Novidades
Início / A - ESTUDOS DA SEMANA / Rol do Berço: Lição 01 – O Pastorzinho Davi – Abril/2019

Rol do Berço: Lição 01 – O Pastorzinho Davi – Abril/2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



VERSO PARA DECORAR

“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo.” Colossenses 3:20, NVI.


MENSAGEM 

Pertenço a uma família.


REFERÊNCIAS

1 Samuel 16:7, 11, 12; 17:34, 35; Os Escolhidos, p. 396- 400; Meus Amigos da Bíblia, v. 2.


OBJETIVO

• *Saber que pertence a uma família.

• *Sentir-se amada por sua família.

• *Responder  sendo obediente e ajudando.


HISTÓRIA DA SEMANA

Fofinho está comendo. Aninha está acariciando o gato. Ela gosta de mostrar amor ao fofinho. A Bíblia diz que o menino Davi mostrava amor às suas ovelhas.

Davi era um pastorzinho. (Apontar para Davi.) Veja as ovelhas de Davi. (Apontar para as ovelhas.) Está vendo a Ovelhinha? (Apontar para a ovelhinha nos braços de Davi.) Davi mostra amor à ovelhinha. Ele alisa a sua ovelhinha. (Alisar gentilmente o braço da criança.)

“Venham, ovelhas!” Davi chama suas ovelhas. Veja as ovelhas correndo para Davi. (Chamar a criança; abraça-la ao recebê-la.) As ovelhas obedecem a Davi. Ele mostra amor a cada uma delas.

O pastorzinho Davi mostra amor às suas ovelhas. (Apontar para Davi.) Ele leva as ovelhas para beber água. (Apontar para a água.) As ovelhas estão bebendo. (Juntar as mãos e fechar os olhos.) Muito obrigado Jesus, por amar Davi e por ensinar a ele como mostrar amor às suas ovelhas. Ajuda-me a mostrar amor aos outros hoje. Amem.

O menino Davi mostra amor às suas ovelhas. Ele procura grama verdinha para elas. (Apontar para a grama.) As ovelhas comem grama verde. (Fazer de conta que é uma ovelha comendo grama.) Iam! Iam! As ovelhas gostam de grama verdinha. O pastorzinho Davi toca sua harpa. (Apontar para a harpa.) As ovelhas gostam de ouvir sua música.

Cuidado, Davi! Um leão está querendo pegar suas ovelhas. Grrrr! O leão está com fome. (Passar a mão no estômago.) Fora daqui leão! O pastorzinho Davi espanta o leão. (Fazer de conta que está espantando o leão.) Davi mostra amor às suas ovelhas. (Incentivar a criança a espantar você; então, abraça-la.)

Cuidado, Davi! Um urso está querendo pegar suas ovelhas. Grrrr! O urso está com fome. (Passar a mão no estômago.) Fora daqui urso! O pastorzinho Davi espanta o urso. (Fazer de conta que está espantando o urso.) Davi mostra amor às suas ovelhas. Ele conserva todas em segurança.

“Venham ovelhas! Está na hora de ir para casa!” Davi chama. As ovelhas seguem Davi. (Apontar para as ovelhas.) Elas amam Davi. Ele ajuda as ovelhas a encontrar grama verde. Ele ajuda as ovelhas a encontrar água. Ele espanta leões e ursos. Davi mostra amor às suas ovelhas. Nós podemos mostrar amor também. Mostramos amor quando cuidamos de nossos bichinhos de estimação. E mostramos amor a outras pessoas sendo bondosos com elas.

 Considerar as sugestões de atividades para cada dia da semana. Escolher a que for mais apropriada para a fase de desenvolvimento da criança. Repetir a atividade com frequência.


SÁBADO A TARDE – ABRIL/2019

  • Se possível conseguir lã não tecida para a criança apalpar, ou usar algodão. Explicar que a lã vem da ovelha e serve para fazer muitas coisas diferentes.
  • Escolher uma ovelha de brinquedo em algum lugar da casa e ajudar a criança a encontrá-la. Explicar que às vezes uma ovelhinha de Davi fugia e ele precisava procurá-la.
  • Contar quantas coisas feitas de lã você tem em sua casa.

