Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2018 / Lição 02: Quem Receberá o Espírito Santo? – 06 á 13 Janeiro 2018

Lição 02: Quem Receberá o Espírito Santo? – 06 á 13 Janeiro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 

 



TEXTO CHAVE

“De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos 2:2-4).


SÁBADO Á TARDE – 06 JANEIRO 2018 – INTRODUÇÃO

O Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos oferece, mas será que compreendemos o que esse dom significa? Será que consideramos o Espírito Santo apenas uma força que opera nas atividades evangelísticas ou, quem sabe, a voz de nossa consciência e nada mais?

Em Lucas 11:13, Jesus compara Deus a um pai que dá coisas boas aos seus filhos. Porém, não diz que Deus daria o que quiséssemos, mas que enviaria o Seu Santo Espírito àqueles que Lhe pedissem. Isso não lhe soa como uma promessa cumprida pela metade? Quantas coisas, além do Espírito Santo, desejamos ou precisamos? Talvez boas notas, passar no vestibular de uma universidade conceituada, conquistar bons amigos, fazer parte de um grupo específico… Tantas coisas parecem ser mais importantes na adolescência – até mesmo na vida adulta!

No entanto, compreender quem o Espírito Santo realmente é e o que Ele deseja realizar em nossa vida, nos ajudará a colocar as demais coisas sob a perspectiva correta. O Espírito Santo também é Deus e deseja guiar-nos para uma vida de verdadeira felicidade. Fomos criados com desejos e necessidades. A função do Espírito Santo é mostrar-nos como realizar nossos desejos e atender as nossas necessidades de acordo com a vontade de Deus. No momento em que passarmos a seguir as orientações do Espírito Santo, as pessoas ao nosso redor perceberão a diferença e desejarão saber o que temos de tão especial.


DOMINGO, 07 JANEIRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Que ideia você tem a respeito do Espírito Santo? Antes de subir ao Céu, Jesus prometeu que enviaria um Auxiliador – Alguém que estaria ao lado dos discípulos para confortá-los e ajudá-los a cumprir uma importante missão. Leia, em sua Bíblia, o texto de Atos 2:1-39. Você vai saber como a vinda do Espírito Santo mudou completamente a vida dos discípulos. Depois da leitura, responda às seguintes perguntas:

O que o Espírito Santo fez pelos discípulos?

Como as pessoas reagiram ao sermão de Pedro?

Como o Espírito Santo impactou a vida não só das pessoas ali presentes, mas também dos discípulos?

As pessoas reagiram de forma diferente ao derramamento do Espírito Santo. O que elas começaram a dizer?

Pense: Se você tivesse testemunhado esse evento, como teria reagido?


SEGUNDA, 08 JANEIRO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Atos 2:2-4. Assim que voltaram para Jerusalém, os discípulos se reuniram para aguardar o cumprimento da promessa feita por Jesus de lhes enviar o Espírito Santo. Você consegue imaginar como eles se sentiam? Provavelmente, estavam em solene expectativa. Enquanto esperavam, aproveitaram para confessar seus pecados e relembrar o tempo que haviam passado com Jesus. Quanto mais se sentiam próximos de Deus, mais se uniam uns aos outros.

Então chegou o dia de Pentecostes, e algo incrível aconteceu, não só na Terra. Veja a descrição apresentada no livro Os Embaixadores: “Os discípulos estavam orando quando o Espírito Santo desceu sobre eles com uma plenitude que alcançou todos os corações ali presentes. O Céu se alegrou em poder derramar as riquezas da graça do Espírito. […] Em grande admiração, os apóstolos tomaram posse do dom que tinham recebido. […] O derramamento do Espírito no dia de Pentecostes foi o anúncio do Céu de que o Redentor tinha sido empossado. O Espírito Santo foi enviado como um sinal de que, como Sacerdote e Rei, Cristo havia recebido toda autoridade no Céu e na Terra, e era o Ungido” (p. 22).

Pedro identificou aquele momento como o cumprimento da profecia feita por Joel. Você se lembra qual é? Leia em sua Bíblia Joel 2:28 e 29, e complete os espaços: “E, depois disso, derramarei do Meu sobre os povos. Os seus filhos e as suas filhas , os velhos terão , os jovens terão . Até sobre os e as derramarei do Meu Espírito naqueles dias.”


TERÇA, 09 JANEIRO 2018 – VOCÊ SABIA?

(Informações extraídas do Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 122-133.)

  • Os discípulos passaram 10 dias em oração no cenáculo até que o milagre da vinda do Espírito Santo aconteceu.
  • O dia de Pentecostes costumava ser comemorado 50 dias depois da Festa das Primícias – a festa que acontecia dois dias depois da Páscoa.
  • De todas as festas judaicas, o Pentecostes era a que mais atraía os moradores de terras distantes. Sem dúvida, foi a época mais favorável para que o Espírito Santo Se manifestasse.
  • O derramamento do Espírito Santo não se limitou aos apóstolos. Todos os que estavam reunidos (120 pessoas), incluindo as mulheres, participaram do recebimento do dom do Espírito.
  • As “línguas de fogo” foram um símbolo apropriado para o dom que os discípulos receberam. Eles passaram a falar no idioma dos estrangeiros. Todos puderam ouvir a mensagem em sua própria língua.

