Novidades
Início / LIÇÃO JUVENIS - 1° TRIMESTRE 2019 / Juvenis: Lição 09 – Louvai a Deus, na Tristeza ou na Alegria – 02 a 09 de Março 2019

Juvenis: Lição 09 – Louvai a Deus, na Tristeza ou na Alegria – 02 a 09 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



HISTÓRIA DA SEMANA

– Conte-nos a história do tio Samuel novamente – Míriam e Mical pedira para a vovó.

Ana sorriu e parou de tecer enquanto as meninas, agitadas, encontravam um lugar confortável para sentar.

– Isso aconteceu muitos anos atrás – Ana começou – antes mesmo de a mãe de vocês ter nascido. O vovô Elcana e eu morávamos em Ramá. Penina, a outra esposa do vovô e todos os filhos dela também moravam conosco.

Aqueles não foram exatamente os anos mais felizes da minha vida. O vovô sempre foi muito bom para mim, mas Penina gostava de me fazer infeliz. Ela podia ter filhos e eu não. Por isso, zombava de mim dizendo: “Você vê como Deus tem me abençoado me dando tantos filhos? O que você fez. Ana? Você foi infiel a Elcana? É por isso que Deus não abençoa você também?”

Passei muitas noites chorando porque as palavras maldosas de Penina realmente me magoavam. Toda vez que íamos a Siló para oferecer os primeiros sacrifícios, Elcana dava porções de sacrifícios a todos, mas para mim ele dava porções em dobro. Claro, isso só fazia aumentar a raiva de Penina. Sabendo que eu era a mulher preferida de Elcana, ela me atormentava até me ver chorar e perder a vontade de comer.

Certa tarde, quando tínhamos acabado de comer, eu estava tão triste que fui até a porta do tabernáculo. Comecei a orar a Deus e Lhe contar acerca de minha dor, frustração e mágoa. Também fiz um voto: prometi que, se Ele me desse um filho, eu o consagraria e o devolveria a Ele para o resto de sua vida – Míriam e Mical abriram um grande sorriso. Elas já sabiam a parte da história que viria a seguir. Ana continuou:

– De repente, minha oração foi interrompida. Ouvi um home dizer: “Até quando você continuará embriagada?Abandone o vinho!” (1 Samuel 1:14) Bêbada, eu?! Como ele podia pensar que eu estivesse embriagada? Eli, o sacerdote, estava sentado perto da porta do tabernáculo e me viu orando. Meus lábios se mexiam, mas nenhum som saía da minha boca.

Rapidamente, expliquei que eu não estava bêbada, mas orando em silêncio a Deus e contando-Lhe minhas aflições. Ele deu um sorriso, e compreendendo minha situação, me abençoou: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.” Quando ouvi aquelas palavras, senti meu coração se encher de esperança. Mais ou menos nove meses depois, dei à luz um lindo menino.

– Tio Samuel! – Mical disse bem alto e sorrindo.

– Sim, era o tio Samuel – Ana respondeu. – Ah, como eu gostava de olhar o rostinho dele e fazer cócegas nos seus dedos pequeninos e perfeitos. Seu tio foi o resultado de um pedido de oração que se tornou realidade. Ele foi o fim da minha tristeza e o começo da minha alegria.

– Mas vovó, e a promessa que você fez? – Míriam perguntou.

– Oh, eu não me esqueci dela! A história ainda não acabou. Cuidei com carinho do pequeno Samuel, mas quando ele já estava crescido o suficiente para ficar longe de mim, decidi cumprir meu voto e devolvê-lo a Deus. Viajamos a Siló para oferecer sacrifícios e eu levei Samuel para o entregar a Eli, o sacerdote. Ao chegar lá, eu disse a Eli: “Meu senho, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. Era este o menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor” (versos 26-28).

– Naquele dia, eu fiz outra oração e ninguém me acusou de estar bêbada Fiz uma oração de agradecimento a Deus, aquela que vocês já ouviram tantas vezes.

Ana respirou fundo e sorriu para suas netas.

– Meninas – ela disse – nunca se esqueçam de que Deus Se preocupa com vocês o tempo todo. Vocês podem sempre falar com Ele, não importa o que estejam sentindo. Se estiverem felizes ou tristes, zangadas ou frustradas, magoadas ou amedrontadas, vocês sempre podem contar tudo para Ele. Na verdade, vocês O estão adorando quando Lhe abrem o coração. Nem sempre Deus atenderá o pedido de vocês na maneira como vocês desejam, mas Ele sempre lhes dará o que for melhor para vocês.


