Novidades
Início / LIÇÃO JOVENS - 1° TRIMESTRE 2019 / Jovens: Lição 06 – O Selamento – 02 a 09 de Fevereiro 2019

Jovens: Lição 06 – O Selamento – 02 a 09 de Fevereiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



“Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Ap 7:14).


PRÉVIA DA SEMANA

Apocalipse 7 responde à pergunta de Apocalipse 6:17: “Quem subsistirá à segunda vinda de Jesus?” Também revela a importância de ser selado a fim de sobreviver às calamidades que acompanham a segunda vinda de Cristo.


LEITURA ADICIONAL

Mateus 25:46; João 3:16; Efésios 4:4. Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 174-175; Primeiros Escritos, capítulo 68, “A Terceira Mensagem Encerrada”; Eventos Finais, capítulo 15, “O Selo de Deus e a Marca da Besta”

DOMINGO, 03 DE FEVEREIRO 2019 – ESTAMOS PRONTOS?

O tema da volta de Cristo permeia toda a Bíblia desde o Antigo até o Novo Testamento. Ela é a bendita esperança de todo cristão verdadeiro. Nossa visão de futuro afeta nossa maneira de viver o presente. A esperança na volta de Cristo deve estar em harmonia com nosso testemunho de fé.

Quando Jesus vier, cada um prestará contas dos seus atos. Como mordomos de Cristo, recebemos dons e responsabilidades que devem ser empregados para o avanço do evangelho. Embora não saibamos o momento exato da volta de Cristo, temos certeza de que Ele virá. Portanto, a pergunta a ser feita é: Estamos prontos para Sua volta? A Bíblia nos exorta a estar preparados, porque o Senhor julgará todos segundo o que cada um recebeu e realizou.

Alguns se tornaram impacientes com a demora da segunda vinda de Cristo. Em virtude disso, têm deixado de cumprir sua parte na missão. O apóstolo Pedro escreveu: “O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9).

Essa aparente demora também pode indicar que Deus, em Sua infinita misericórdia, está nos concedendo tempo de graça para que nos preparemos. Ele está dando a todos a chance de se arrependerem e de se unirem àqueles que receberão Seu selo (Ap 7). Em Seu amor infinito, Cristo oferece a todo pecador a oportunidade de abandonar seus pecados e aceitar a salvação pelo sangue do Cordeiro.

O que precisamos para receber o selo? “Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante Dele” (2Pe 3:14, NTLH. A visão de João nos exorta a fazer o que Deus requer de nós, para que possamos estar entre o número daqueles que irão receber o selo da redenção eterna.

Julius Nyerere › Ngong’, Nairóbi, Quênia

Mãos à Bíblia

1. Leia Apocalipse 7:1-3 e 2 Pedro 3:9-14. O que João viu? Por quanto tempo os anjos devem reter os ventos? O que ocorrerá quando o selamento for concluído? Complete as lacunas:_______

“Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da Terra, conservando seguros os quatro_____ da Terra […]. Vi outro anjo […], tendo o______ do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, […], dizendo: Não _____nem a Terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus” (Ap 7:1-3).

No Antigo Testamento, os ventos representam forças destrutivas pelas quais Deus executa juízos sobre os ímpios (ver Jr 23:19, 20; Dn 7:2). “Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os elementos de contenda” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 614). Essas forças destrutivas estão sendo retidas pela intervenção divina enquanto ocorre o selamento do povo de Deus.


SEGUNDA-FEIRA, 04 DE FEVEREIRO 2019 – OS 144 MIL

Os símbolos e figuras contidos no livro do Apocalipse são recursos de linguagem que representam algo. Por exemplo, os 144 mil de Apocalipse 7:4-8 é um número simbólico ou literal? Quem são os 144 mil descritos nessa visão?

Se considerarmos o contexto como simbólico, logicamente, podemos concluir que o número também seja simbólico. Segundo o relato de João, os 144 mil são compostos por 12 mil de cada uma das 12 tribos de Israel. Nota-se, portanto, que a linguagem é simbólica, pois como poderíamos, hoje, reunir 12 mil israelitas literais de cada tribo literal de Israel? Assim, os 144 mil representam a última geração dos salvos vivos que estarão passando pelas provações finais antes da volta de Jesus. Quantos eles serão não nos foi revelado, tampouco, quem serão eles.