QUARTA, 10 JANEIRO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Isaías 63:11 
1 Coríntios 6:19 
Romanos 5:5

 

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana.

Por que deveríamos desejar pessoalmente o Espírito Santo? Que benefícios há em tê-Lo conosco? Romanos 5:5 nos fala que o Espírito Santo coloca o amor de Deus em nosso coração, dando-nos esperança.

O que você espera para o futuro? Qual é o seu desejo mais profundo? Muitas pessoas anseiam por amor ou por um relacionamento duradouro aqui na Terra. Nós sabemos que podemos ter esse tipo de relacionamento com Deus, mas isso não tira nossa necessidade humana por companheirismo.

Quando o Espírito Santo nos enche com o amor de Deus, somos capazes de amar os outros e experimentar relacionamentos mais saudáveis, mais íntimos e sem egoísmo.

De que forma viver do jeito que Deus deseja pode nos dar felicidade que durará para o restante de nossa vida?


QUINTA, 11 JANEIRO 2018 – FLASH

“A promessa de Cristo de enviar o Espírito Santo não mudou com o passar do tempo. Se não percebemos seu cumprimento hoje é porque não a compreendemos como deveríamos. Em qualquer lugar onde os cristãos menosprezem o Espírito Santo, encontramos ali seca, escuridão e morte espiritual. Quando questões menores ocupam a atenção, falta o poder divino necessário para o crescimento e prosperidade da igreja” (Os Embaixadores, p. 27).

Enquanto estavam com Jesus, os discípulos não podiam imaginar o que realmente os aguardava. A melhor experiência da sua vida estava prestes a acontecer. Depois de passarem dez dias em oração, o Espírito Santo foi derramado sobre eles como a chuva de outono, tão necessária na época do plantio. Aqueles que participaram dos eventos no dia de Pentecostes saíram revigorados.

Os próprios discípulos passaram por uma transformação radical. “Não eram mais ignorantes e incultos; não eram mais um grupo que tinha interesses independentes e contrários. Eles tinham tudo em comum, ‘uma era a mente e um o coração’ (At 2:32)” (Os Embaixadores, p. 25).

Se você ler os capítulos 4 e 5 do livro Os Embaixadores (Atos dos Apóstolos na linguagem de hoje) terá uma ideia melhor dos efeitos que o dia de Pentecostes produziu nos discípulos e como isso influenciou o ministério deles dali para a frente. É importante você saber que o mesmo Poder concedido a eles, no passado, está à sua disposição hoje. Em todos os tempos, Deus tem usado pessoas como Seus instrumentos para manter acesa a chama da verdade e ser uma bênção ao mundo. O testemunho dos discípulos abalou toda uma geração. Como embaixadores divinos, eles saíram do encontro com Jesus motivados a testemunhar, ainda que isso lhes custasse a vida. O que deve nos motivar hoje?


SEXTA, 12 JANEIRO 2018 – LEITURA DA SEMANA

A promessa de enviar o Espírito Santo foi feita há muito tempo. Deus não Se esqueceu da promessa que fez e hoje podemos clamar por seu cumprimento em nossa vida. O problema é que muitas pessoas não valorizam esse dom divino. Parece chato ou teológico demais. Não enxergam de que maneira esse presente maravilhoso poderia mudar sua vida.

Em seu livro A Revolução do Espírito, Ron Clouzet diz o seguinte a respeito desse assunto: “A plenitude do Espírito não será dada àqueles que anseiam ‘poder’ ou que desejam ‘fogo’ em suas entranhas, ou os que gostariam de ser ‘prestigiados’ pela simples presença de Deus. A plenitude de Deus virá para aqueles que O buscam na esperança de que Ele os transforme literalmente para que sejam semelhantes a Ele e os capacite a ser instrumentos em Suas mãos, para cumprir a missão no mundo” (p. 141).

O autor conclui, dizendo que se esse é o nosso desejo e determinação, Deus concederá o Santo Espírito para que tenhamos uma experiência verdadeira com Ele. O Espírito nos conduzirá à alegria e ao contentamento. Ele nos dará coragem para permanecermos firmes e para falarmos aos outros qual é a fonte de nossa felicidade. Não há sermão melhor do que uma pessoa feliz e bem-sucedida dizer: “Minha vida foi transformada por causa de Deus.”

Os Embaixadores, capítulos 4, 5

COM 

OUTROS

OLHOS

“Se Deus tirasse o Espírito Santo de nosso meio hoje, 95%, do que estamos fazendo continuaria o mesmo jeito. Contudo Deus tivesse tirado o Espírito Santo, do meio da primeira comunidade Cristã, 95% do que estavam fazendo cessaram ineditamente”. David Watson

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): O Teste – 27 de Outubro 2018

  Aos 19 anos, Pheara decidiu testar Deus. Ele já estava frequentando a igreja adventista, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!