Novidades
Início / A - ESTUDOS DA SEMANA / Primários: Lição 02 – Chamas de Fogo – 13 a 20 de Abril 2019

Primários: Lição 02 – Chamas de Fogo – 13 a 20 de Abril 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



HISTÓRIA DA SEMANA

Você já teve que esperar algo que realmente desejava? O tempo parecia se arrastar ou voava? Jesus havia prometido aos discípulos que lhes enviaria o Espírito Santo, mas não lhes havia dito quando. Havia dito-lhes apenas que esperassem em Jerusalém. Enquanto eles esperavam, o tempo parecia passar devagar. Eles desejavam contar aos outros sobre Jesus, mas alguma coisa estava faltando.

Pedro permanecia à janela. O sol da manhã aquecia sua face. “Eu gostaria de saber se vai ser hoje”, ele pensava. Ele se voltou e olhou para seus amigos reunidos em uma grande sala. Alguns deles estavam orando juntos. Outros conversavam baixinho. Todos eles estavam esperando. Esperando o que Jesus havia prometido.

— Não saiam de Jerusalém. Esperem o presente de que lhes falei — Jesus havia dito. — Dentro de poucos dias, vocês serão batizados com o Espírito Santo.

Aquela foi uma das últimas coisas que Jesus havia dito a Seus discípulos antes de voltar para o Céu. Pedro nunca se esqueceria daquele dia! Num momento, ele estivera ouvindo seu amado Jesus. No momento seguinte, Jesus estava justamente indo embora! Indo embora para o Céu! Pedro e Seus amigos permaneceram ali de boca aberta. Então, dois anjos apareceram ali, ao lado deles, e disseram com um sorriso:

— Não fiquem olhando para o céu assim! Jesus voltará novamente da mesma forma como O viram subir.

Por isso, Pedro, Tiago, Maria (mãe de Jesus), os irmãos Dele e os outros crentes estavam esperando. Eles não estavam seguros acerca do que aconteceria. “Quando o Espírito Santo vier, vocês serão cheios de poder”, Jesus tinha dito. Mas o que significava isso?

De repente, Pedro se agarrou ao peitoril da janela. O que estava acontecendo? A casa inteira se encheu com o som de um vento muito forte! Os olhos de Pedro se abriram de espanto. Como que chamas de fogo apareceram no aposento. Pequenas chamas tocavam cada pessoa que ali estava. Todos foram cheios do Espirito Santo e começaram a Falar em outras línguas!

Naquele dia, havia muitos estrangeiros de outros países na cidade. Eles tinham vindo a Jerusalém para celebrar a Festa da Colheita. Uma grande multidão rapidamente se reuniu do lado de fora da casa. Tinham ouvido o barulho do vento forte. Depois, ouviam as pessoas dentro da casa falando na própria língua deles!

— Como estas pessoas podem falar em nossa própria língua? — eles perguntavam uns aos outros.

Pedro foi para frente da multidão e começou a pregar para eles. Falou-lhes sobre a vida de Jesus. Contou-lhes sobre a morte de Jesus. Falou sobre a ressurreição de Jesus.

— Arrependam-se de seus pecados e sejam batizados em nome de Jesus! —Pedro insistia com a multidão.

Três mil pessoas atenderam ao apelo de Pedro. Dali para frente, Pedro se tornou uma poderosa voz para Deus.

Referências: Atos 2; Os Embaixadores, p. 21-25.


VERSO PARA MEMORIZAR

“Como é bom e agradável quando os membros convivem em união.” Salmos 133:1.


MENSAGEM

O Espírito Santo me ajuda a apreciar a adoração com outros.


SÁBADO A TARDE – 13 DE ABRIL 2019

  • Se possível, vá com a Família a um lugar em que venta. Permaneça ali e deixe que o vento sopre em torno de vocês. Imagine que foi assim que o Espírito Santo veio com o vento.
  • Leiam e comentem Atos 2:1-4.
  • Orem para que o Espírito Santo ajude vocês a compreendê-Lo melhor durante a semana.
  • Cantem “Vem, Santo Espírito, Agora” Hinário Adventista, nº 161.

DOMINGO, 14 DE ABRIL 2019

  • Durante o culto familiar de hoje, leiam e comentem Atos 2:5-11. Veja quantos dos lugares mencionados no texto você pode encontrar em um mapa bíblico.
  • Ore para que o Espírito Santo ajude você a encontrar maneiras de falar às pessoas de sua própria comunidade.
  • Faça uma cópia de seu verso para decorar e corte-o em forma de quebra-cabeça. Tente montá-lo sem olhar na lição. Procure o significado da palavra “união”.

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE ABRIL 2019

  • Durante o culto familiar de hoje, peça a alguém que o ajude a encontrar os nomes atuais dos lugares mencionados em Atos 2:9-11.
  • Pergunte aos seus familiares se eles lembram de alguma vez em que foram ajudados pela advertência do Espírito Santo. Ore para ouvir e atender quando o Espírito Santo lhe falar. Embora você não possa ver o vento, enumere as vezes que sentiu hoje os efeitos dele.

TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL 2019

  • Durante o culto familiar de hoje, peça que seus familiares façam um desenho de duas maneiras como o Espírito Santo os ajuda. (Confortador, Ajudador, Professor, Encorajador e Amigo.) Ore para o Espírito Santo esteja com você para onde quer que vá.
  • Quantas coisas em sua casa, que produzem vento você pode mencionar? O vento faz você se lembrar do Espírito Santo? Cantem um hino sobre o Espírito Santo antes de orar.

QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL 2019

  • Durante o culto, peça que sua família faça um fogo (ao ar livre) ou acenda uma vela. Olhe para a chama. Como a chama pode lembrá-los do Espírito Santo?
  • Pratique seu verso para decorar com o quebra-cabeça que você fez.
  • Ore para que o Espírito Santo mostre a você como falar aos outros sobre Jesus.

QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL 2019

  • Durante o culto de hoje, pense em alguma coisa prática que sua família possa fazer em sua comunidade que contribua para a “união”.
  • Comente juntos: Como o Espírito Santo traz “união”.
  • Ore para que o Espírito Santo ajude você em seu “projeto de união”.
  • Tente aprender uma saudação às pessoas em pelo menos três línguas diferentes.

SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL 2019

  • Faça “chamas” de papel e, se possível, leve para o culto um ventilador ou secador de cabelo. Cumprimente a família em diferentes línguas. Peça aos seus familiares que ajudem você a encenar o que aconteceu no Dia de Pentecostes. Use suas chamas de papel e ventilador.
  • Cantem hinos sobre o Espírito Santo. Ore para que o Espírito Santo esteja com sua família ao adorar na igreja, amanha.

QUIZ DA SEMANA


RESPOSTA DA QUIZ DA SEMANA

1 – C
2 – A
3 – C
4 – C
5 – B
6 – V. V. F
V. F. V
F. V. F
V. V. V. V

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Comentários da CPB: Lição 04 – Como Lidar com a Solidão – 20 a 27 de Abril 2019

Fazer DownloadImprimir  Autor: Moisés Mattos Editor: André Oliveira Santos: andre.oliveira@cpb.com.br Revisora: Josiéli Nóbrega Introdução: Nesta …

um comentário

  1. Maria da Conceição

    Eu queria a lição da escola sabatina. ,atualizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!