Novidades
Início / LIÇÃO JUVENIS - 2° TRIMESTRE 2019 / Juvenis: Lição 06 – Como Ser um Vencedor – 11 a 18 de Maio 2019

Juvenis: Lição 06 – Como Ser um Vencedor – 11 a 18 de Maio 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



Cartas de Jesus às igrejas de Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira.


VERSO PARA MEMORIZAR

“Ao vencedor darei o direito de sentar-se Comigo em Meu trono, assim como Eu também venci e sentei-Me com Meu Pai em Seu trono.” Apocalipse 3:21.


MENSAGEM CENTRAL

Adoramos a Deus vivendo conforme Sua vontade


REFERÊNCIA

Apocalipse 2


HISTÓRIA DA SEMANA

João se levantou com dificuldade depois de terminar suas orações matinais. Estava pensando nos cristãos que deixou para trás. Todos os outros discípulos estavam mortos e Domênico o tinha enviado para uma ilha deserta para “morrer em vida”. No entanto, na ilha deserta de Patmos, João recebia visitantes que Domênico jamais poderia imaginar. De fato, João tinha agora mais comunicação com o Céu do que jamais tivera antes.

Era sábado, e o Espírito de Deus mostrava o Céu para o idoso discípulo. De repente, João ouviu uma voz, olhou para trás e viu Jesus, sim, seu querido Amigo e Mestre que costumava caminhar e conversar com ele na Judeia e às margens do Mar da Galileia. João O reconheceu, apesar de Sua aparência diferente. Jesus resplandecia como o ouro, e Sua voz parecia encher todo o Céu.

Mais tarde, João escreveu suas lembranças da visão e as enviou à Igreja de Éfeso: “Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do Meu nome, e não tem desfalecido. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. […] Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Apocalipse 2:2-7).

João continuou a escrever as mensagens de Jesus:

“Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: […] Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! […] Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. […] Seja fiel até a morte, e Eu lhe darei a coroa da vida. […] O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte” (Apocalipse 2:8-11).

“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: […] Sei onde você vive — onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao Meu nome e não renunciou à sua fé em Mim. […] No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam [a doutrinas falsas] Portanto, arrependa-se! […] Ao vencedor darei do maná escondido” (Apocalipse 2:12-17).

“Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: […] Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio. No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os Meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. […] Eu sou Aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. […] Tão somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que Eu venha. Àquele que vencer e fizer a Minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações” (Apocalipse 2:18-26).

João conhecia aquelas igrejas. Conhecia aquelas cidades. Éfeso era a capital da província romana na Ásia, um porto no Mar Mediterrâneo. Éfeso era a mais central das Igrejas da região. Contudo, o povo de Éfeso perdeu seu primeiro amor por Jesus. “Oh, Éfeso, volte para o Senhor!” João pensou.

João também conhecia Esmirna. Era um dos mais importantes centros de negócios da região. Também era um porto marítimo cercado de montanhas. ‘Oh, Esmirna”, João sussurrou, “somente a palavra de Jesus pode protegê-la. Escute-O!

Pérgamo estava situada em um grande vale com prédios públicos no topo de uma enorme montanha. No ponto mais alto da montanha havia um altar do deus Zeus chamando o povo de Pérgamo para adorá-lo. “Oh, Pérgamo”, João pensou. “Siga a Jesus. Adore somente a Ele!”

Tiatira era uma cidade menor do que as outras, especializada em fabricar tecidos na cor púrpura. Muitos dos cristãos de lá ainda faziam parte do grupo de negócios da cidade e participavam das festas religiosas ao deus Sambathe. João falou consigo: “Aguente firme, Tiatira, aguente firme. Jesus está voltando!”

Para cada uma das igrejas, Jesus disse: “Conheço você!” Jesus conhecia a força daquelas igrejas e elogiou os sucessos de cada uma. Também conhecia suas fraquezas e, porque amava o Seu povo, apontou suas falhas.