O Senhor irá selar um remanescente que subsistirá vivo na face da Terra quando Cristo voltar. Apocalipse 14 descreve as características dos 144 mil. Eles representam um remanescente puro, livre de contaminação espiritual, de adultério moral e seguem o Cordeiro por onde quer que vá.

Somente os que se apegarem a Cristo quando o anticristo se manifestar poderão receber o selo e participar das bodas do Cordeiro. A visão de João nos exorta a fazer o que Deus requer de nós, para que possamos estar entre o número daqueles que irão receber o selo da redenção.

“Quando Deus enviou o dilúvio sobre a Terra, separou Noé e sua família do restante da raça humana, e o dilúvio não lhes causou dano. Quando Deus destruiu Jericó, protegeu Raabe e sua casa […] De maneira semelhante, no tempo da grande tribulação será dada proteção a esse grupo de 144 mil israelitas.”*

* https://bible.org/seriespage/7-saints-great-tribulation

Mark Gift › Nairóbi, Quênia

Mãos à Bíblia

2. De acordo com Apocalipse 7:4-8, quantas pessoas receberam o selo de Deus? Reflita sobre o significado desse número específico.

O anúncio do número dos que foram selados marca a conclusão do selamento. João ouviu que o número deles era 144 mil, das doze tribos de Israel. Esse texto não se refere a um número literal, mas ao seu significado. O número 144 mil é composto por 12 x 12 x 1.000. O número doze é um símbolo do povo de Deus: as tribos de Israel e a igreja edificada sobre o fundamento dos doze apóstolos (ver Ef 2:20). Portanto, o número 144 mil representa a totalidade do povo de Deus do tempo do fim – “todo o Israel” (judeus e gentios) que estiver preparado para o retorno de Cristo e que será trasladado sem passar pela morte (Rm 11:26; 1Co 15:51-53).

EXPOSIÇÃO


TERÇA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO 2019 – O SELO DO DEUS VIVO

Uma das perguntas que precisamos fazer quanto a Apocalipse 7 é: Por que é importante que os “ventos” ainda estejam retidos? (v. 1-3). Em outra passagem, a Bíblia usa a palavra “ventos” como símbolo de um período desastroso que incluiu praga e fome (Ez 5:12). O uso da palavra “ventos” em Apocalipse 7 é uma metáfora que expressa que Deus está retendo Seus juízos, que cairão sobre os impenitentes pouco antes da volta de Cristo. Ao reter os “ventos”, o Senhor está impedindo que guerras, conflitos políticos, doenças, devastação da natureza e outros males destruam a Terra.

Antes que a ira (justiça) divina seja derramada sobre este planeta desobediente, em Sua misericórdia, Deus concede “um tempo de graça” para que todos tenham a chance de aceitar a salvação e receber a vida eterna. Deus é longânimo para conosco, Ele deseja que todos se salvem (2Pe 3:9).

O povo de Deus é selado (Ap 7:4-8). É importante saber que estamos vivendo numa época em que o povo de Deus está sendo selado? A Bíblia é clara a respeito daqueles que receberão o selo. João usa o simbolismo das tribos de Israel para representar aqueles que permanecerão com Cristo até o fim. Uma coisa é dizer­-se cristão, outra é exaltar os princípios do verdadeiro cristianismo. O número 144 mil é uma representação daqueles que irão perseverar até o fim.

A grande multidão (Ap 7:9-14). Em Apocalipse 7:9, João descreveu uma grande multidão que ninguém podia contar. Pessoas de todas as nações, tribos e línguas assentadas diante do Cordeiro. O evangelho é como a minúscula semente de mostarda que, ao ser plantada, cresce e se transforma numa grande árvore que dá abrigo. Todos que aceitam Cristo como seu Salvador pessoal têm a chance de estar com Ele na comemoração final.

As pessoas seladas por Deus são resultado da semente do evangelho. Se queremos participar das bodas do Cordeiro, e estar com Ele no Monte Sião quando este mundo acabar, precisamos aceitar Sua mensagem de salvação.

