Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES / Adolescentes: Lição 03: Somente Jesus – 13 á 20 Janeiro 2018

Adolescentes: Lição 03: Somente Jesus – 13 á 20 Janeiro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 

 



TEXTO CHAVE

“E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus” (Mateus 17:8).


SÁBADO Á TARDE – 13 JANEIRO 2018 – INTRODUÇÃO

A história desta semana apresenta o milagre realizado por meio de Pedro e João ao curarem o mendigo aleijado. Logo após a cura, Pedro pregou aos espectadores. Os líderes religiosos não ficaram nem um pouco contentes com o que Pedro e João estavam pregando e mais do que depressa mandaram prendê-los.

Eles pensavam que a prisão assustaria os discípulos. Alguns daqueles líderes ainda se lembravam de como Pedro, algum tempo antes, havia vergonhosamente negado a Cristo. No entanto, ficaram surpresos com a atitude do novo Pedro. Diante dos membros do Sinédrio, ele defendeu com ousadia o nome de Jesus. Sem nenhum sinal de medo em sua voz, Pedro os acusou de terem rejeitado e crucificado o Filho de Deus.

Qual foi a reação dos sacerdotes diante de tamanha coragem por parte dos discípulos? “Eles reconheceram que eles haviam estado com Jesus” (Atos 4:13). Ali estava a maior prova de que a lição do Mestre havia sido aprendida.

Essa experiência mostrou que não haveria nada nem ninguém que poderia impedir os discípulos de cumprirem a missão que Jesus lhes havia confiado. *O milagre da cura do aleijado foi apenas o começo… Em nome de Jesus, muito mais coisas extraordinárias seriam realizadas!


DOMINGO, 14 JANEIRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Fazia pouco tempo que os discípulos tinham passado pela experiência do derramamento do Espírito Santo. Certo dia, enquanto se dirigiam para o templo, Pedro e João ficaram sensibilizados quando viram um paralítico na porta, pedindo esmolas. *Aquele homem não fazia ideia de que receberia algo muito melhor do que a mais alta soma em dinheiro.* Leia em sua Bíblia os textos de *Atos 3:1-10 e 4:5-13.* Depois, responda às seguintes perguntas:

• Atos 3:1-10

Em sua opinião, por que Pedro enfatizou que aquele homem estava curado em “nome de Jesus Cristo, o Nazareno”?
___________________________________________________________________________________________________

Que tipo de testemunha você supõe que esse homem aleijado foi por Jesus?
___________________________________________________________________

• Atos 4:5-13

Reveja os papéis que os sacerdotes, o capitão da guarda do templo, os saduceus e o Sinédrio tiveram antes na história de Jesus (veja Lucas 22:1-6, 47-71; João 18). Por que essa cura os perturbaria?
____________________________________________________________________

Compare a pergunta no verso 7 com a pergunta feita em Lucas 20:2. Por que essa é uma pergunta importante para os líderes judeus?
__________________________________________________________________

De que forma a resposta de Pedro completa as palavras de Jesus em Lucas 21:12-15?
__________________________________________________________________


SEGUNDA, 15 JANEIRO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Mateus 17:8. É bem provável que a imagem de Jesus subindo ao Céu tenha permanecido na mente dos discípulos por muito tempo. Eles puderam prosseguir confiantes, pois sabiam onde seu Mestre estava e a obra que Ele estava realizando por eles. Quando Pedro e João viram o pobre aleijado, desejaram fazer algo por ele. Talvez tenham pensado no que Jesus teria feito se estivesse ali. Com certeza, Ele não teria simplesmente colocado as mãos no bolso e tirado algumas moedas que pudessem suprir as necessidades básicas daquele homem. Ele teria ido além. E essa foi a reação dos discípulos também.

Pedro disse que não tinha ouro nem prata – o que era verdade. Mas ele tinha algo ainda mais valioso e estava decidido a não privar o aleijado disso. Ele tinha a Jesus, e foi no nome dEle que o milagre de cura se realizou.

O Comentário Bíblico Adventista (v. 6, p. 145) diz o seguinte a respeito desse episódio: “A confiança plena com que Pedro invocou o nome de Jesus no ato de cura é uma expressão de fé na promessa do Mestre.” Jesus havia garantido aos discípulos que eles fariam muitos milagres em Seu nome, como está descrito em Marcos 16:18. *Não era a simples menção ao nome que tinha um efeito milagroso, e sim o que significava mencioná-lo.* “O nome de Jesus Cristo, o Salvador ungido, contém a descrição da personalidade e do caráter de seu portador divino. A invocação reverente de Seu nome resultou numa demonstração de poder” (Ibidem). Ao obedecer à ordem de Pedro, o homem revelou que tinha fé no poder de Deus. Esse era o outro ingrediente necessário para que o milagre acontecesse.

Reflita sobre estas perguntas: O que o nome de Jesus realmente significa para você? O que você pode fazer hoje para tornar esse nome relevante na vida de alguém?


TERÇA, 16 JANEIRO 2018 – VOCÊ SABIA?

• O aleijado tinha ouvido falar de Jesus e desejou ser curado por Ele. No entanto, ele chegou tarde demais. Quando seus amigos finalmente o levaram à porta do templo, ele descobriu que “Aquele em quem tinha colocado suas esperanças havia sido assassinado” (Os Embaixadores, p. 30).

• O homem permaneceu na porta do templo porque achava que as pessoas que frequentavam aquele lugar deviam ser mais piedosas.

