Novidades
Início / LIÇÃO PRIMÁRIOS - 1° TRIMESTRE 2019 / Primários: Lição 11 – Por Mim – 16 a 23 de Março 2019

Primários: Lição 11 – Por Mim – 16 a 23 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



VERSO PARA DECORAR

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16, ARA.


MENSAGEM

Desejo que Jesus seja meu Salvador pessoal.


HISTÓRIA DA SEMANA DA LIÇÃO

Você sofreria para ajudar uma pessoa que estivesse em dificuldade? Eu sei de alguém que responderia “SIM!” Jesus sofreu e morreu para salvar a todos. Vamos ler Sua história.

– Eu examinei este Homem, e Ele é inocente! – argumentou Pilatos. – Mandarei açoitá-Lo, mas depois O libertarei.

Um grande clamor foi ouvido entre a multidão.

– Mate-O! – Mate-O! Solte Barrabás! – gritava a multidão.

Era costume soltar um prisioneiro durante a festa da Páscoa. A multidão estava exigindo que um terrível criminoso fosse solto, e que o inocente Jesus fosse levado à morte.

Pilatos era o governador, mas temia o povo. Finalmente, permitiu que o povo fizesse o que desejava. Pilatos sabia que Jesus não era culpado de crime nenhum. Mesmo assim, entregou-O à maldosa multidão. Então, soltou Barrabás da prisão.

Milhares de pessoas se enfileiravam em ambos os lados do caminho enquanto Jesus se movia com grande esforço para frente. Ele cambaleava sob o peso de Sua cruz. A maior parte das pessoas ria e caçoava de Jesus. Seus amigos e seguidores choravam.

Jesus, finalmente, caiu. Ele não tinha mais forças físicas, depois de ter sido açoitado e torturado. Os soldados agarraram um homem de aparência forte que se encontrava perto. Simão, um viajante da cidade de Cirene, foi forçado a carregar a cruz de Jesus.

Eles alcançaram o lugar chamado Calvário – lugar em que os criminosos eram crucificados. Os soldados empurraram rudemente Jesus sobre a cruz. Pregaram longos pregos através de Seus pulsos e pés. Depois, levantaram a cruz e a jogaram em um buraco no solo a fim de que ficasse de pé. A dor era terrível. A crucificação era a mais dolorosa e cruel maneira de matar alguém. Mas Jesus orava: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.”

A multidão observava enquanto os líderes caçoavam de Jesus.

– Ele salvou outras pessoas, mas não pode salvar a Si mesmo! – zombavam.

Os soldados também riam de Jesus. Fizeram uma placa e a colocaram acima da cabeça de Jesus. “Esse é o Rei dos Judeus”, dizia a placa.

Dois criminosos foram crucificados junto a Jesus. Um de cada lado. Um dos homens zombava de Jesus, dizendo:

– Você não é o Cristo? Salve a você mesmo e a nós!

O outro ladrão protestou:

– Nós merecemos morrer, mas este Homem não fez nada errado! – e voltando-se para Jesus, disse: – Lembra-Te de mim, quando vieres em Teu reino.

E Jesus prometeu que Se lembraria.

Ao meio-dia, a luz do Sol desapareceu. Ficou escuro até as três horas da tarde quando Jesus exclamou:

– Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito! – e morreu.

A terra tremeu. A cortina do templo se rasgou de alto a baixo. Somente Deus ou Seus anjos podiam rasgar aquela grossa cortina.

Os soldados romanos se surpreenderam de que Jesus tivesse morrido tão rápido. Mas não foi a terrível dor da crucifixão que matou Jesus. O peso dos pecados do mundo inteiro foi colocado sobre Ele. Todo pecado já cometido e todo pecado ainda a ser cometido. Jesus morreu de um quebrantamento do coração. Foram nossos pecados que O mataram.

Um homem bondoso, chamado José, foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. José colocou o corpo de Jesus em uma sepultura nova. Uma sepultura que havia sido talhada em uma rocha. Era a sepultura que José havia feito para ele mesmo. Uma grande pedra foi rolada à entrada da sepultura para lacrá-la.

As horas daquela sexta-feira à tarde avançaram. Finalmente, tudo se aquietou.

Referências: Mateus 27:15-66; Marcos 15:6-47; Lucas 23:13-56; João 18:39-19:42, O Libertador, p. 421-441.