Aqueles que seguem o Cordeiro (Ap 14:1-5). João Batista declarou que Jesus é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29). No Apocalipse, vemos o Cordeiro e aqueles que O seguem. Quem são esses seguidores? As pessoas seladas de todos os cantos da Terra.

João descreveu as características das pessoas seladas, ou seja, dos seguidores do Cordeiro. Algo que se destaca é que eles “guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14:12, ARA). Cristo aparece aqui como o verdadeiro Cordeiro que derramou Seu sangue na cruz em favor daqueles que O seguem e da Sua igreja, para torná-los vitoriosos mesmo em meio às tribulações.

Outra característica dos seguidores do Cordeiro é a marca distintiva que recebem: o nome de Deus em sua fronte. Isso confirma que os que estão sendo selados não se intimidam em declarar aberta e ousadamente sua fé por meio de palavras e ações.

Os seguidores do Cordeiro prestam adoração e rendem louvores a Deus e a Cristo numa linguagem que só os redimidos podem entender. Como cristãos que vivem pouco antes do fim dos tempos, temos uma escolha a fazer: ou ficamos do lado daqueles que seguem o Cordeiro ou continuamos no mundo e enfrentamos a ira de Deus.

A salvação pertence a Deus e ao Cordeiro (Ap 14:5). Em Apocalipse 14:5, João destacou o caráter daqueles que seguem o Cordeiro. Em primeiro lugar, eles são puros (Ap 14:4), ou incontaminados. Os seguidores do Cordeiro não se deixam contaminar espiritualmente, não fazem parte da babilônia espiritual.

Em segundo lugar, os seguidores do Cordeiro se mantêm leais e inabaláveis em sua fidelidade a Deus. Eles obedecem Seus mandamentos: “Não terás outros deuses além de Mim” (Êx 20:3).

“Jeová, o Ser eterno, existente por Si mesmo, não criado, sendo o originador e mantenedor de todas as coisas, é o Único que tem direito à reverência e ao culto supremos. Proíbe-se ao ser humano conferir a qualquer outro objeto o primeiro lugar nas suas afeições ou serviço. Seja o que for que acariciemos, que tenda a diminuir nosso amor para com Deus, ou se incompatibilize com o culto a Ele devido, disso fazemos um deus.”*

Acima de tudo, os seguidores do Cordeiro são um remanescente feliz que aguarda a bendita esperança do Seu retorno. O selo do Deus vivo está reservado para pessoas com essas qualidades.

* Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 305.

Tony Philip Oreso › Nairóbi, Quênia

Mãos à Bíblia

3. Leia Apocalipse 7:9, 10. Qual grupo de santos João viu? Como eles foram descritos, e de onde vieram? O que eles clamavam diante do trono de Deus?

João viu uma “grande multidão que ninguém podia enumerar”, os que vieram “da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap 7:9, 14). Ou seja, eles são um grupo especial de pessoas que, apesar das tribulações que enfrentaram, permaneceram fiéis a Jesus, uma fidelidade simbolizada pelo fato de que estão cobertos nas vestes de Sua perfeita justiça. A única reivindicação dos redimidos à salvação, à vida eterna, ao novo céu e à nova Terra, é a justiça de Cristo, concedida a eles pela graça.

Pense nisto

Quanto tempo você acha que Deus ainda vai segurar os “ventos”?

Que outra qualificação para receber o selo de Deus você pode adicionar às que já foram mencionadas?

TESTEMUNHO


QUARTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO 2019 – REFLEXÕES SOBRE OS SELADOS

“Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na antiguidade.”1

Portanto, “o selo é a garantia de Deus quanto à perfeita segurança de Seus escolhidos. O selamento indica que vocês são os escolhidos de Deus. Ele os considera propriedade Sua.”2

“Satanás está agora usando todo artifício neste tempo de selamento, a fim de desviar a mente do povo de Deus da verdade presente, que sela, e fazer com que vacilem. Vi uma cobertura que Deus estava estendendo sobre Seu povo para protegê-lo no tempo de angústia; e toda pessoa que estava decidida pela verdade e era pura de coração seria protegida.”3

