Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2018 / Lição 01: Últimas Palavras e Testemunhos – 30/12/2017 á 06/01/2018

Lição 01: Últimas Palavras e Testemunhos – 30/12/2017 á 06/01/2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 

 


TEXTO CHAVE

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra” [Atos 1:8].


SÁBADO Á TARDE – 31 DEZEMBRO 2017 – INTRODUÇÃO

As últimas para palavras proferidas geralmente são as mais importantes, especialmente se a pessoa sabe realmente que aquelas são suas últimas palavras. As últimas palavras de Cristo foram estratégicas: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra” [Atos 1: 8].

Em Jerusalém, as cenas da crucificação e da ressurreição de Cristo ainda estavam vivas na mente do povo. Provavelmente, muitas pessoas que ouviram o testemunho dos seguidores de Jesus também ouviram o testemunho do próprio Salvador. Ainda hoje, há muitas pessoas dentro da nossa esfera de influência que podem ser atraídas a Cristo se nos dispusermos a testemunhar para elas.

O problema de levar o evangelho à Judeia e Samaria não era a distância geográfica desses lugares, mas o grande preconceito existente entre os judeus e os gentios. Porém, no momento certo, *o Espírito Santo capacitou e acompanhou os discípulos para levarem as boas-novas da ressurreição de Cristo a esses povos.* Transpor os obstáculos geográficos e culturais ainda é um desafio, mas o Espírito Santo continua disponível para ajudar-nos. Basta seguimos a orientação divina.


DOMINGO, 31 DEZEMBRO 2017 – APLICANDO E ESTUDANDO A HISTÓRIA

Antes de subir ao Céu, Jesus deu orientação precisas aos discípulos sobre como deveriam proceder a partir daquele momento. *Ele lhes prometeu algo que mudaria para sempre a maneira de relacionarem-se uns com os outros e com Deus. Leia em sua Bíblia o relato de Atos 1:1- 14 e depois responda às seguintes perguntas:

Quem é Teófilo, a quem o livro de Atos foi escrito? Leia também o texto de Lucas 1:3.

Esta história contém as palavras finais que Cristo falou diretamente aos discípulos antes de ascender ao Céu. Compare estas palavras com Suas palavras e Mateus 28:19, 20. Em que são semelhantes?
________________________________________________________________________________________

Por que você acha que foi dito aos discípulos para esperarem em Jerusalém pelo “dom prometido”? Qual é este dom e que orientações os discípulos receberam sobre como deviam agir sem Cristo está fisicamente com eles?
________________________________________________________________________________________

Como você descreveria uma “testemunha”?
________________________________________________________________________________________________________________________

Em sua opinião porque os discípulos deveriam começar a testemunhar em Jerusalém?
________________________________________________________________________________________________


SEGUNDA, 31 JANEIRO 2018 

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Atos 1:8. Jesus disse essas palavras aos discípulos um pouco antes de subir ao Céu. Havia muitas coisas que Ele desejava que Seus amigos soubessem. Veja algumas delas:

*1. Os discípulos deviam sentir a realidade da ressurreição* (Atos 1:3). A realidade de nossa salvação baseia-se no fato de Jesus ter ressuscitado dentre os mortos (1 Coríntios 15:1-40). *O tema principal da pregação da igreja do Novo Testamento é a ressurreição de Cristo.* O Calvário foi extremamente importante, mas a vitória de Cristo sobre a morte é o tema abordado no livro de Atos.

*2. Os discípulos deviam entender quem é o Espírito Santo e Sua relação com a igreja* (Atos 1:4 e 5). Durante Seu ministério aqui na Terra, Jesus declarou: “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em Mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque Eu estou indo para o Pai” (João 14:12). Essa promessa está relacionada ao fato de Jesus ter precisado ir ao Céu para que o Espírito de Cristo pudesse ser concedido a todo crente – em todos os lugares e a todo tempo (Joel 2:28; Isaías 44:3; 32:15; João 20:22).

*3. Os discípulos deviam assumir a responsabilidade de se tornar testemunhas de Cristo* (Atos 1:7 e 8). Os discípulos não tinham todas as respostas, mas sabiam o suficiente para arriscar a própria vida a fim de testemunharem de que Cristo era o Filho de Deus que foi crucificado e ressuscitou no terceiro dia. *Cristo ascendeu ao Céu diante dos olhos dos discípulos para que pudessem também testemunhar de Seu retorno à Terra.*

A ordem de ir primeiro a Jerusalém, depois à Judeia e Samaria e, finalmente, aos confins da Terra reflete o curso natural da igreja dos nossos dias. A ordem de Jesus se estende para nós. Começando pelos mais próximos, a quem você pode testemunhar hoje?


TERÇA, 02 JANEIRO 2018 – VOCÊ SABIA?

• O livro de Atos foi escrito por Lucas a Teófilo. Ninguém realmente sabe quem foi Teófilo, mas o objetivo do relato é muito bem definido: uma continuação do Evangelho de Lucas, que descreve a história da igreja de Cristo, liderada pelo poder do Espírito Santo.

• Desde a ressurreição até a ascensão ao Céu, Jesus passou um período de 40 dias ensinando os discípulos. Ele não permaneceu com eles o tempo todo, mas Se manifestou repetidas vezes. Sua prioridade foi ajudá-los a interpretar corretamente as profecias relativas ao Messias e a compreenderem a missão da igreja de levar a mensagem de salvação ao mundo.

