Novidades
Início / LIÇÃO JUVENIS - 1° TRIMESTRE 2019 / Juvenis: Lição 10 – Sacerdotes Problemáticos – 09 a 16 de Março 2019

Juvenis: Lição 10 – Sacerdotes Problemáticos – 09 a 16 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



A história de Hofni e Fineias, dois jovens sacerdotes que se esqueceram de Deus.


VERSO PARA MEMORIZAR

“São cães devoradores, insaciáveis. São pastores sem entendimento; todos seguem seu próprio caminho, cada um procura vantagem própria.” Isaías 56:11


MENSAGEM CENTRAL

Adoramos a Deus quando O colocamos em primeiro lugar em nossa vida.


REFERÊNCIA

1 Samuel 2:12- 36.


HISTÓRIA DA SEMANA

Eli viu alguém vindo em sua direção, com pressa. Ao se aproximar, Eli pôde ver as saltadas na testa do homem e uma expressão nada agradável em seu rosto.

Eli suspirou profundamente e se preparou para uma notícia ruim.

– Seus filhos não podem ser sacerdotes! – o homem começou, raivosamente.

O idoso sacerdote sabia que seus filhos não tinham respeito pelas coisas sagradas do tabernáculo e muito menos por Deus. Já havia tentando corrigi-los, mas nada tinha mudado. O homem furioso, continuou:

– Nenhum de seus filhos se contenta com a porção de carne que Deus nos instruiu a lhes dar. Eles pegam a porção que nos pertence. Mas seus filhos… – O homem fez uma longa pausa, fixando os olhos em Eli. – Seus filhos mandam os servos pegarem a carne dos sacrifícios antes que a gordura tenha sido oferecida a Deus! Os servos exigem a carne crua para que os sacerdotes a assem. Se dizemos que é preciso esperar até que os sacrifícios sejam consumados, eles nos ameaçam, dizendo que pegarão a carne à força!

Eli fechou os olhos e permaneceu em silêncio por um instante. O home tinha razão: Hofni e Fineias não deveriam ser sacerdotes. Eles tiravam vantagem da posição que ocupavam e enganavam o povo. Não se importavam com o Deus a quem deveriam servir. Eli sabia que ele mesmo também não estava demonstrando respeito para com Deus, permitindo que seus filhos continuassem como sacerdotes. Mas o que fazer?

Aos poucos, Eli abriu os olhos.

– Falarei com eles mais uma vez – ele prometeu.

– Eu ainda não terminei! – O homem continuou bastante irritado. – Os comentários que correm são que seus filhos também dormiram com as mulheres que servem junto à entrada da Tenda da Congregação.

O visitante continuou por mais alguns minutos, mas Eli já estava ensaiando o discurso que faria para seus filhos naquele dia. Hofni e Fineias não pensavam em ninguém, a não ser em si mesmos. Tinham se esquecido de quem eram e por que estavam no tabernáculo. Os levitas eram um povo especial, eram um povo especial, separado para servir a Deus. Somente alguns eram selecionados para aproximar-se da presença de Deus, mas os filhos de Eli pareciam não se importar com isso. Não adoravam mais a Deus. Adoravam a si mesmos.

Furioso, o adorador israelita concluiu sua queixa e foi embora. Eli suspirou mais uma vez. Ultimamente, tivera que fazer aquilo várias vezes. Levantando-se da cadeira, foi ao encontro dos filhos, enquanto pensava: “Ah, se eles se preocupassem com as coisas espirituais como o pequeno Samuel!”

– Por que vocês fazem essas coisas? – Eli repreendeu Hofni e Fineias quando finalmente os encontrou. – Todos vêm falar comigo sobre as más ações de vocês. – Eli continuou a falar, tentando convencê-los a mudar. Mas era como se estivesse falando com paredes. Seus filhos não estavam interessados no que ele dizia. Já era tarde demais para repreensões.

Certo dia, Deus enviou outro homem para visitar Eli. Esse homem trouxe uma mensagem de Deus: “Acaso não Me revelei claramente à família de seu pai, quando eles estavam no Egito, sob o domínio de Faraó? Escolhi seu pai dentre todas as tribos de Israel para ser o Meu sacerdote, subir ao Meu altar, queimar incenso e usar um colete sacerdotal na Minha presença. Também dei à família de seu pai todas as ofertas preparadas no fogo pelos israelitas. Porque vocês zombam de Meu sacrifício e da oferta que determinei para a Minha habitação? Por que você honra seus filhos mais do que a Mim, deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas por Israel, o Meu povo?” (1 Samuel 2:27-29).