O selo de Deus “não é algum selo ou marca que possa ser visto, mas a consolidação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que não possam ser abalados.”4 “É um sinal que os anjos, mas não os olhos humanos, podem ler; pois o anjo destruidor precisa ver esse sinal de redenção. A mente inteligente tem visto o sinal da cruz do Calvário nos filhos e filhas adotivos do Senhor. É removido o pecado da transgressão da lei de Deus. Eles estão trajados com a veste nupcial e são obedientes e fiéis a todos os mandamentos de Deus.”5

Mas por que Deus precisa esperar um pouco mais antes de destruir o mundo? “As taças da ira de Deus não podem ser derramadas para destruir o ímpio e suas obras, enquanto todo o Seu povo não tiver sido julgado, e não tiver sido decidido tanto o caso dos vivos como dos mortos. E mesmo depois de os santos terem sido assinalados com o selo do Deus vivo, Seus eleitos terão provas individualmente. Virão aflições pessoais, mas a fornalha é vigiada de perto por um olho que não deixará que o ouro seja consumido. Sobre eles está a marca indelével do Senhor. Deus pode alegar que Seu nome está escrito ali. […] ‘Deus, Nova Jerusalém”. São propriedade de Deus, Sua possessão.”6

1. Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 614.

2. ________ , Cristo Triunfante [MD 2002], 5 de abril.

3. ________ , The Review and Herald, 1o de agosto de 1849.

4. ________ , Eventos Finais, p. 219, 220.

5. ________ , Maranata [MD 1977], 23 de agosto.

6. ________ , Testemunhos para Ministros, p. 446.

Jane Oreso › Nairóbi, Quênia

Mãos à Bíblia

4. De acordo com Apocalipse 14:1-5, quais são as três principais características dos 144 mil? Como elas estão relacionadas à descrição dos santos do tempo do fim, em Apocalipse 14:12?

5. À luz de Apocalipse 17:5, em que sentido os 144 mil não se macularam com mulheres? Como a pureza de seu caráter se relaciona com o fato de que eles são redimidos da Terra como “primícias para Deus” (Ap 14:4)?

A imoralidade sexual é um símbolo de infidelidade para com Deus. Apocalipse 17:5 fala sobre a prostituta do fim dos tempos, Babilônia, e suas filhas, com quem todos os povos do mundo cometerão fornicação (veja Ap 18:3). No entanto, os 144 mil permanecerão leais a Cristo e resistirão às relações corrompidas com Babilônia e as igrejas apóstatas. Portanto, os 144 mil seguem o Cordeiro “por onde quer que vá” (Ap 14:4).

APLICAÇÃO


QUINTA-FEIRA, 07 DE FEVEREIRO 2019 – CARACTERÍSTICAS DOS SELADOS

Nosso estudo desta semana diz respeito ao selamento dos justos. No sentido literal, algo que é selado designa propriedade, acordo ou autenticidade. Nos tempos antigos, os selos eram feitos de pedra, marfim ou madeira, e esculpidos com letras ou figuras (ver Êx 28:11; Ne 9:38). Um selo subentende uma marca de autenticidade ou posse.

Apocalipse 14 destaca o triunfo final de Cristo e de Seu povo selado. João descreveu os acontecimentos que ocorrerão antes da destruição do mundo e dos ímpios. O capítulo inicia apresentando Cristo acompanhado dos 144 mil que haviam sido selados. Eles têm características especiais, sendo que uma delas é o nome do Pai escrito em sua fronte. Essa é uma prova clara de que são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus.

O importante para nós é cultivar o caráter dos 144 mil enquanto vivermos, para que também sejamos contados entre os que serão selados para a segunda vinda de Cristo.

Castidade e pureza: O mundo está cheio de coisas que têm potencial para nos atrair e desviar do caminho rumo ao Céu. João viu que o grupo que se encontrava junto ao Cordeiro era formado pelos salvos que não se contaminaram de modo nenhum.

Lealdade absoluta a Cristo: Os que estão sendo selados devem glorificar a Cristo e se apegar aos Seus princípios. Como Seus seguidores, precisamos ser obedientes às orientações de Sua Palavra, ouvir a voz do Espírito Santo e confiar na providência divina.

Redenção: “Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Rm 5:8). A fim de receber o selo de Deus, precisamos renunciar a vida antiga e abraçar a nova em Cristo.

