Novidades
Início / INFORMATIVOS DAS MISSÕES (ADULTOS) - 1° TRIMESTRE 2019 / Informativo das Missões (Adultos): Conhecendo a Igreja do Sábado – 26 de Janeiro 2019

Informativo das Missões (Adultos): Conhecendo a Igreja do Sábado – 26 de Janeiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 


Ivaldo da Conceicao Nazare

FAZER DOWNLOAD AQUI


Durante a adolescência, Ivaldo pretendia ser padre. Ele foi catequizado e lecionou em sua igreja em Nampula, a terceira maior cidade de Moçambique, com meio milhão de habitantes. Ivaldo se preparava para se mudar para a capital, Maputo, a fim de estudar para ser padre. Porém, ao comparar os dez mandamentos no catecismo com o que aparece na Bíblia, notou a diferença. Então, pediu explicações ao padre, mas ele não conseguiu responder.

Durante o Ensino Médio, Ivaldo formou um grupo de 30 alunos, com o objetivo de pesquisar as diferenças entre a Bíblia e os ensinos da igreja. As perguntas dos alunos assustaram o bispo. Ele declarou que a pesquisa era uma ofensa a Deus e ordenou que se confessassem ou seriam excomungados. “Devemos confessar nossos pecados somente ao Senhor”, os estudantes responderam. O bispo os excomungou.

A IRA DO PAI

Os alunos leram na Bíblia que os cristãos guardavam o sétimo dia, mas não conheciam ninguém que fizesse isso em Nampula. O grupo acabou se dispersando, alguns passaram a frequentar igrejas evangélicas e outros se converteram ao islamismo. Os pais de Ivaldo eram muito influentes na igreja, por isso, ele retornou ao rol de membros, mas não podia ser padre.

Certo domingo, Ivaldo falou sobre o sábado na igreja, quando uma mulher o interrompeu. “Existe uma igreja que guarda o sábado em Nampula”, ela disse. Entusiasmado, Ivaldo telefonou para seus 30 amigos a fim de contar a novidade. Entretanto, muitos não estavam mais interessados. No sábado seguinte, somente Ivaldo e três amigos foram à igreja. Após cinco meses, Ivaldo foi batizado e falou aos pais sobre a decisão. A mãe respondeu que já suspeitava. “Percebi que seu comportamento mudou muito”, disse. “Você começou a falar da Bíblia constantemente.”

O pai ficou furioso e ameaçou renegá-lo. “Se você for para a igreja adventista no próximo sábado, expulsarei você e seus pertences de casa”, disse. Ivaldo não se intimidou, foi à igreja, e o pai o expulsou de casa. Porém, a mãe o convenceu a voltar. Mas, o pai se recusou a sustentar o filho, incluindo não custeando as mensalidades escolares. “Não vou investir nenhum dinheiro em você a não ser quando for pagar seu caixão”, disse. Ele recebia alimento da mãe e os membros da igreja doavam dinheiro para as mensalidades escolares e outras despesas.

FIRMEZA DE FÉ

À medida que Ivaldo prosperava o pai ficava mais irritado e dizia aos vizinhos que o filho tinha HIV e outras doenças. “As pessoas começaram a me evitar”, Ivaldo contou. “Os vizinhos proibiam as crianças de conversar comigo.” Então, Ivaldo foi morar com a avó por um ano. Depois, o pai enviou uma mensagem perdido perdão e convidando-o para voltar para casa.

O pai tentou ajudar Ivaldo a ingressar na universidade, mas as aulas eram realizadas aos sábados. Conseguiu um emprego no órgão do governo, mas a entrevista foi agendada para o sábado. O pai ficou irritado com a recusa do filho: “Não entendo o que você quer fazer da vida. Tento ajudá-lo, mas você perdeu muitas oportunidades por causa do sábado. Não espere que eu o ajude novamente”. Ivaldo começou a trabalhar como jornalista freelance e usou o salário para pagar a faculdade de jornalismo. Ele trabalhou em várias empresas de rádio e televisão, mas ninguém o contratava por causa do sábado.

Atualmente com 23 anos, Ivaldo não está desesperado. Seu testemunho levou dez jovens à igreja adventista. Outros três passaram a frequentar a igreja e a mãe também quer participar. Mas o pai ameaça divorciar-se. “Oro por minha mãe e espero que ela se torne adventista. Oro para que meu pai pelo menos permita que a família frequente a igreja”, Ivaldo diz.

Parte da oferta do trimestre ajudará a conseguir um orfanato para crianças que perderam os pais para o HIV/AIDS na cidade de Nampula. Muito obrigado por suas ofertas.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Saudades de Deus – 04 de Maio 2019

Fazer DownloadImprimir  Quando foi abandonada pelo marido, Cecília sentiu-se devastada. Ela estava com 30 anos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!