A história da mulher que pediu um filho a Deus e o devolveu a Ele depois.


VERSO PARA MEMORIZAR

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mais em tudo pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Filipenses 4:6.


MENSAGEM CENTRAL

Louvamos a Deus orando a Ele, quer estejamos tristes ou alegres.


REFERÊNCIA

1 Samuel 1; 2:1-11.


SÁBADO A TARDE – 02 DE MARÇO 2019

📝 *Faça* a atividade desta semana _Orai Sem Cessar._

📝 *Estude* Os Escolhidos, p. 353-356; Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 257-274.

📝 *Ano bíblico:* Números 21.


DOMINGO, 03 DE MARÇO 2019

  • Leia a história Louvar a Deus – Na Tristeza ou na Alegria.
  • Escreva o verso para memorizar num papel com formato de uma flâmula e fixe na porta de seu quarto.
  • Ore para que Deus o ajude a lidar com algum problema que, no momento, você esteja enfrentando em casa, na escola ou na igreja.
  • Ano Bíblico: Números 22.

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE MARÇO 2019

  • Leia 1 Samuel 1:1-8
  • Ore para nunca ridicularizar ou provocar alguém, mesmo que outros provoquem você. Peça que Deus o ajude a ser gentil com o semelhante.
  • Ano Bíblico: Números 23.

TERÇA-FEIRA, 05 DE MARÇO 2019

  • Leia 1 Samuel 1:9-18
  • Fale em voz alta com Deus. Talvez você deseje estar ao ar livre, enquanto conversa com seu grande Amigo. Conte a Ele o que, no momento, mais preocupa você. Depois, em silêncio, ore: “Muito obrigado, Jesus, por ouvir minha oração.”
  • Ano Bíblico: Números 24.

QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO 2019

  • Leia 1 Samuel 1:19-23.
  • Faça uma relação das bençãos que Deus tem dado a você.
  • Ano Bíblico: Números 35.

QUINTA-FEIRA, 07 DE MARÇO 2019

  • Leia 1 Samuel 1:24-28.
  • Pense: Ana fez um grande sacrifício ao devolver Samuel a Deus. Algumas vezes, precisamos abrir mão de certas coisas para ficar mais próximos de nosso grande amigo.
  • Faça uma lista das coisas das quais deveria abrir mão – coisas que ocupam o tempo que você deveria passar com Deus.
  • Ore a Deus para que ajude você a enxergar o que é mais importante em sua vida.
  • Ano Bíblico: Deuteronômio 32.

SEXTA-FEIRA, 08 DE MARÇO 2019

  • Leia 1 Samuel 2:1-10. Esta linda oração de Ana é como um salmo.
  • Escreva uma pequena oração ou um salmo, agradecendo a Deus a maneira como Ele tem guiado sua vida. Fique à vontade para copiar algumas palavras da oração de Ana que sejam significativas para você.
  • Compartilhe sua oração com sua família e com Deus.
  • Ano Bíblico: Deuteronômio 33.

UM RECADO PARA VOCÊ…

“Quando nos assediam dificuldades e provações, devemos fugir para Deus, e confiantemente esperar auxílio dEle, que é poderoso para salvar e forte para livrar. Temos que pedir as bençãos de Deus, se é que a queremos receber. A oração e um dever e uma necessidade; não negligenciamos, porém, o louvor? Não deveríamos mais frequentemente render ações de graças ao Doador de todas as nossas bençãos? Precisamos cultivar a gratidão. Devemos frequentemente contemplar e contar de novo as misericórdias de Deus, e louvar e glorificar Seu santo nome, mesmo quando passamos por tristeza e aflição” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 268).


QUIZ DA LIÇÃO DA SEMANA


RESPOSTAS DA QUIZ

1- B
2- A
3- C
4- A
5- C
6- B
7- B
8- C
9- C
10-A

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Síntese da Semana: Lição 08 – Paternidade e Maternidade – 18 a 25 de Maio 2019

Fazer DownloadImprimir  📖 SÁBADO: A alegria da paternidade e maternidade são dons de Deus que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!