Eli arregalou os olhos. Quase caiu do banco em que estava sentado, mas o mensageiro continuou: Os membros da família de Eli não deveriam mais servir a Deus como sacerdotes. O privilégio e a responsabilidade estavam sendo removidos deles por causa do descuido e desrespeito para com as coisas sagradas. Os descendentes de Eli não seriam abençoados com vida longa. Hofni e Fineias morreriam no mesmo dia, por causa de sua desobediência. Deus levantaria um servo fiel que O serviria como profeta e honraria o nome do Senhor em tudo o que fizesse.


UM RECADO PARA VOCÊ…

“Se pensássemos em Deus tantas vezes quantas percebemos as evidências de Seu cuidado por nós, O teríamos sempre em nossos pensamentos e nos deleitaríamos em falar Dele e em louvá-lo. Falamos de coisas materiais porque temos interesse nisso. Falamos de nossos amigos, pois os amamos; com eles partilhamos nossas alegrias e tristezas. Temos, no entanto, razões maiores para amar mais a Deus do que aos nossos amigos terrestres. Deveria ser a coisa mais natural do mundo fazer Dele o primeiro em todos os nossos pensamentos, falar de Sua bondade e contar aos outros do Seu poder” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 102).


SÁBADO A TARDE – 09 DE MARÇO 2019

  • Faça* a atividade desta semana Servindo a Deus.
  •  Estude* Os Escolhidos, p. 357- 360.
  • Ano Bíblico:* Deuteronômio 34

DOMINGO, 10 DE MARÇO 2019

  • Leia* a história Sacerdotes Problemáticos.
  • Aprenda* o verso para memorizar.
  • Ore* a Deus pedindo que Ele ajude você a não se desviar das coisas sagradas durante a semana.
  • Ano Bíblico:* Josué 1.

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO 2019

  • Leia* 1 Samuel 2:12, 13.
  • Faça* uma lista de cinco ou dez maneiras de demonstrar respeito pelos outros em sua família. Faça outra lista com mais cinco ou dez maneiras de demonstrar respeito pelas coisas de Deus, seja em casa ou na igreja.
  • Ore* para que Deus ajude você a ter mais respeito com o que é sagrado.
  • Ano Bíblico:* Josué 2.

TERÇA-FEIRA, 12 DE MARÇO 2019

  • Leia* 1 Samuel 2:14- 17.
  • Pense:* Como você imagina que as pessoas se sentiam quando viam que as ofertas que traziam para Deus estavam sendo roubadas pelos sacerdotes?
  • Compartilhe:* Descubra algo que você tem e que sabe que alguém está realmente precisando. Fale com seus pais para saber como resolver o problema dessa pessoa.
  • Ano Bíblico:* Josué 3.

QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO 2019

  • Leia 1 Samuel 2:18-26.
  • Pense: O comportamento de Samuel era o oposto do comportamento dos filhos de Eli. Samuel estava sempre procurando uma forma de ajudar os outros.
  • Converse com seus familiares e descubra maneiras de ajudaram-se uns aos outros.
  • Ano Bíblico: Josué 4.

QUINTA-FEIRA, 14 DE MARÇO 2019

  • Leia 1 Samuel 2:27-33.
  • Faça uma lista de atividades e de pessoas que são muito importantes para você.
  • Ore a Deus a respeito de como você pode adorá-Lo através de seu relacionamento com cada uma dessas atividades e pessoas de sua lista.
  • Ano Bíblico: Josué 5:10-15; 6.

SEXTA-FEIRA, 15 DE MARÇO 2019

  • Leia 1 Samuel 2:34-36.
  • Compartilhe com seus familiares, durante o culto de pôr do sol, a história de Eli e seus filhos.
  • Discuta com sua família a respeito de como fazer de Deus o foco de sua vida. Pense em formas específicas de alcançar esse alvo na próxima semana.
  • Cantem juntos o hino “Fixa Teus Olhos no Mestre”, Hinário Adventista, nº 360.
  • Ano Bíblico: Josué 7.

QUIZ DA SEMANA


RESPOSTAS DA QUIZ DA SEMANA

1- A
2- C
3- B
4- C
5- A
6- A
7- C
8- C
9- A
10-RESPOSTA PESSOAL.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Salvando Angola – 23 de Março 2019

Fazer DownloadImprimir  Paulo deixou a mãe extremamente zangada, quando abandonou o emprego e decidiu evangelizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!