens do céu para levar seus filhos com ele. Não trata de arrebatamento secreto ou qualquer coisa parecida. A volta de Jesus será o evento dos séculos, tão real e concreta quanto qualquer outra coisa que existe no mundo. A volta de Jesus também é incondicional, Jesus voltará no tempo certo, estejamos nós preparados ou não. O retorno de Cristo não espera uma mudança na vida da igreja. Na realidade, o Espírito Santo fará a obra para que naquele dia os verdadeiros servos de Deus estejam preparados. Está você pronto para receber Jesus nas nuvens do céu? O Espírito Santo está trabalhando permanentemente em nosso favor, a única coisa que falta é sua decisão.

Pense: “Toma tua decisão para o tempo e para a eternidade. Que nenhum instrumento humano roube tua alma. Ninguém pode pagar o resgate por ela. Porém, Jesus fez isso. Ficarás indiferente a tal amor?… Novamente digo: ‘Vem.’ Jesus te convida; todo o Céu diz: ‘Vem’”. (Ellen White, Olhando para o Alto, p. 384).


QUINTA-FEIRA, 28 DE JUNHO 2018 – A OBRA DIVINA DA TRANSFORMAÇÃO

Desde o início da criação humana, Deus ofereceu o melhor, mesmo que o homem preferisse abandonar o presente de Deus e seguir outros caminhos. Todavia, existe algo que ninguém rejeita: a vida. A maioria das pessoas, no momento em que tem sua existência ameaçada, recorrem à Deus para se manterem vivos. Pois, de alguma maneira eles sabem que Deus é capaz de dar ou manter. Mas uma coisa curiosa nessa situação, é que somente quem pode dar a vida é quem tem poder de criá-la, logo, Deus é reconhecido por muitos, mesmo de forma inconsciente, às vezes, como o Criador da vida. Aliás, Jesus não é apenas o Criador da vida, Ele é a própria vida, da mesma maneira que Ele é o amor (1 Jo 4:8).

O evangelho de João apresenta o Senhor Jesus de algumas maneiras muito peculiares. No capítulo 4 Jesus se intitula como a Água da Vida; no capítulo 6, Ele é o Pão da Vida; nos versos do capítulo 10, Cristo é a Porta e o Bom Pastor. No entanto, é no capítulo seguinte que Jesus se apresenta como a própria Ressurreição e a Vida (11:25). As metáforas associadas ao Senhor possuíam verdades relevantes e profundas para o auditório da época e até mesmo para os leitores de hoje. Ele aparentemente mostra que pode ser o que o ser humano precisa. Você se sente amargurado, desesperado e sem motivo para viver? O Senhor pode suprir todas as suas necessidade, pois sabe como cuidar de nós (Filipenses 4:7, 9).

E o que é a vida? Não importa para aonde corramos, a vida plena só é encontrada em Jesus. A vida é o dom mais precioso que alguém pode receber. E Jesus não oferece uma vida qualquer, Ele dá “vida em abundância” (Jo 10: 10). Para algumas pessoas, apesar de respirarem, reconhecem que lhes falta vida. Você se sente assim? As pressões da nossa sociedade contemporânea empurram as pessoas para o poço da depressão e da infelicidade. Mas Cristo oferece a vida real. Fique com Deus, fique com a vida.

Pense: “A divindade de Cristo é a certeza de vida eterna para o crente. ‘Quem crê em Mim’, disse Jesus, ‘ainda que esteja morto viverá; e todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?’ João 11:25, 26. Cristo olha aqui ao tempo de Sua segunda vinda. Então os justos mortos ressuscitarão incorruptíveis, e os vivos serão trasladados para o Céu, sem ver a morte. O milagre que Cristo estava prestes a realizar, em ressuscitar a Lázaro dos mortos, representaria a ressurreição de todos os justos mortos. Por Suas palavras e obras, declarou-Se o Autor da ressurreição. Aquele que estava, Ele próprio, prestes a morrer na cruz, retinha as chaves da morte, vencedor do sepulcro, e afirmou Seu direito e poder de dar vida eterna” (Ellen White, O Desejado de todas as nações, p. 372).

Desafio: A forma mais comum de as pessoas se relacionarem com Deus é a oração. Essa atitude, muitas vezes, contém apenas pedidos e agradecimentos, raramente há de fato uma conversa com o Senhor. Separe este dia para orar de forma diferente, mas sem pedir, no mínimo agradeça e converse como você faz com um amigo.


SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO 2018 – LIMPAR AS TEIAS DE ARANHAS

Essa é a última lição do trimestre, e muitas coisas foram ditas até aqui, no entanto, o que mais me interessa é saber se você decidiu viver preparado para vinda de Jesus. Em breve, tudo o que estudamos será apenas passado, pois estaremos no céu e o que importa de verdade na vida é buscar intensamente as coisas do céu.

Não poderia encerrar essa lição sem perguntar a você: o que lhe falta para que sua preparação esteja completa? Existe algo que você sabe que precisa deixar? O que impede sua decisão de seguir Jesus plenamente? Essas perguntas precisam fazer parte constante de suas reflexões diárias, pois elas o farão pensar no que realmente importa. Deus concede a força para vencer, a decisão de aceitar é sua.

Nossa maior preocupação não deve ser impressionar as pessoas, mesmo que sejam da nossa própria família. Nem mesmo a Deus precisamos impressionar; Ele não quer demonstrações superficiais de consagração, o que Ele quer de verdade, é que seus filhos tenham uma experiência profunda de transformação e entrega. Que sua busca por conhecimento da Bíblia não se encerre nessa lição, mas que seu desejo de conhecer mais se expanda a cada dia.

Que seu conhecimento sobre profecia possa ser muito maior do que é hoje. O meu desejo também é que você tenha a coragem de partilhar o que aprendeu com os outros. Não faz sentido na vida alcançar a felicidade de forma solitária. Ao mesmo tempo que você recebeu o privilégio de estudar a lição desse trimestre, também recebeu o dever e a missão de ensinar a quem precisa saber! Deus o abençoe, seja um verdadeiro enviado de Deus na vida das pessoas com quem entrar em contato.

Pense: “A utilidade de jovens que se sentem chamados por Deus para pregar, depende muito da maneira pela qual entram no trabalho. Os que são escolhidos por Deus para a obra do ministério darão prova de sua alta vocação e por todos os meios possíveis procurarão desenvolver-se em obreiros capazes. Esforçar-se-ão por alcançar uma experiência que os capacite a planejar, organizar e executar. Apreciando a santidade de seu chamado desejarão, por autodisciplina, tornar-se mais e mais semelhantes a seu Mestre, revelando Sua bondade, amor e verdade” (Ellen White, Atos do Apóstolos, p. 197).

Desafio: Reserve um tempinho depois do pôr-do-sol para revisar a lição, principalmente, algo que não ficou claro. Você aprenderá mais com isso. Deus abençoe!

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Menores): Guardas de Vestes Brancas – 24 de Novembro 2018

  Numa tarde de sábado, trinta desbravadores e seus líderes juntamente com outros adultos se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!