SÁBADO A TARDE – 16 DE MARÇO 2019

  • Com a família, faça um passeio de sábado. Quantas espécies de árvores vocês puderam encontrar e identificar?
  • A cruz de Jesus foi feita da madeira de uma árvore. Certo escritor bíblico diz que Jesus levou nossos pecados “sobre o madeiro”. Leia 1 Pedro 2:24.
  • Sentem-se sob uma árvore e leiam juntos a história bíblica da lição. Cantem “Ó Meu Cristo, eu Te Amo”, CD Tempo de Louvar, Primários-Ano D, faixa 9. Depois, orem.
  • Por que Jesus desejou sofrer tanto? Leia João 3:16. O que este verso significa para você?

DOMINGO, 17 DE MARÇO 2019 

  • Faça um concurso bíblico progressivo durante toda a semana ao responder uma pergunta diariamente. Leia a pergunta diária. Veja quem pode encontrar o texto bíblico e responder primeiro. A pergunta de hoje é: O que Pilatos disse sobre Jesus aos sacerdotes e dirigentes? (Lucas 23:14-16.)
  • Amarre folhas de papel em branco juntas em formato de cruz. Faça um desenho de Pilatos, Jesus, o sumo sacerdote : governadores na parte de cima das folhas. Guarde a cruz para ser usada durante o resto da semana. Cada dia, você acrescentará um desenho à cruz.
  • Antes de orar, diga o verso para decorar aos familiares.

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO 2019

  • A pergunta de seu concurso bíblico no culto familiar de hoje é: Quem ajudou Jesus a carregar a cruz? (Marcos 15:21.) Em seu formato de cruz, desenhe a pessoa que levou a cruz de Jesus.
  • Leia ou ouça seu verso para decorar em outra versão bíblica.
  • Cantem “Deus Amou o Mundo”, CD Tem o de Louvar, Primários-Ano D, faixa 32.

TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO 2019

  • A pergunta de hoje é: Quantas horas Jesus ficou dependurado na cruz? (Marcos 15:25, 33.) A “terceira hora” corresponde às 9 horas da manhã. Verifique em um relógio. A “sexta hora” corresponde a que horas? Em nosso relógio, qual é a nossa hora?
  • Quanta tempo você da a Jesus cada dia?
  • Em seu formato de cruz, desenhe uma gravura de Jesus sobre a cruz.

QUARTA-FEIRA, 20 DE MARÇO 2019

  • A pergunta de hoje para seus familiares é: Que espécie de bebida foi oferecida a Jesus? (João 19:28, 29). Em seu formato de cruz faça uma gravura dos soldados romanos dando a bebida a Jesus.
  • Peça que um dos familiares coloque um pouquinho de vinagre em um copo. Molhe o dedo no vinagre e experimente. Algumas vezes, o vinagre era dado ao crucificado para aliviar a dor.
  • Diga seu verso para decorar e, então, cante João 3:16.

QUINTA-FEIRA, 21 DE MARÇO 2019

  • Ao apresentar o concurso bíblica para sua família, faça a seguinte pergunta: Que outras coisas aconteceram quando Jesus morreu? (Mateus 27:50-52). Faça o desenho de cada uma delas em seu formato de cruz.
  • Descubra o que causa um terremoto.
  • Diga de cor seu verso para decorar. O que significa a expressão “todo o que Nele crer?”

SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO 2019

  • Pergunte aos familiares: Por que vocês acham que a cortina do templo foi rasgada em dois pedaços? (Hebreus 9:12). (Ver também O Libertador, p. 436).
  • Conte a história bíblica da semana aos familiares, usando seus “desenhos da cruz”.
  • Entoe cânticos sobre a cruz de Jesus.
  • Escreva seu verso para decorar em um papel em formato de coração. Escreva seu nome no lugar de “o mundo” e “todo o que Nele crer”. Agradeça a Jesus Seu amor. Diga-Lhe que você crê Nele, que deseja que Ele seja seu Salvador pessoal.

QUIZ DA LIÇÃO DA SEMANA


RESPOSTAS DA QUIZ DA SEMANA

1 – B
2 – C
3 – A
4 – C
5 – A
6 – C
7 – C
8 – B
9 – B
10 – C.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Síntese da Semana: Lição 08 – Paternidade e Maternidade – 18 a 25 de Maio 2019

Fazer DownloadImprimir  📖 SÁBADO: A alegria da paternidade e maternidade são dons de Deus que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!