• Pedro aproveitou a ocasião para pregar sobre a ressurreição de Jesus. Aos judeus, ele apelou que se arrependessem do mal que haviam cometido contra o Messias e O aceitassem como o Salvador. Isso fez com que os sacerdotes ficassem ainda mais irados, porque eles haviam espalhado o boato de que os discípulos tinham roubado o corpo de Jesus enquanto os guardas dormiam.

• O homem curado ficou perto de Pedro, como uma fiel testemunha do milagre que tinha acabado de acontecer.

• *Pedro fez questão de esclarecer que o milagre havia sido realizado pelo próprio Cristo.* O povo não devia pensar que “palavras mágicas” tinham produzido a cura.

• Os discípulos foram ameaçados pelos líderes religiosos para que não falassem nem ensinassem mais em nome de Jesus. A resposta deles foi que não deixariam de falar do que tinham visto e ouvido (Atos 4:19, 20).


QUARTA, 17 JANEIRO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Isaias 43:10
Marcos 1:17
Apocalipse 2:10

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Os três textos representam um convite de Jesus para sermos Suas testemunhas. Qual verso fala mais diretamente ao seu coração? Por quê?
________________________________________________________

Pedro não perdeu tempo quando percebeu que a cura do aleijado havia atraído a atenção das pessoas. Era a oportunidade perfeita para falar sobre os últimos acontecimentos, que tinham envolvido a morte de Jesus. Ele falou abertamente sobre o pecado que os judeus haviam cometido contra o Messias. Embora suas palavras tenham sido duras, Pedro as pronunciou com amor e bondade, deixando uma porta aberta para o arrependimento. O resultado? “Muitos aguardavam esse testemunho e, quando o ouviram, creram e uniram suas forças aos que aceitaram o evangelho” (Os Embaixadores, p. 31).

Pode ser que tenha alguém hoje esperando apenas que você lhe fale de Jesus e o que Ele fez em sua vida. Que tal dar o seu testemunho também?


QUINTA, 18 JANEIRO 2018 – FLASH

Os discípulos sabiam que Jesus estava diante do trono de Deus, sendo ainda seu Amigo e Salvador, identificado para sempre com a humanidade sofredora. Sua união com Jesus era mais forte naquele momento do que quando o Mestre esteve com eles pessoalmente. Cristo morava no coração de Seus discípulos, e eles O irradiavam de modo que as pessoas se maravilhavam ao vê-Lo” (Os Embaixadores, p. 33).

O capítulo 6 do livro Os Embaixadores (Atos dos Apóstolos na linguagem de hoje) apresenta não apenas o milagre da cura do aleijado na porta do templo, mas revela também a maravilhosa transformação ocorrida em Pedro. Veja como Ellen White o descreve:

“Naquele mesmo lugar, diante de alguns daqueles mesmos homens, Pedro tinha negado vergonhosamente seu Senhor. *Ele estava tendo então a oportunidade de reparar sua covardia.* O Pedro que tinha negado a Cristo era impulsivo e presunçoso; mas, desde sua queda, ele havia se convertido. O novo Pedro era modesto e desconfiava de si mesmo. Era cheio do Espírito Santo e estava determinado a remover a mancha da sua apostasia, honrando o Nome que ele tinha renegado” (Os Embaixadores, p. 32).

Pedro e João falaram com tanta convicção que seus oponentes ficaram sem palavras. Não havia outra explicação. Eles reconheceram que aqueles homens tinham estado com Jesus!


SEXTA, 19 JANEIRO 2018

A lição desta semana apresentou a mudança ocorrida na vida do aleijado que costumava pedir esmolas na porta do templo e como ele se tornou uma testemunha importante do poder maravilhoso que envolve o nome de Jesus.

Por causa desse milagre, os discípulos tiveram a oportunidade de pregar aos judeus sobre a morte e ressurreição de Jesus e como, de fato, Ele era o Messias. A mensagem foi convincente. Quando Pedro apelou para que se arrependessem, muitos deles prontamente responderam. Os líderes religiosos, por sua vez, ficaram extremamente irritados e mandaram prender os dois homens. Eles haviam causado a morte de Jesus, mas não puderam impedir que milagres fossem realizados em Seu nome. Temiam ser desmascarados. No desenrolar dos acontecimentos, é possível ver um Pedro totalmente seguro e corajoso defendendo seu amado Mestre. E a história não parou aí.

Depois que Pedro e João foram libertados da prisão, eles se juntaram aos outros discípulos. Enquanto oravam para que Deus os capacitasse a realizar muito mais, “receberam um novo derramamento do Espírito Santo. Cheios de coragem, saíram novamente para proclamar a palavra de Deus” (Os Embaixadores, p. 34).

É isso que acontece quando as pessoas permitem que o Espírito Santo aja por meio delas. *A coragem toma o lugar do medo, e a alegria de falar de Jesus pode ser percebida por todos ao redor.* Você gostaria de viver uma experiência como esta?

*LEITURA DA SEMANA*

• Os Embaixadores,
capítulo 6

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Deus não permite que eu viaje com alguém por 25 minutos sem falar de Cristo a ele.” – George Whitefield

“Você pode se tornar um cristão ao ir à igreja, assim como é fácil se tornar um automóvel dormindo na garagem.” – Garrison Keillor

Facebook Comments

sobre Escola Sabatina

Além disso, verifique

Termômetro Escola Sabatina

BAIXAR EM POWER POINT BAIXAR EM PDF Facebook Comments

um comentário

  1. Gilsielen Barboza

    a versão antiga estava melhor :C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat-Online!