Ao escrever as mensagens naquela ilha solitária, João rendeu louvores a Deus. Sabia que Jesus havia preservado sua vida para que pudesse escrever Suas mensagens às igrejas. João sabia que Jesus preservaria Seu povo também. O querido Amigo continuou: “Ao vencedor, darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Apocalipse 2:7).

João respondeu: “Vem, Senhor Jesus!”


SÁBADO A TARDE – 11 DE MAIO 2019

  • Faça a atividade desta semana Mensagens de Jesus.
  • Estude Os Embaixadores. p 268-270
  • Ano Bíblico: 2 Reis 23:36 e 37; 24.

DOMINGO, 12 DE MAIO 2019

  • Leia a história Como Ser um Vencedor.
  • Faça urna faixa ou uma coroa de vencedor e escreva o verso para memorizar desta semana. Coloque-a onde você possa ver com facilidade.
  • Aprenda o verso para memorizar.
  • Ore para que Deus o ajude a seguir Sua Palavra.
  • Ano Bíblico: 2 Reis 25.

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO 2019

  • Leia Apocalipse 2:1-7.
  • Localize as cidades mencionada em Apocalipse 2 (use um mapa bíblico).
  • Faça urna lista dos aspectos positivos da igreja de Éfeso
  • Peça que Deus ajude você a ser perseverante assim tomo foram os cristãos de Éfeso.
  • Ano Bíblico: 2 Crônicas 36.

TERÇA-FEIRA, 14 DE MAIO 2019

  • Leia Apocalipse 2:8-11.
  • Calcule a distância entre cada uma das sete igrejas do Apocalipse (use um mapa bíblico).
  • Faça uma lista dos aspectos positivos da igreja de Esmirna.
  • Peça a Deus força para enfrentar as dificuldades.
  • Ano Bíblico: Esdras 1.

QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO 2019

  • Leia Apocalipse 2:12-17.
  • Faça uma lista dos aspectos positivos da igreja de Pérgamo.
  • Pense: De que maneira as virtudes e os defeitos das igrejas do Apocalipse também se aplicam a nós individualmente?
  • Ano Bíblico: Esdras 3.

QUINTA-FEIRA, 16 DE MAIO 2019

  • Leia Apocalipse 2:18-29.
  • Faça uma lista dos aspectos positivos da igreja de Tiatira.
  • Crie um símbolo para cada uma das quatro igrejas que você estudou nesta semana.
  • Recapitule o que você aprendeu sobre as quatro igrejas de Apocalipse 2 e anote numa folha de papel o que foi prometido a cada uma, se elas vencessem.
  • Ano Bíblico: Esdras 4.

SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO 2019

  • Escreva um ou dois versos sobre as quatro igrejas de Apocalipse 2.
  • Mostre à família os símbolos que você criou para cada uma das quatro igrejas.
  • Fale o verso para memorizar de cor.
  • Cante louvores a Deus por nos enviar essas maravilhosas mensagens.
  • Ore a Deus para que o ajude a adorá-Lo sendo um bom exemplo aos outros.
  • Ano Bíblico: Esdras 5.

UM RECADO PARA VOCÊ…

“Podemos vencer. Sim; plena e inteiramente. Jesus morreu para nos abrir um caminho de escape, para que vencêssemos toda falta, resistíssemos a toda tentação, e nos sentássemos afinal com Ele em Seu trono” (Ellen G. White, Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 351).


QUIZ DA SEMANA


RESPOSTA DA QUIZ

1 – B
2 – C
3 – A
4 – B
5 – A
6 – C
7 – C
8 – C
9 – B
10 – VENCEDOR. VENCI.


CONCURSO DOS JUVENIS PARA SÁBADO 18/05/2019


GABARITO DOS CONCURSOS DE JUVENIS

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Adolescentes (3º Trimestre 2019) | Auxiliar da Escola Sabatina

Fazer DownloadImprimir  Arquivo em PDF do auxiliar da Escola Sabatina para professores e diretores da …

um comentário

  1. RAQUEL FURTADO ALVES

    Assim como Deus é a nossa rocha e Fortaleza, a família é a base aqui no mundo, o chefe desta família é a coluna que sustenta toda ela no caminho com Deus nosso senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!