DOMINGO – ABRIL/2019

  • Se possuir um animal de estimação, pedir que a criança ajude a alimentá-lo; ou pedir a um amigo que permita que a criança o ajude a alimentar o bichinho de estimação dele.
  • Conversar com a criança sobre como ser bondosa para com os animais (não puxar o rabo dos gatos nem dos cachorros, não jogar pedra nos passarinhos ou em outros animais).
  • Fazer um aprisco colocando cadeiras em círculo. Levantar uma cadeira e permitir que a criança entre, fazendo de conta que é uma ovelha entrando no aprisco ou saindo dele.
  • Deixar a criança se esconder e balir como uma ovelha até ser encontrada. Dizer: “Muitas vezes Davi precisou procurar suas ovelhas.”

SEGUNDA-FEIRA – ABRIL/2019

  • Se possível, visitar um sítio onde a criança possa ver ovelhas  ou algum outro animal e quem sabe até acariciá-los.
  • Explicar que, às vezes, os pastores têm cachorros que ajudam a ajuntar as ovelhas ao entardecer. Espalhar gravuras de ovelhas pela sala e pedir que a criança ajude a ajuntá-las assim como os cachorros ajudam o pastor de ovelhas.
  • Ajudar a criança a imaginar que ela é um “um pastor de ovelhas.” Conversar sobre maneiras de cuidar das ovelhas.
  • Sair para uma caminhada juntos e contar quantos animais conseguem ver.

TERÇA-FEIRA – ABRIL/2019

  • Visitar um lugar em que possam alimentar patos. Ou colocar um pouco de quirera ou alpiste no quintal para os passarinhos. Explicar como ser bondoso aos animais como Davi foi.
  • Ajudar a criança a ser obediente. Pedir que ela carregue alguma coisa, ou ponha roupas no cesto de roupa suja, ou ajunte os brinquedos. Cantar “Filhos, Obedeçam”, CD Tempo de Cantar, Rol-Ano B, faixa 62.
  • Fazer um cartão com um rostinho alegre para que a criança dê a um membro da família, dizendo: “Eu te amo.”

QUARTA-FEIRA – ABRIL/2019

  • Visitar um lugar em que possam alimentar patos. Ou colocar um pouco de quirera ou alpiste no quintal para os passarinhos. Explicar como ser bondoso aos animais como Davi foi.
  • Ajudar a criança a ser obediente. Pedir que ela carregue alguma coisa, ou ponha roupas no cesto de roupa suja, ou ajunte os brinquedos. Cantar “Filhos, Obedeçam”, CD Tempo de Cantar, Rol-Ano B, faixa 62.
  • Fazer um cartão com um rostinho alegre para que a criança dê a um membro da família, dizendo: “Eu te amo.”

QUINTA-FEIRA – ABRIL/2019

  • As ovelhas comem grama e bebem água. Explicar que comemos legumes e verduras em vez de grama. Dar à criança um copo de água. Explicar que bebemos água para ter boa saúde.
  • Pedir à criança que ajude a fazer algo. Agradecer-lhe a ajuda.
  • Mostrar à criança fotografias da família. Dizer que ela pertence à sua família.
  • Contar nos dedos da criança o número de irmãos de Davi (7). Depois, contar quantas pessoas há na sua família.

SEXTA-FEIRA – ABRIL/2019

  • Criar seu próprio pasto e rebanho. Encher uma vasilha com terra. Usar um pedaço de papel-alumínio para criar um “lago”. Cobrir a terra com algumas folhas ou grama. Espalhar algumas pedrinhas sobre a “grama” fazendo de conta que são ovelhas.
  • Juntos, imitar vozes de diferentes animais ferozes (urso, leão, etc.). Conversar sobre a maneira como Davi protegeu suas ovelhas desses animais.
  • Cantar “Quero Bem Alegre Obedecer”, CD Tempo de Louvar, Rol-Ano B, faixa 44.

 

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Comentários da CPB: Lição 04 – Como Lidar com a Solidão – 20 a 27 de Abril 2019

Fazer DownloadImprimir  Autor: Moisés Mattos Editor: André Oliveira Santos: andre.oliveira@cpb.com.br Revisora: Josiéli Nóbrega Introdução: Nesta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!