Pauline Otieno › Kisumu, Quênia

Mãos à Bíblia

6. Leia Apocalipse 14:5, 2 Pedro 3:14 e Judas 24, 25. O Apocalipse descreve o povo de Deus no tempo do fim como sem “mácula”. De que modo podemos alcançar esse estado?

A característica final dos 144 mil é que “não se achou mentira na sua boca; não têm mácula” (Ap 14:5). Enquanto as pessoas do mundo escolhem acreditar nas mentiras de Satanás, o povo de Deus acolherá o amor da verdade para ser salvo (2Ts 2:10, 11). A expressão “sem mácula” (amomos no grego, “irrepreensível”) se refere à fidelidade dos 144 mil a Cristo.

7. Leia Romanos 3:19-23. Por que devemos manter sempre em mente a verdade essencial apresentada nessa passagem?

Nos últimos dias da história deste mundo, os 144 mil refletirão o caráter de Cristo.

OPINIÃO


SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO 2019 – BÊNÇÃOS DOS SELADOS

A grande multidão que se encontrava no Céu, diante do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 7:9-14), representa os salvos redimidos e selados para herdar o reino de Deus.

Estar diante do trono celestial é uma grande honra. João descreveu a grande multidão trajada de vestes brancas, algo reservado para os santos (Ap 6:11). As vestes brancas representam a justiça de Cristo imputada a todos os que o recebem. As pessoas que compõem a grande multidão tinham palmas nas mãos, símbolo de vitória, conquista e livramento (ver Lv 23:40).

Os salvos clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro” (Ap 7:10). Seu clamor é um testemunho de que se alegravam na verdade, e de que reconheciam que a salvação somente é possível por meio do sangue que foi derramado pelo Cordeiro de Deus (ver Jo 14:6; At 4:12). No Céu, durante o milênio, e depois, na nova Terra, por toda a eternidade, iremos louvar e glorificar a Deus e ao Cordeiro.

Os redimidos, primeiramente, terão a bênção de estar diante do trono de Deus. Esse é um privilégio muito maior do que morar num palácio presidencial neste mundo. Em segundo lugar, o próprio Deus os protegerá. A Bíblia explica que “Aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o Seu tabernáculo” (Ap 7:15; ver Jo 1:14). Diante da presença do Pai e do Cordeiro, os salvos desfrutarão uma intimidade maravilhosa, livres de todas as formas de sofrimento e angústia. Não mais haverá fome, nem sede, nem morte, nem dor.

Por último, o próprio Cordeiro será o Pastor deles. Cristo, com toda a autoridade que Lhe foi dada pelo Pai, guiará os salvos às fontes de água viva. Não mais haverá lágrimas, pois Deus enxugará todas as suas lágrimas. A escolha de permanecer ao lado de Deus traz consigo grandes responsabilidades e bênçãos.

Dorothy Odhiambo › Homa-Bay, Quênia

Mãos à obra

Qual é a diferença entre algo que tem selo e o que não tem? Pense: Que relação isso tem com a lição dessa semana?

Procure algum documentário sobre perseguição aos cristãos em várias partes do mundo. O que isso nos ensina sobre o alto preço que alguns de nossos irmãos precisam pagar por serem fiéis ao Senhor?

Reflita sobre o caráter de Cristo. Identifique o que está faltando em sua vida para ser mais semelhante a Ele e para receber o selo de Deus. Peça ajuda ao Espírito Santo.

Leia Apocalipse 14:1-5 e trace duas colunas. Numa delas escreva as características daqueles que estarão com o Cordeiro no monte Sião. Em outra, escreva suas próprias características. Compare as duas colunas.

Analise a visão que foi dada a João (Ap 14:1-5) e compare com a condição atual da igreja.

Pense nisto

Quais são algumas coisas que podem me impedir de ser selado?

Qual deve ser nossa atitude, como igreja de Cristo, a fim de receber o selo de Deus?

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Comentários da CPB: Lição 04 – Como Lidar com a Solidão – 20 a 27 de Abril 2019

Fazer DownloadImprimir  Autor: Moisés Mattos Editor: André Oliveira Santos: andre.oliveira@cpb.com.br Revisora: Josiéli Nóbrega Introdução: Nesta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!