• “Apóstolos” é uma palavra grega que significa “aqueles que são enviados”. Eles também são identificados como embaixadores de Cristo, porque foram enviados para cumprir uma missão.

• “Lucas se refere ao ‘poder’ sobrenatural recebido por aqueles que têm o Espírito Santo. Este poder é para testemunhar, pois vem de dentro, proclama o evangelho e leva outros a Deus. Por meio dos discípulos, cheios deste poder, Jesus continuaria a obra que havia começado na Terra e até coisas ‘maiores’ seriam feitas (Jo 14:12). *O testemunho dado pelo Espírito seria uma marca distintiva da igreja cristã”* (Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 110).

• Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dEle: Tiago, José, Simão e Judas (filhos de José) foram mencionados entre os que estiveram reunidos com os discípulos, após a ascensão de Jesus, e que perseveraram em oração, aguardando o dom prometido. Em Atos 1:15 é mencionado que cerca de 120 pessoas fizeram parte desse grupo.


QUARTA, 03 JANEIRO 2018 – VERSOS DE IMPACTOS

Mateus 28:19, 20
1 João 5:11-13
Romanos 1:16, 17

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Eles ecoam o chamado para sermos testemunhas de Cristo ao mundo. O primeiro é a ordem que o próprio Cristo deu aos discípulos para que eles cumprissem a missão de levar a mensagem de salvação a outras pessoas. Os outros dois textos são o testemunho dos apóstolos a respeito do evangelho.

Com qual deles você mais se identifica neste momento de sua vida? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________

Logo depois da morte de Jesus, os discípulos ficaram deprimidos, com medo e desanimados. Perderam completamente a esperança no futuro. No entanto, quando Jesus ressuscitou e apareceu a eles, tudo mudou. *Pela palavra de Deus, as lentes desfocadas foram ajustadas e eles compreenderam que estava tudo certo.* A profecia estava se cumprindo! A reação foi outra. Eles se sentiram motivados a falar para todas as pessoas a respeito de Jesus e sobre quem Ele era.

Você já passou por alguma experiência semelhante? Já ficou triste e desanimado, sem ver solução ou resposta para algum problema? E o que aconteceu quando viu claramente uma oração sendo atendida? Sentiu vontade de contar para todo mundo?


QUINTA, 04 JANEIRO 2018 – FLASH

“A igreja é o instrumento apontado por Deus para salvar homens e mulheres perdidos. Sua missão é levar o evangelho ao mundo. Por meio da igreja, todos, até mesmo os ‘poderes e autoridades nas regiões celestiais’, verão a demonstração final e plena do amor de Deus” (Os Embaixadores, p. 11)

Leia os três primeiros capítulos do livro Os Embaixadores (Atos dos Apóstolos na linguagem de hoje). Eles nos ajudam a compreender o propósito de Deus ao estabelecer a igreja cristã e o papel que os apóstolos tiveram no cumprimento da missão de espalhar as boas notícias da salvação por meio de Cristo Jesus.

Os apóstolos foram avisados de que enfrentariam muitos desafios, mas Jesus prometeu que eles não estariam sozinhos. Eles deveriam fazer o trabalho que os líderes judeus deixaram de fazer. “A glória de Deus devia ser revelada; Seu reino devia ser estabelecido” (Os Embaixadores, p. 13).

Em todos os tempos, Deus tem usado pessoas como Seus instrumentos para manter acesa a chama da verdade e ser uma bênção ao mundo. *O testemunho dos discípulos abalou toda uma geração. Como embaixadores divinos, eles saíram do encontro com Jesus motivados a testemunhar, ainda que isso lhes custasse a vida. O que deve nos motivar hoje?


SEXTA, 05 JANEIRO 2018 – LEITURA DA SEMANA

É muito importante notar que o plano de Cristo para alcançar o mundo foi confiado a pessoas normais como você e eu. Pedro, Maria, Tiago, João e Lídia não eram diferentes de nós. Podemos começar falando de nossa história às pessoas que conhecemos em nossa própria “Jerusalém”.

A igreja, o lar e a escola são as primeiras esferas de influência que possuímos e temos a oportunidade de alcançar. A outra esfera talvez apresente barreiras a serem superadas e preconceitos a serem quebrados por meio da fé e do serviço abnegado ao próximo. Não podemos sair de Jerusalém e ir diretamente aos confins da Terra sem primeiro passar pela Judeia e Samaria.

O mais importante é estarmos prontos hoje para compartilharmos o que Cristo significa para nós, sem nos importarmos com o meio em que estamos inseridos ou com as dificuldades. *”Não tenha medo. Cristo prometeu que o Santo Espírito estaria conosco.* Prometeu também que nos acompanharia assim como esteve com os discípulos.

O que você acha que acontecerá se começarmos a fazer a seguinte oração: “Senhor, conceda-me a oportunidade de testemunhar de Ti a alguém hoje”? Ao fazer diariamente essa oração, fique atento às oportunidades que surgirão. Mas não fique apenas observando. Testemunhe!

*LEITURA DA SEMANA*

Os Embaixadores,
capítulos 1, 2 e 3.

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“No meio de uma geração gritando por respostas, os cristãos estão balbuciando.” – Howard Hendricks

“Uma testemunha é alguém que ao explicar ou demonstrar, dá evidência audível e visível do que viu e ouviu sem se intimidar pelas consequências de sua ação.” – S. Briscoe

Facebook Comments

sobre Escola Sabatina

Além disso, verifique

Jovens: Lição 06 – A Mudança da Lei – 05 á 12 de Maio 2018

    “Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat-Online!